terça-feira, 7 de setembro de 2010

Paraná prepara encontro dos blogueiros

Reproduzo matéria publicada na página dos blogueiros paranaenses:

Os blogueiros residentes no Paraná presentes ao I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, em 22 de agosto, formaram um comitê para organizar o I Encontro Estadual dos Blogueiros Progressistas no Paraná – EEBP-PR.

O I EEBP-PR, “A cidadania ativa na Internet: o caráter revolucionário dos blogs. O desafio do Paraná”, será realizado nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2010, em Curitiba. Será também a etapa estadual de preparação para o II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas que acontecerá em 2011.

O Encontro Estadual tem como objetivos:

- Disseminar o fenômeno dos blogs no Paraná;

- Ampliar o número de agentes ativos na blogosfera como forma de aprofundar o conteúdo de cidadania da internet.

O EEPB-PR é um espaço aberto destinado à aproximação de blogueiros, twitteiros e sites progressistas e independentes de todo estado, onde se buscará fortalecer a rede virtual e horizontal em criação no Paraná.

Assim como o Encontro Nacional realizado em São Paulo, o paranaense será um espaço supra-partidário, onde os blogueiros, twitteiros e sites independentes, os movimentos sociais, populares e sindical, jornalistas e ativistas das causas sociais, debaterão:

- A liberdade de expressão, internet e aspectos jurídicos;

- A Internet, a cidadania e os movimentos sociais;

- Papel dos blogs, twitter e outras ferramentas;

- Estratégias de formação de cidadãos ativos e conectados na internet, alfabetização digital e adensamento das redes;

- Blogs: conteúdo prioritário do jornalismo, da informação e da opinião.

A democratização das comunicações, a liberdade de expressão, os Planos Estadual e Nacional de Banda Larga (PEBL e PNBL), a neutralidade da internet, são temas vitais para construção de um Paraná Autônomo, Livre, Plural e Democrático para todos os que aqui vivem.

O EEBP-PR ainda contará com oficinas práticas, com “aulas” de blogosferização – orientação e suporte à criação e uso de blogs – para associações de moradores, movimentos populares e sindicatos.

Os defensores da liberdade de expressão e da democratização dos meios de comunicação no Paraná mostrarão a força da parceria entre movimentos sociais, sindicatos e blogueiros independentes.

Acesse nosso blog coletivo http://paranablogs.wordpress.com/, acompanhe as novidades e ajude a organizar o I Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas no Paraná.

Fazem parte do Comitê Organizador do I Encontro de Blogueiros Progressistas no Paraná:

- http://amigosdatvbrasil.blogspot.com/

- http://cadernosdagraciosa.blogspot.com

- http://engajarte-blog.blogspot.com/

- http://maisdeumbilhaopassamfome.blogspot.com/

- http://midiacrucis.wordpress.com/

- http://mvtvcom.com.br/

- http://www.tie-brasil.org/

- http://tribunasetoreletrico.blogspot.com/

- http://vivasamas.wordpress.com/

.

0 comentários: