domingo, 10 de outubro de 2010

Ficha falsa: da Folha ao poste na periferia

Reproduzo artigo de Rodrigo Vianna, publicado no blog Escrevinhador:

A ficha falsa da Dilma – publicada pela “Folha” na primeira página – chegou à periferia de São Paulo.

Uma leitora enviou-me as fotos que ela mesmo fez - com a ficha pregada nos pontos de ônibus da zona leste.

Anotem aí: essa é a próxima onda preparada pela campanha de Serra: a Dilma “guerrilheira”. A mídia (“Folha”, “Veja” e “Globo”) ajuda, mas o que vale mesmo é o corpo a corpo – na internet, na boataria que ganha as ruas.

Quando o PT começa a responder um boato, aparece outro. Sempre na defensiva, corre risco real de perder.

A campanha de Dilma demorou a perceber que o perigo – no primeiro turno – não vinha (só) da grande mídia. Mas da boataria conservadora, disseminada pelas igrejas.

A bala de prata não era uma só. Eram várias. E seguem fazendo efeito.

Se, em vez de consultar só pesquisas qualitativas e marqueteiros, a campanha do PT prestase atenção ao que está nos blogs, aqui na internet, teria reagido antes. Escrevi durante 3 semanas sobre a boataria religiosa. Dilma só reagiu a 3 dias da eleição.

Agora, apresentamos aqui as fichas nos postes da periferia. É terrorismo completo.

Quando a “Folha” fez o que fez (e isso depois de ter chamado ditadura de “ditabranda”), a Dilma reagiu – mas de forma moderada. Tinha que ter procesado o jornal e se recusado a receber a “Folha” em qualquer outro evento. Não o fez.

Não se brinca com a direita.

Há uma campanha muito bem montada para entregar o Brasil à direita. Campanha com um pé no Vaticano e outro nos EUA. A ela aderiu Serra – o sujeito que militou na esquerda na juventude.

A biografia de Serra pode-se resumir assim: da AP à TFP.

Mas a Dilma quer fazer campanha boazinha na TV. Devia é mostrar que a direita paulista – que domina a campanha de Serra – não gosta de nordestino. Tinha que mostrar isso na TV. E espalhar pela internet. Até porque é a pura verdade.

Do outro lado, está a maior máquina conservadora desde o golpe de 64.

Se Serra ganhar, com essa coalizão que está ao lado dele, teremos terra arrasada e um clima de conflagração no Brasil.

.

1 comentários:

WonGesAda disse...

Corroborando suas observações reproduzo abaixo mensagem recebida de um amigo: Valeu Wilson

pelas notícias sobre o manifesto.

O segundo turno está barra. A pauta da campanha está com o Serra e a Dilma está na defensiva, ainda se limpando dos ataques que sofreu no primeiro turno, em particular a questão do aborto. Serra escolheu a pauta de pegar a questão dos valores pessoais de cada candidato e comparar atitudes e pensamentos de cada um. Em lugar da pauta da campanha da Dilma que é plebiscitar os dois governos, Lula e FHC. E a pauta que está pegando é plebiscitar a figura humana dos dois candidatos.

Estamos diante de fatos novos e vejo com apreensão a possibilidade de se repetir aqui a vitória de Bush Jr contra o bonitão democrata, em cima do voto religioso silencioso e inegociável, porque fundado em valores, e valor religioso não se discute.

Mas vamos torcer para que a campanha da Dilma acorde em tempo e tome a dianteira. Senão vai perder votos e teremos o vampiro chupando nosso sangue nesta próxima década.

abraços,