quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Direita em ação: teocracia, censura e medo

Reproduzo artigo de Rodrigo Vianna, publicado no blog Escrevinhador:

Com a generosa ajuda da velha mídia brasileira, e uma mãozinha da candidatura de Marina Silva, Serra conseguiu pautar a reta final do primeiro turno e o inicio do segundo turno com uma temática religiosa.

É um atraso gigantesco para o Brasil.

Parte dos apoiadores de Dilma acha que a campanha do PT deve fugir desse debate, recolher apoios de evangélicos e católicos, e rapidamente mudar de assunto.

Penso um pouco diferente.

É evidente que essa temática religiosa não é o que interessa para o Brasil. Mas se Serra escolheu o obscurantismo, é preciso mostrar isso à população. A esquerda, tantas e tantas vezes, foge dos enfrentamentos. Acho que desse enfrentamento não deveria fugir.

Por que ninguém do PT é capaz de dar uma resposta a Serra, deixando a Ciro Gomes a tarefa de pendurar o guiso no gato? Ciro disse - de forma muito apropriada - que o discurso de Serra é o caminho para um regime teocrático. Vejam:

Ciro Gomes: “Por que o PSDB, que nasceu para ajudar a modernidade do País, resolveu agora advogar o Estado teocrático? O Serra tem de dizer que, na República que ele advoga, primeiro falam os aiatolás, e aí os políticos resolvem o que os aiatolás querem que seja feito.”

O Brasil, agora digo eu, precisa que se faça esse debate.

O Brasil precisa, também, comparar os resultados econômicos e sociais de FHC e Lula. Mas precisa de politização, precisa que se enfrente o pensamento conservador.

Essa é uma hora boa para desmascarar a intolerância religiosa.

Aliás, é preciso tomar cuidado ao associar “evangélicos”, apenas, a esse discurso intolerante. Não. Os ataques mais coordenados e mais perigosos partem da Igreja Católica.

É preciso – com muito cuidado e respeito pelos milhares de católicos e evangélicos que praticam a religião apenas para confortar suas almas, e para difundir o amor ao próximo – lembrar que já houve um tempo em que a religião mandava na política.

No Brasil Colonial, tivemos a Inquisição católica a prender, torturar e executar. A intolerância religiosa já matou muito – no mundo inteiro. Aprendemos isso na escola, ou deveríamos aprender (quem não se lembra da “Noite de São Bartolomeu” ,na França, pode ler algo aqui).

Já que Serra quer travar esse debate, devemos pendurar o guiso no gato, e perguntar se o que ele quer é um Estado teocrático. É isso?

Do lado de Serra, certamente ficará muita gente. Mas tenho certeza que do outro lado ficará o que há de civilizado nesse nosso país.

Na Espanha, esse debate é travado nas eleições. O PP (partido conservador) tem uma parceria muito próxima com a Opus Dei e com o catolicismo mais reacionário. O PSOE (social-democrata) não tem medo de assumir a defesa de um Estado laico – respeitando as práticas religiosas.

O PSOE ganhou eleição prometendo união civil de homossexuais. A direita católica do PP realizou marchas com quase um milhão de pessoas, contra essa plataforma. Levou bispos e padres (de batina e tudo) para as ruas. O PP tentou intimidar o PSOE. O que fez a centro-esquerda? Travou o debate, resistiu, deu uma banana para o terrorismo religioso. E ganhou.

É preciso ter coragem.

O círculo da direita se fecha: ela tem as igrejas (algumas), ela tem a velha mídia, ela tem a prática da intolerância.

“A ideologia da direita é o medo”, já nos ensinava Simone de Beauvoir.

A intolerância e o medo é que levaram o “Estadão” (que, diga-se, abre espaços para a Opus Dei) a demitir Maria Rita Kehl por ter escrito um artigo que contraria a linha oficial de “somos Serra até a morte”.

Nas redações, não há espaço para dissenso. Quem levanta a cabeça tem a cabeça cortada.

“Folha” (que censura blogs), “Estadão” (que demite colunista), “Veja” (com seu esgoto jornalístico a céu aberto) e “Globo” (sob comando de Ali “não somos racistas” Kamel) são a armada a serviço desse contra-ataque conservador. Isso já está claro há muito tempo. Mas Lula parece ter minimizado essa articulação, e acreditado que enfrentaria tudo no gogó – sem politizar o debate. Não deu certo. É preciso enfrentamento, politização.

Esse é um combate que merece ser travado. Para ganhar ou perder. E acho que temos toda chance de ganhar.

Até porque, se Serra ganhar com esse discurso de ódio, e com esses apoios (panfletos da TFP, reuniões no Clube Militar, pregação e intolerância religiosas), o país (empresários, trabalhadores, classe média) precisa saber que teremos uma nação conflagrada durante 4 anos.

Não dá pra fazer de conta que isso não está acontecendo.

Há espaço para uma centro-direita civilizada no Brasil? Claro. Mas essa direita que avança com Serra não merece respeito. Merece ser combatida, como fazem os espanhóis e como fez o Ciro Gomes.

Com coragem.

.

2 comentários:

Claudiente Sergipe disse...

Vamos desfazendo as mentiras, os boatos mostrando quem é esse Serra oportunista, que chega a causa náuseas, é uma criatura repugnante, mas também não podemos ser pautados nem pelo PIG nem pela oposição. Vamos fazer os comparativos entre os governos, as privatizações, as questões dos aposentados com o fator previdenciário e a intenção do Serra de alongar o tempo para os trabalhadores conseguirem os benefícios, vamos mostrar quem esfacelou os movimentos sociais, quem sucateou as universidades e o ensino público, quem queria vender o Brasil (Petrobras, Eletronorte, Chesf, Caixa Econômica, Bando do Brasil, Eletrobrás, Furnas...) vamos mostrar que eles já miram o Pré-Sal, essa riqueza do povo brasileiro, que caso fosse Serra eleito iria entregar aos estrangeiros. Vamos sim, mostrar também quem sancionou a lei e normatizou o Aborto no Brasil, Vamos, sim, mostrar que foi o governo Lula/Dilma que ampliar as liberdades de cultos e religiosas no Brasil; vamos mostrar que Serra procurou através de boatos de ALGUNS falsos e hipócritas 'religiosos' e 'pastores', que também usaram a boa fé dos fiéis (afugentam muitos) desrespeitam a palavra de Deus "Dando falso Testemunho", usando a palavra Dele em vão", insuflam os cristãos contra Dilma e até contra a CNBB. Vamos desmascarar - com a verdade - esse Zé Baixarinha.
"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” . João 8:32, " NÃO DARÁS FALSO TESTEMUNHO – VIII Mandamento. “NÃO TOMARÁS NO NOME DE DEUS EM VÃO”?, mais outro Mandamento e aí pregadores de boatos, a verdade vão varrer vocês da face de Deus e dos Cristãos.

Marcelo Delfino disse...

Não me leve a mal, amigo Miro, mas não acredito nem um pouco em você quando diz que há espaço para a centro-direita civilizada. Que direita é essa? A lulista (PMDB, PP, PR, PRB, etc)? É a direita estilo Fernando Gabeira? Ou é alguma que desconheço?

Pra esquerda brasileira, direita boa é direita morta.

E vice-versa.