segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Voto dos nordestinos e preconceito da elite

Por Altamiro Borges

A elite brasileira realmente é asquerosa. Ela esbanja preconceitos - de gênero, étnico e, principalmente, de classe. Uma camada que "se acha" pertencente à elite burguesa - a classe "mérdia", que come mortadela, mas arrota caviar - ainda esbanja burrice. Parece que nem sabe fazer conta de somar. É preguiçosa e tacanha.

A partir do histórico resultado das eleições de domingo, alguns fascistas recalcados passaram a usar a internet para atacar o "voto dos nordestinos". Através das redes sociais, em especial do twitter, os frustrados com a derrota do candidato da elite, o demotucano José Serra, eles destilam ódio de classe e pregam o separatismo.

"Mate um nordestino afogado"

Para os novos fascistinhas, a vitória de Dilma Rousseff foi "culpa dos nordestinos". O ataque é tão violento que resultou na criação da hashtag #nordestisto, que ganhou os Trending Topics do Twitter e ficou no topo da lista de assuntos mais comentados durante toda a manhã desta segunda-feira.

A expressão “nordestisto” parece ter origem na mensagem de um internauta paulista, que pregou a violência contra os nordestinos que migraram para São Paulo. Ele rosnou: “Nordestisto não é gente, faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!“.

O covarde agora é "inexistente"

Diante do risco da abertura de um processo criminal por preconceito, a conta do covarde foi apagada e agora aparece como “inexistente” no Twitter. Perfis do mesmo usuário em outras redes sociais também foram bloqueados para acessos de pessoas que não fizessem parte de sua rede direta de "amigos".

Sua mensagem, porém, estimulou os piores instintos. Vários tweets com a hashtag #nordestisto reforçaram o ódio. Um deles esbravejou: "Só nordestinos fdp pra vota na Dilma! Nordestino num serve pra nada de util. Vem pra SP enche o saco e vota na merDilma". Outro rosnou: "Nodestisto. Porque nao criam um país próprio pra eles? Assim poderão eleger o bandido que quiserem".

Fascistas não sabem contar

A baixaria fascista gerou rápida resposta na internet. Muitos nordestinos reagiram indignados. "O Brasil nasceu aqui e tenho orgulho de ser nordestina", afirmou uma internauta. Outro lamentou: "Cada gota de ódio destilada na tag #nordestisto só faz aumentar o orgulho de ser o que sou. Tenho pena de vocês". A reação não se deu apenas no Nordeste. Paulistas civilizados também rechaçaram o ódio racista.

Rápida leitura no mapa da pleito prova que os fascistinhas, além de preconceituosos, são burrros. Dilma Rousseff não ganhou apenas por causa dos votos do Nordeste. Os nordestinos apenas aumentaram a vantagem que a futura presidente obteve no resto do País. Considerando o Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, ela somou 1.873.507 votos a mais do que o tucano José Serra. Dilma venceria sem os votos do Nordeste.

Mesmo no Sudeste, que a elite racista pensa ser dona, a petista teve 1.630.614 de votos a mais do que o demotucano. Embora Serra tenha obtido 1.846.036 de votos a mais em São Paulo, ele perdeu no segundo e no terceiro maiores colégios eleitorais do país, Minas Gerais e Rio de Janeiro, respectivamente com saldo negativo de 1.797.831 e 1.710.186.

.

23 comentários:

Anônimo disse...

Será que os eleitores do Maluf, e do próprio Serra são nordestinos?

Unknown disse...

Como charcuteiro venho reclamar so preconceito com a Mortadella... Mesmo que não sendo superior ao Caviar, é um embutido de tradição, e quando feita apropriadamente, torna-se uma iguaria, apesar do costume de frita-la, o que é um absurdo com qualquer enchido deste tipo. Ironias a parte, o que mais me deixa fulo sobre os racistinhas do twitter é que são gente entre 17 e 20 anos, são os idiotas, mas não conseguiriam cria-las: isso vem dos pais e familiares...

layla lauar disse...

eu só não concordo que esse tipo de gente seja chamada de "elite brasileira"...são marginais, isso sim, e mostra bem o perfil médio do eleitor do chirico.

sou mineira, de classe média alta, sou pós-graduada em psicologia, adoro nordestinos, votei Lula, votei Dilma e sou militante petista...

e viva Minas, viva o Rio de Janeiro, os estados mais politizados do sudeste.

Jorge Stolfi disse...

Conheço gente que tinha esse preconceito raivoso contra nordestinos, e que definia o Nordeste como "do Espírito Santo para cima".
A partir de ontem, imagino que eles simplesmente mudaram a definição: Nordeste agora deve ser "de Rio e Minas para cima"

Anônimo disse...

Mas numa coisa a nazistinha acertou: foi culpa dos nordestinos, e também dos mineiros e de nós cariocas. Pretendo conviver com esta culpa para o resto de minha vida.

ACXavier disse...

Miro, entrei agora pouco no blog do Augusto Nunes da revista "Veja", confesso que fiquei assustado, primeiro pela forma como ele escreve, o deboche é total, depois os comentários do eleitores de Ser.ra....olha, é assutador o preconceito, racismo, principalmente em relação aos nordestinos...é uma coisa neo-nazista......é assustador....parece um grupo de
pessoas que ressurgiram dos movimentos fascista da segunda guerra mundial....fique perplexo, chocado!!!!

suzana disse...

Muito bom seu texto.

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

"Digas com quem andas que direi quem sois", a Elite Brasileira é oca, só transpira ódio, começaram errado e se ficar assim com o ódio e rancor, vão esquecer de um projeto de oposição e irão perder novamente em 2014.

Carla disse...

É a guerra civil virtual num país pacifista e tolerante, a que ponto os defensores do DEM-PSDB vão chegar?
Só falta algum brilhante intelectual nazifacista propor a confisco do título de eleitor no Nordeste, ou quem saber insuflar o movimento das Placas Tectônicas para separar bruscamente a região do país.
O engraçado é que quanto mais ódio eles pregam, mas patética fica situação.

Unknown disse...

Boa noite. estou desde sempre tentando combater os 'achismos' do pessoal com textos como o seu, mas uso muito o facebook. nao sei como adiciona-lo facilmente, mostrando a q se refere. claro q posso copiar e colar o endereco de web. mas gostaria de poder publica-lo de forma mais 'marketeira'. Obrigado, Gustavo

Anônimo disse...

Meu Caro Miro.

Tu sabe o que me deixa mais calma, depois de ler tanto nonsense?
Quando penso que isso eh fruto da maior prisao do mundo, a prisao de nome, Ignorancia!
Sou gaucho, mas jamais pensaria em deixar de ser Brasileiro para ser gaucho.
Antes estes cegos, soubesse o valor de um Nordestino, ou simplismente de um ser humano!

Um abraco,

Flamarion

Unknown disse...

Este tipo de pessoas é que mais existe em SP. Pois bem, quero dexiar uma messagem para estes tipos de pensamentos, que são racista disfarçados de preconceitos.

Batatinha disse...

Sou nordestino e se eles criassem um movimento separatista,eu seria o primeiro a apoiá-lo. Como nordestino adoraria ver o nordeste independente. Principalmente com a riqueza cultural, mineral e vegetal que temos. Eles são tão ignorantes que esquecem que foram os nordestinos que construiram essa cidade.

do sul disse...

dissemos não mais uma vez a burguesia podre e isso é tudo

Dom Orvandil Moreira Barbosa disse...

contundente, revoltada e justa tua análise sobre os preconceitos contra os nordestinos, meu amigo Miro. Permito-me reproduzí-la em meu blog www.padreorvandil.blogspot.com Abraços, Dom Orvandil

Anônimo disse...

o Povo do Nordeste é sabio e Deus queira que o PSDB e o DEM contie com Sao Paulo pelo resto da vida, até porque o resto do Brasil merece crescer. essa corja que sempre foi o atraso por aqui no Nordeste esta desaparecendo. mas a elite paulitas não precisa se preocupar e ficar odiosos com Lula. O GOV de SP atraves das escolas pulblicas estão formando os trabalhadores escravos pra substituir nos Nordestinos que sempre enriqueseram voces, Me desculpem mas é assim que penso...

Anônimo disse...

Não os culparia, culparia seus pais, mas ao mesmo tempo, não culpo seus pais, não dá. O meio faz o indivíduo, pelo menos parte dele...
Culpo o sistema. Ele é o culpado.

Fê Maddu disse...

EUEUEUEU o Serra se fodeuu!!!

roberfran disse...

Existe um agravante na maioria dos comentários. Pois as pessoas estão postanto opiniões, como se fossem ideologias e manifestações do PSDB e DEM. Não se pode generalizar uma opinião que parte de pessoas sem compostura comportamental, nem tão pouco que se escondem no anonimato.
É de se investigar para saber de quem partiu este tipo de discriminação. Eu como brasileiro que sou, fico envergonhado que ainda existam pessoas com este tipo de pensamento com relação aos irmãos do nordeste. Mas não se preocupem irmãos nordestinos, pois tem muito hipócrita em nosso executivo, judiciário e legistlativo, que mesmo tendo seus salários pagos pela população, que ainda se valem do jargão: "vc sabe com quem está falando?" E ainda em filas de supermercado dão carteiraços para passar na frente, e no transito dão sinal de luz, para quem estiver na frente saia para dar passagem.
Pior de tudo é a humilhação de um cidadão que paga seus impostos e tem de se submeter ou submeter um filho seu numa fila à espera de uma vaga para ser atendido num hospital. Pois as carencias nos diversos setores de atendimento neste país, poderiam muito bem ser suprimidas, se houvesse honestidade e bom senso de parte da classe política que está no poder. É preciso reavaliar os conceitos dentro de nosso país, e punir com severidade quem prega o ódio contra a humanidade, e tb contra quem desvia recursos que deveriam servir para beneficiar a população. O grande erro da nossa constituição é permitir que o povo eleja e dê posse a um candidato, só que ao mesmo tempo, deveria ser permitido tb que este mesmo povo, ao sentir que está sendo roubado, que tivesse o mesmo poder de retirar os malandros do poder.

Anônimo disse...

Não sou escritora nem domino a complexa língua portuguesa ,mas, vamos lá....


Indignada nestes últimos dias com esta propagação absurda de discriminação aos nordestinos, me senti na obrigação de desabafar através deste texto, pois acho que a melhor forma de esclarecer as mentes raivosas , obscuras e cheias de rancor é através da leitura, educação e informação.

As mais belas praias e paisagens se encontram no Norte/ Nordeste, a floresta mais importante do planeta se encontra no Norte, o povo mais amigável, hospitaleiro e festivo está no Norte/Nordeste, a melhor culinária é a do Norte/Nordeste, o maior e melhor carnaval do mundo é o do Norte/Nordeste, há quem
diga que é o do Rio, tenho minhas dúvidas!

Algumas mentes brilhantes que contribuíram para a cultura do Brasil, tolerância e amor ao próximo são do Nordeste: Ruy Barbosa, Castro Alves, Jorge Amado, Ariano Suassuna, João Cabral de Mello Neto, Ferreira Gullar, Arthur de Azevedo, José Lins do Rego, Augusto dos Anjos, Raquel de Queiroz, Gonçalves Dias, Aluísio de Azevedo, Manuel Bandeira, Tobias Barreto, Milton santos ( prêmio Nobel de geografia ) , Celso Furtado, Gilberto freyre , Graciliano Ramos, Divaldo Franco, Irmã Dulce....

A criatividade exacerbada através da Literatura de cordel, os cantores, artistas, atores , empresários e políticos carismáticos e influentes: Caetano, Gil, Gal, Betânia, Ivete, Daniela, Chiclete, Raul Gil, Mário Cravo, Renato Aragão, Nizan Guanaes, Duda Mendonça, José de Alencar, Lula ... todos são produtos do Nordeste.

Não somos a escória do Brasil, o povo nordestino é igual ao seu solo, riquíssimo, basta ser regado com políticas mais justas e uma educação de qualidade.

Se isso realmente acontecer com a nova presidenta, em agradecimento e retribuição à votação desta região, os frutos que surgirão, com certeza, serão e farão a diferença para o crescimento e evolução deste país.

O mundo precisa de tolerância, respeito e ajuda ao próximo, enquanto esta atitude não fizer parte do comportamento humano , infelizmente , não encontraremos a paz e o desenvolvimento que tanto sonhamos.

Abraços a todos e encaminhem para quem desejar,

Andrea Paes Mello

Anônimo disse...

ELA QUER AFOGAR OS NORDESTINOS, mas se depender dos rios de lá a gente vai morrer é de infecção generalizada!!!

Anônimo disse...

Acredito dois ultimos comentarios merecem um lugar de destaque.
Como paulistana sinto o dever de mostrar que nao sao todos os paulistas que veem os nordestinos de forma preconcetuosa; e mais muitos dos que hoje se dizem paulistas tem parte da familia vinda do nordeste, assim como eu tenho meus bisavos.
Deveriamos ser menos arrogantes e vaidosos quanto as nossas origens pois o Brasil cresceu e se desenvolveu primeiro no nordeste!

Anônimo disse...

Vamos colocar as coisas nos seus devidos lugares: os estudantes de direito nao fazem parte da elite há muitas décadas, facções criminosas pagam as mensalidades de muitos que depois atuam para tais criminosos.
Nem todo nordestino é ignorante, e nem todo paulista é preconceituoso.
O que chocou muitas pessoas não foram os votos, mas as razões dos votos, foi saber que votaram nela simplesmente "porquê o Lula mandou"