sábado, 9 de outubro de 2010

A máquina conservadora e a retranca do PT

Reproduzo artigo de Rodrigo Vianna, publicado no blog Escrevinhador:

Há quem acredite, ainda, que eleger Dilma ou Serra não faz tanta diferença assim.

Serra já deu todas as demonstrações de que vai bater da “medalhinha pra cima” – como se dizia na época em que eu jogava de lateral-direito (e batia da medalhinha pra cima, aliás). Com Serra estão a extrema-direita militar, as igrejas evangélicas mais conservadores, a Opus Dei, a TFP, a ala mais nefasta do novo catolicismo e os interesses econômicos de quem quer interromper a política de independência econômica e diplomática do Brasil.

Essa turma não brinca em serviço. Acabo de receber a seguinte mensagem, de uma pessoa muito bem informada sobre os bastidores da CNBB:

“Rodrigo

Informação quente e urgente… Um bispo de direita tentou aprovar no conselho-geral da CNBB um manifesto ultra conservador, mas a plenária não apoiou.

Dai, os bispos da Regional Sul da CNBB resolveram por conta própria fazer um folheto igual. O Dom Demétrio escreveu um texto denunciando esse novo panfleto feito pela regional.

Por causa dessa reação do Dom Demétrio, a CNBB soltou a nota oficial de ontem, você deve ter visto.

O PSDB soube do panfleto da regional sul, e mandou imprimir 2 milhões de cópias do mesmo para distribuir nas escolas católicas!

Acho que isso deveria ser difundido… Já foram distribuídos, pelo que soube.

A fonte é de um diretor de escola católica das mais tradicionais.”


===

Imaginem se Serra ganhar graças a essa onda. O que será o governo dele? Um vale-tudo em que a Globo, a Veja, os ruralistas, a direita católica, os mercadistas mais reacionários, os demo-tucanos derrotados nas urnas (e loucos para uma vingança contra “essa raça” de lulistas) vão dominar o Estado.

Diante disso, a pergunta: o PT vai continuar jogando feito seleção do Parreira? Vai tocar a bola de lado, esperando o tempo passar?

O programa da Dilma, na reestréia do horário eleitoral, foi muito bem feito. O de Serra também, diga-se (apesar de lamentável, pela exploração do tema do aborto). Tecnicamente, Dilma levou alguma vantagem porque o programa dela foi mais bem acabado, com um toque mais autoral da turma de João Santana. Ok. Tudo ótimo.

Acontece que a eleição não será decidida no horário eleitoral. Lula e o PT acostumaram-se a avançar sem politização. Tudo feito sem choque, dissolvendo os conflitos, aparando as arestas, chamando um ou outro empresário de comunicação pra pedir: “vocês estão pegando muito pesado, vamos maneirar…”.

Pois bem. Isso não vai da certo. O que Dilma e Lula precisam fazer é partir para o ataque. Até porque o tempo de TV no horário político é o mesmo para Serra e Dima. Serra tem todo o resto: “Veja”, “Folha”, Globo e as Igrejas a pautar o Brasil com a pauta que interessa a Serra.

Como equilibrar esse jogo?

Não é com marquetagem, mas com povo na rua.

Acabo de ler, no Azenha, que Jacques Wagner (governador eleito da Bahia) já percebeu que o caminho é esse.

Lula quer a comparação entre dois polos: FHC/Serra X Lula/Dilma. Serra, que não é burro, pautou Brasil pra outro debate. E, convenhamos, a pauta virou pro lado que interessa a Serra.

Enquanto Dilma aposta na TV, de forma leve, Serra joga tudo na máquina conservadora: panfletos, missas, manchetes, boatos…

Aliás, leio na “CartaCapital” que a campanha petista reconheceu que “demorou a reagir aos boatos no primeiro turno”. Demorou porque só consulta marqueteiros e pesquisas qualitativas.

Aqui nese blobg em meados de setembro, eu postei o primeiro alerta sobre a boataria religiosa, que me chegou de um militante de esquerda do Rio Grande do Sul. Passei dias e dias falando sobre isso. Vários amigos blogueiros, confiando no comando da campanha petista e nos marqueteiros, diziam: você é pessimista demais, alarmista, essa eleição está ganha.

O resultado está ai. Há quem diga: faltaram apenas 3 milhões de votos. É fato. O problema é que Serra pode sangrar Dilma com a máquina conservadora que está a seu serviço. Máquina que, nada me tira da cabeça, tem entre seus operadores gente de fora do Brasil.

Nos anos 60, achavam que era paranóia dizer que a CIA queria derrubar Jango. A turma mais à esquerda dizia: “Jango é moderado, não precisa de CIA pra derrubar o Jango, os Estados Unidos não iam se meter nisso”. O professor Moniz Bandeira provou, na reedição de seu livro sobre o Governo João Goulart, que os EUA enviaram pra cá centenas e agentes nos dois anos que antecederam a queda de Jango.

A articulação pra derrubar Lula/Dilma também é grandiosa. Também ouço muita gente- de esquerda – a dizer: Lula é moderado, fez um governo morno, pra que iam querer derrubar o lulismo?

Bem, o fato é que esse operação em curso envolve interesses econômicos gigantescos (o pré-sal), envolve reduzir Brasil ao papel de Colônia como no governo de FHC, envolve calar os movimentos sociais, e envolve por fim – ao reconquistar o Brasil - asfixiar outros governos progressistas da América do Sul.

Esse é o jogo – pesado!

Dilma, Lula e seus aliados acham que vão ganhar só tocando a bola de lado?

É hora de povo na rua. Marketing é bom. Internet e blogs têm o seu papel. Mas eleição (ainda mais numa guerra como essa) ganha-se na rua.

.

4 comentários:

Anônimo disse...

Miro, onde está a direção do PT?
Será que não leram a entrevista da professora Marilena Chauí.
Aprendam com a mestra.
Não tem quec dar entrevistas para essa imprensa facista.
Fernando

Antonio Carlos Silva - RJ disse...

Dia 23 de setembro juntei minhas economias, comprei passagens de avião e partí aqui do RJ para participar do "Ato contra a manipulação golpista da mídia", evento realizado na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo .

Pois bem, naquele evento foi lido pelo Altamiro Borges um manifesto assinado por diversas organizações sociais (inclusive o MST) condenando as criminosas manipulações da mídia/imprensa para favorecer o Zé mentiroso .

O Altamiro Borges afirmou que aquele manifesto/denúncia seria enviado a diversas entidades internacionais .

Agora eu pergunto :

Aquele bendito manifesto/denúncia, foi enviado aos organismos internacionais (OEA-MERCOSUL-UNASUL-ONU-Vaticano etc...) ? .

Tô cansado de lero-lero, infelizmente a Dilma só pode contar conosco(militantes) e alguns líderes políticos (Ciro Gomes e Brizola Neto) e eventualmente (Só a noite), com o nosso Presidente Lula .

O que mais se vê, são concessionárias públicas de rádio e TV (inclusive as católicas) fazendo politicagem pra favorecer o Zé mentiroso Chirico .

Cadê os advogados do PT para cobrarem imparcialidade destas concessionárias públicas ? .

A Revista Lixo acaba de colocar nas bancas de todo Brasil uma manchete aterrorizante contra a Dilma .

Pergunto de novo, cadê os advogados do PT ? .

Juro que se eu fosse advogado me prontificaria em preparar alguma ação judicial para ajudá-la .

Rodrigo Carvalho disse...

Eu gostaria de entender essa pasmaceira do comandod e campanha do PT, eu já os teria substituído há tempos, há cerca de 3 meses eu e muitos outros, postamos mensagens, advertimos, brigamos com tucanos via internet, passamos sugestões e nada, nada , nada quase nada recentemente. Eu esses coordenadores viraram tucanos camuflados, ou estão com medod e algo muito pesado ou são mais do que incompetentes.Sem explicação, podem estar jogando a candidatura Dilma no buraco.

Anônimo disse...

Bacana esse clima 1964... Vamos as ruas, militancia! Hoje os militares são apenas coroneis eletronicos. Vamos ganhar essa batalha nas ruas, voto-a-voto!!