terça-feira, 19 de maio de 2009

Vídeo: Tucanos querem privatizar a Petrobras

Os tucanos querem privatizar a Petrobras

Numa manobra de bastidores, os senadores tucanos conseguiram aprovar a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar “supostas” irregularidades na Petrobras. Não há qualquer prova ou sinal de corrupção na maior empresa estatal do país, que está próxima de uma proeza histórica com a produção do pré-sal. O PSDB e seus satélites, os demos, desejam a CPI por dois objetivos básicos: desgastar o governo Lula, principalmente no momento em que se intensificam os preparativos para a sucessão presidencial de 2010; e debilitar a Petrobras, bem na hora em que se inicia a exploração do pré-sal e que discute um novo marco regulatório para o setor estratégico do petróleo.

Os tucanos sempre nutriram o sonho de privatizar a Petrobras. Nos debates sobre a instalação da CPI, o senador Papaleo Paes, do PSDB do Amapá, confessou as razões de fundo da iniciativa ao defender a privataria criminosa de FHC. “A melhor coisa que o governo Fernando Henrique fez foi privatizar a Vale do Rio Doce... O país se livrou da corrupção de uma estatal”. Veja abaixo quem assinou a criação da CPI da Petrobras. Escreva, denuncie e proteste. Veja também a nota da Federação Única dos Petroleiros (FUP) convocando um ato público contra a CPI do PSDB.

Senadores do PSDB

- Álvaro Dias: alvarodias@senador.gov.br

- Artur Virgílio - arthur.virgilio@senador.gov.br

- Cícero Lucena - cicero.lucena@senador.gov.br

- Eduardo Azeredo - eduardo.azeredo@senador.gov.br

- Flexa Ribeiro - flexaribeiro@senador.gov.br

- João Tenório - jtenorio@senador.gov.br

- Lúcia Vania - lucia.vania@senadora.gov.br

- Marconi Perillo - marconi.perillo@senador.gov.br

- Mario Couto - mario.couto@senador.gov.br

- Marisa Serrano - marisa.serrano@senadora.gov.br

- Papaleo Paes - papaleo@senador.gov.br

- Sérgio Guerra - sergio.guerra@senador.gov.br

- Tasso Jereissati - tasso.jereissati@senador.gov.br

Senadores do DEM

- Adelmir Santana - adelmir.santana@senador.gov.br

- ACM Júnior - acmjr@senador.gov.br

- Demóstenes Torres - demostenes.torres@senador.gov.br

- Efraim Morais - efraim.morais@senador.gov.br

- Gilberto Goellner - gilberto.goellner@senador.gov.br

- Heráclito Fortes - heraclito.fortes@senador.gov.br

- Jayme Campos - jayme.campos@senador.gov.br

- José Agripino - jose.agripino@senador.gov.br

- Kátia Abreu - katia.abreu@senadora.gov.br

- Marco Maciel - marco.maciel@senador.gov.br

- Maria do Carmo Alves - maria.carmo@senadora.gov.br

- Raimundo Colombo - raimundocolombo@senador.gov.br

Senadores do PMDB

- Jarbas Vasconcelos - jarbas.vasconcelos@senador.gov.br

- Pedro Simon - simon@senador.gov.br

- Geraldo Mesquita Júnior - geraldo.mesquita@senador.gov.br

- Mão Santa - maosanta@senador.gov.br

Senadores do PTB

- Romeu Tuma - romeu.tuma@senador.gov.br

- Mozarildo Cavalcanti - mozarildo@senador.gov.br

Nota da Federação dos Petroleiros

“A FUP e os sindicatos de petroleiros, juntos com a CUT, UNE, MST, OAB/RJ e várias outras entidades dos movimentos sociais, realizam grande ato público na próxima quinta-feira, 21, por uma nova legislação para o setor petróleo e em defesa da Petrobras. A manifestação pretende reunir centenas de militantes no centro do Rio de Janeiro para uma passeata que sairá da Praça da Candelária em direção ao edifício sede da Petrobras, na Avenida Chile, onde os manifestantes farão um abraço simbólico do prédio. A concentração está prevista para ter início às 9 horas”.

“O ato público reforçará a urgência de uma nova legislação para garantir o controle estatal e social sobre as reservas brasileiras de petróleo e gás, além de defender a Petrobras dos ataques tucanos contra a soberania nacional. Enquanto o PSDB arma a CPI para desestabilizar a empresa que representa a maior fonte de investimentos do país, as multinacionais avançam sobre o pré-sal, intensificando os projetos exploratórios sobre a maior reserva petrolífera descoberta no mundo nos últimos anos”.

“Não por acaso, essa CPI armada pelo PSDB surge no momento em que o governo e a sociedade discutem mudanças na Lei do Petróleo, uma das piores heranças deixadas pelos tucanos. A descoberta do pré-sal trouxe à tona a urgência de novas regras para o setor, que foi totalmente desregulamentado nos anos 1990, quando o PSDB entregou às multinacionais a exploração do nosso petróleo e gás. Os tucanos e demais setores conservadores da política nacional não querem que a Petrobras nem o Estado brasileiro voltem a controlar esse patrimônio tão estratégico para o Brasil”.

“Os movimentos sociais estão mobilizados e não permitirão que a oposição atrase o desenvolvimento do país, tentando paralisar a Petrobras ou impedindo mudanças na legislação do setor. Todos ao ato de quinta-feira, em defesa da soberania nacional! Parar a Petrobras é parar o Brasil! Os brasileiros reagirão contra essa manobra antinacionalista dos tucanos!”