sábado, 23 de outubro de 2010

Campanha contra o muro na Palestina

Reproduzo mensagem enviada pela amiga Rita Freire, da sítio Ciranda:

Para marcar a Semana contra o Muro do Apartheid (Week against the Apartheid Wall), a ser realizada do dia 9 ao 16 de novembro, palestinos e ativistas internacionais promoverão uma série de eventos em diversas partes do mundo e sairão novamente às ruas. A mobilização será complementada por uma maratona de 48 horas de cobertura midiática nos dias 12 e 13 do mesmo mês. Chamamos comunicadores/as e jornalistas para que participarem das 48 horas ininterruptas de cobertura!

Na Semana contra o Muro teremos vários eventos internacionais nos quais participantes se unirão para exigir o fim do muro e da impunidade de Israel. Isso acontecerá através de mostras de filmes, manifestações públicas, exibições fotográficas, conferências e painéis de debates. Na Ásia, na América do Norte e Sul, assim como na Europa, milhares de pessoas juntarão forças contra as políticas de separatistas israelenses, a contínua ocupação do território palestino, os acordos governamentais e internacionais que contribuem com a construção ilegal do muro e de assentamentos. A campanha Boicote, Não Investimento e Sanções (Boycott, Divestments and Sanctions - BDS) é crucial para mostrar para o mundo que Israel, assim como as empresas e os governos que o apoiam, não deveriam mais lucrar com o ataque contínuo aos direitos básicos dos palestinos.

Israel e a comunidade internacional ainda negligenciam sua obrigação de parar a construção do muro, e todo regime associado a ele, seis anos depois da Corte Internacional de Justiça considerar tal prática ilegal. Já que outras rodadas de acordos de paz não trarão justiça ao povo palestino, agora mais do que nunca, é importante mobilizar comunidades ao redor do mundo para acabar com as injustiças da ocupação.

A campanha Stop the Wall, em cooperação com a Ciranda, o Fórum Social de Radios e WSFTV, e outras iniciativas compartilhadas de comunicação, como as listadas abaixo, lançaram uma maratona midiática para promover o engajamento de ativistas da mídia internacional na conscientização sobre as consequências da construção do muro.

Fazemos um chamado à imprensa para que participe das 48 horas ininterruptas de cobertura televisiva, radiofônica, online e impressa sobre a Semana contra o Muro da Separação e o regime divisionista israelense, a resistência palestina e o movimento BDS global.

Participar é fácil:

1. Escolha um horário dentre as 48 horas da maratona (12 de novembro 0:00h – 13 de novembro 23:59h) durante o qual você fará a cobertura sobre a Semana, o regime separatista israelense, a resistência palestina e a solidariedade global.

2. Informe a campanha sobre a sua participação na maratona para que possamos colocá-lo em contato com outros participantes e inserir sua cobertura nas 48 horas de programação a ser publicada em um website especial.

3. Faça sua programação. Utilize os recursos da sua comunidade. Existe bastante informação e material disponível.

Esta maratona de cobertura midiática é a primeira do tipo. A campanha Stop the wall faz um apelo a jornalistas e veículos de comunicação de todo o mundo para que aproveitem esta oportunidade e reportem os grandes eventos dos dias 12 e 13 de novembro dia e noite. Chegou a hora de mostrar que não haverá paz sem o fim da repressão contra palestinos e da ocupação do seu território.

Encontre mais informação sobre a Semana Contra o Muro da Separação aqui: http://stopthewall.org/latestnews/2; e sobre a Maratona Midiática aqui: http://www.ciranda.net/mot169

Contatos:

Stop the Wall: (Gemma) gemma@stopthewall.org

Ciranda (Hilde e Soraya): bds@ciranda.net

Lista de mídias que já aderiram à maratona midiática:

- Alai

- Altermundo

- Amarc

- ANMCLA

- Caros Amigos

- Ciranda

- E-Joussour

- Foro Social de Radios

- Minga

- Radio Amisnet

- Site Stop the Wall

- WSFTV

Inclua sua mídia nesta lista! Escreva para bds@ciranda.net

.

0 comentários: