segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Yeda Crusius e a lista dos espionados

Reproduzo artigo Marco Aurélio Weissheimer, publicado no sítio Carta Maior:

O promotor Amílcar Macedo, do Ministério Público do Rio Grande do Sul, divulgou na manhã desta segunda-feira a primeira edição do “listão” de espionados pelo sargento César Rodrigues de Carvalho, que estava lotado na Casa Militar do governo estadual onde trabalhava como segurança da governadora Yeda Crusius (PSDB). O sargento foi preso sexta-feira acusado de extorquir proprietários de máquinas caça-níqueis (usando carros oficiais do governo nesta tarefa) e de obstaculizar as investigações sobre o caso.

A lista é longa e inclui políticos (como os do ex-ministro da Justiça e candidato ao governo gaúcho, Tarso Genro (PT), e do senador Sérgio Zambiasi (PTB) filhos de políticos (incluindo pesquisas de fotos de crianças), jornalistas (entre os quais o meu, editor da Carta Maior e do blog RS Urgente), delegados, oficiais da polícia e das forças armadas, uma desembargadora e longo elenco. Segundo as investigações da promotoria, o sargento fazia, pelo menos, dois tipos de investigações: uma para levantar dados sobre a vida do investigado e outra para saber se a pessoa estava sendo investigado por algo ou alguém.

Na entrevista coletiva que concedeu sexta-feira, o promotor revelou que as “pesquisas” que o sargento realizava no sistema integrado de consultas da Secretaria de Segurança eram utilizadas também para avisar pessoas sobre operações da Brigada Militar, da Polícia Civil, do MP e do Judiciário, informando, por exemplo, sobre mandados de prisão que seriam executados. “Ele tinha acesso inclusive a processos judiciais e a investigações em curso no Ministério Público. Além disso estava acessando dados sobre diretórios de um partido político (o PT, no caso). “Não consigo entender que tipo de perigo ou ameaça à governadora poderia justificar o acesso a esses dados”, observou Macedo.

Ainda segundo a promotoria, entre janeiro de 2009 e agosto de 2010, o sargento acessou o sistema de consultas integradas mais de 10 mil vezes. O promotor informou que também estão sendo investigados dois oficiais da Brigada Militar e duas pessoas que trabalham no governo Yeda. A questão mais importante agora é saber a mando de quem o sargento agia. Pelos elementos reunidos pela investigação até agora, o promotor não acredita que ele agia por conta própria.

“Foi montada uma rede de dossiês”

O advogado e ex-ouvidor da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Adão Paiani, anunciou hoje que cobrará um posicionamento do presidente da seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudio Lamachia, sobre os episódios envolvendo a espionagem de políticos, jornalistas, policiais e outras autoridades desde o interior do Palácio Piratini. Para Paiani, a OAB foi conivente com essa situação quando ele denunciou o uso do aparato de segurança do Estado para espionar adversários políticos do governo Yeda. O ex-ouvidor também entrará em contato com a deputada Stela Farias (PT), que presidiu a CPI da Corrupção, para discutir medidas diante das evidências de pressões e ameaças contra parlamentares durante as investigações de denúncias de corrupção envolvendo o governo estadual.

Em março de 2009, Paiani denunciou a prática e divulgou gravações onde o então chefe de gabinete da governadora, Ricardo Lied (hoje atuando na coordenação da campanha de Yeda) conversava com o ex-presidente da Câmara Municipal de Lajeado, Márcio Klaus (PSDB). Entre outras coisas, eles falavam sobre a substituição do delegado regional da Polícia Civil e do comandante da Brigada Militar na região, que havia prendido Klaus em flagrante por crime eleitoral. E também sobre uma investigação da vida do ex-deputado estadual Luiz Fernando Schmidt (PT), então candidato à prefeitura de Lajeado. Paiani acusou Lied de tráfico de influência e de crime eleitoral e acabou saindo do governo. Ele entregou um CD com as gravações para a OAB, mas o assunto caiu no esquecimento. “Como não conseguiram apurar nada contra mim, resolveram deixar tudo por isso mesmo”, diz Paiani que voltará agora a cobrar um posicionamento da entidade e de seu presidente.

A prisão do sargento que era segurança de Yeda na Casa Militar, acrescente Paiani, lança luz também sobre algo que ocorreu durante a CPI da Corrupção. A revelação de que mesmo filhos de parlamentares tiveram dados (e fotos) acessados é gravíssimo. Para Paiani, o resultado da CPI na Assembléia (boicotada pelo governo e por sua base parlamentar) está diretamente ligado a este de rede de espionagem. “Muitos deputados, inclusive da base do governo, foram ameaçados e pressionados. Os fatos divulgados agora mostram que foi montada uma rede de dossiês. O elevado número de acessos ao Sistema Integrado de Consultas deve-se a isso”, observa.

O cruzamento dos dados do volume de acessos e dos nomes de quem foi investigado com o período da CPI da Corrupção (e também do processo de impeachment que tramitou na Assembléia) pode trazer novidades sobre o caso. Durante a CPI, eram freqüentes os relatos nos corredores da Assembléia de que integrantes da Casa Militar do governo Yeda estavam investigando a vida de parlamentares. Agora há uma prova concreta de que isso realmente aconteceu.

.

Propina, vazamento e o silêncio da mídia

Reproduzo artigo de Marco Aurélio Weissheimer, publicado no blog RS-Urgente:

Imaginem a seguinte situação: um segurança do presidente Lula é preso por cobrar propinas de empresários de máquinas caça-níqueis, usando carros oficiais do governo para fazer essas cobranças. Além disso, com uma senha especial, ele acessou dados sigilosos de adversários políticos do governo por meio de um sistema de consultas integradas do governo. O país estaria virado num inferno, não é mesmo?

Pois tudo isso está acontecendo no Rio Grande do Sul, com uma diferença. Um silêncio estrondoso e vergonhoso por parte da mídia. O promotor Amílcar Macedo confirmou neste sábado que o sargento César Rodrigues de Carvalho, que trabalhava na segurança da governadora Yeda Crusius (PSDB), no Palácio Piratini, acessou inúmeras vezes o Sistema de Consultas Integradas da Secretaria de Segurança para levantar dados sobre diretórios do Partido dos Trabalhadores (endereços, registros de veículos, nome de pessoas).

O sargento, segundo o promotor, também acessou dados sigilosos de um ex-ministro de Estado (seria o ex-ministro da Justiça e atual candidato ao governo gaúcho, Tarso Genro) e de um senador da República. Segundo o promotor, o senador e o ministro não são do mesmo partido, o que indica que se trata ou do senador Pedro Simon (PMDB) ou do senador Sérgio Zambiasi (PTB).

O militar em questão, preso na sexta-feira, ao invés de uma punição, recebeu uma recompensa por parte do governo Yeda: ganhou uma FG 10, uma alta função gratificada, que pertencia a um coronel, transferido da Secretaria da Segurança para a Assembléia. O escândalo é ainda maior e pode envolver altos oficiais da Brigada Militar e alto(a)s funcionário(a)s do governo do Estado.

E o que dizem sobre isso as homepages dos dois principais jornais do Estado?

Rigorosamente nada.

O site do jornal Zero Hora exibe como manchete: “Coligação de Serra vai á Justiça por quebra de sigilo fiscal”.

E não traz nenhuma chamada para o caso do segurança de Yeda.

O site do Correio do Povo também não fala do assunto.

Os dois jornais seguem sem informar à população quanto receberam em publicidade do governo Yeda Crusius, em especial do Banrisul.

E se os dois principais jornais do Estado estão se comportando assim, o que esperar da imprensa do resto do país?

Com esse comportamento, a chamada grande imprensa reafirma que abandonou o jornalismo definitivamente. Há profissionais sérios e muito competentes nestes veículos. Se quiserem continuar a sê-lo, poderão ser obrigados a buscar novos caminhos. Aliás, não estarão perdendo nada. Muito pelo contrário.

.

O povo brasileiro derrota a mídia

Reproduzo artigo do sociólogo Emir Sader, publicado em seu blog no sítio Carta Maior:

Massacrado pelos monopólios da velha mídia, desinformado sobre o país, vitima das mentiras reiteradas da oposição midiática, o povo brasileiro demonstra nestas eleições um grau de consciência política e de maturidade cívica exemplares. Consegue distinguir o essencial do secundário, opta pela prioridade das políticas sociais sobre a absolutização do ajuste fiscal, condena os políticos responsáveis pelos governos desastrosos do passado, opta pelo Estado como indutor do crescimento e da distribuição de renda.

Reconhece em Lula e na Dilma os principais responsáveis pelas mudanças positivas que o pais vive, execra a FHC, a Serra, a Globo e aos seus aliados da velha mídia, não dando bola para seus factóides e deixando-os na solidão do seu golpismo. O povo reconhece os avanços principais que o país teve, assiste os programas da Dilma na TV, comparece aos comícios de Lula e da Dilma, e se reconhece, sabe que tudo o que se mostra e se diz reflete as mudanças de vida que estão vivendo no seu mundo sofrido e até aqui abandonado.

Não deram ouvidos para as infâmias da oposição e sua velha mídia, de preconceitos contra as mulheres – que hoje majoritariamente também preferem Dilma -, contra os lutadores contra a ditadura, contra os movimentos sociais e os militantes políticos, que saem todos engrandecidos com o apoio popular.

Derrotados saem a Globo, a Veja, a FSP (Força Serra Presidente), o Estadão e todos os arautos do golpismo, do velho Brasil, das oligarquias tradicionais, com seus métodos de manipulação da opinião pública e de desprezo e discriminação pelo povo e por tudo o que é popular.

O povo percebe a diferença entre a demagogia opositora, não dá ouvidos a quem pretende ser eqüidistante dos dois campos em luta, relega ao ostracismo os que pretendem que nada mudou no Brasil. O povo não é bobo, encontra em Lula e na Dilma as vertentes do futuro, reconhecem a valorização do Brasil, sentem a auto-estima revigorada, superam o desalento, voltam a acreditar em si mesmos e no país.

Por isso o povo impõe a mais acachapante derrota às elites tradicionais, com sua velha imprensa, seus políticos caducos, sua demagogia superada. Derrota os caciques tradicionais que os enganaram durante tanto tempo, mandam FHC para o exílio e Serra para a aposentadoria, os tucanos para o museu da história.

“Esse povo de quem fui escravo, não será mais escravo de ninguém”, pregava e previa o Getúlio na sua Carta Testamento. Quem não reconhece esse povo, que começa a construir sua soberania, sua emancipação, seu destino próprio, suas formas solidárias de vida, está de costas para o país e merece ser derrotado fragorosamente nas eleições deste ano.

.

O caso do “sigilo” de Serra

Reproduzo artigo de Eduardo Guimarães, publicado no blog Cidadania:

Quero me posicionar claramente sobre dois assuntos que, desde o fim da semana passada, estão marcando o debate sobre a sucessão presidencial. Refiro-me, primeiro, ao caso do “sigilo” de José Serra e, depois, às especulações sobre qual será a “bala de prata” final que a estrutura extra oficial de marketing da campanha do ex-governador tucano – composta, essencialmente, mas não só, pelos Grupos Folha e Estado, pela Editora Abril e pelas Organizações Globo – irá disparar contra a adversária.

Em relação à possível quebra do sigilo de tucanos e de parentes de Serra (sua filha), só o que é lícito dizer, até o momento, é que alguém cometeu um crime para influenciar o processo eleitoral.

Todavia, não se pode dizer se foi a campanha tucana ou a petista que delinqüiu, pois se a acusação que domina a mídia é a de que Dilma e seu grupo político teriam engendrado ação criminosa contra os adversários, há outra hipótese, tão verossímil quanto a primeira, de que tudo pode ser uma armação tucana para tentar estancar – ou até reverter – a queda pronunciada nas pesquisas do candidato do PSDB a presidente.

O envolvimento de “petistas” no caso foi previsto por este blog antes de surgir na mídia pela última vez com a dimensão que surgiu nos últimos dias, e antes de esses “petistas” efetivamente aparecerem.

Já se dizia, neste blog, que o envolvimento de algum petista seria “(…) um indício não conclusivo, mas que buscará induzir no eleitorado maior suspeita de que as acusações de Serra à campanha de Dilma são verdadeiras. A mídia, mais uma vez, tratará o indício como prova, jogando com o pouco tempo que resta para 3 de outubro para que não seja possível desmentir o factóide (…)”.

O fato é o de que os petista envolvidos têm filiação dúbia, que tanto pode ser produto de uso de laranjas por um lado (o PT ou aliados) quanto pelo outro (o PSDB e seus aliados).

Diante de uma situação como essa, o mais lógico – e ético – seria não haver exploração por algum dos lados ou pela imprensa, até porque o delinqüente de qualquer dos lados pode ter agido sem autorização dos comandos das campanhas petista ou tucana.

É clara a tentativa de Serra de usar irresponsavelmente um factóide que ainda precisa ser apurado de forma a gerar conseqüências para um dos lados. Várias matérias jornalísticas têm se referido como “estratégia” ao discurso dele de acusar Dilma Rousseff de ser a autora da violão de seus sigilos fiscais, de acusar assim a uma adversária que o vence nas pesquisas por até 26 pontos percentuais de vantagem…

A revista Época desta semana até estampou na capa essa evidência, sob a manchete “A cartada de Serra”, conforme a imagem que ilustra este texto comprova.

Todavia, enquanto chegam até a expor a própria estratégia, os grupos empresariais de comunicação já citados neste texto também produzem manifestações de apoio ilegais a acusações de Serra que de maneira alguma podem ser consideradas como verdadeiras ou falsas, conforme, inclusive, deliberou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recentemente, em resposta a consulta do PSDB à Corte sobre o caso da quebra de sigilos de seus membros.

O caso da “quebra” de sigilos fiscais de tucanos, portanto, não deve ser considerado pela sociedade neste momento. Simplesmente porque, se posteriormente for apurado que a acusação de Serra é verdadeira, bastará à Justiça Eleitoral cassar o mandato de Dilma, uma medida perfeitamente legal e possível de ocorrer diante da comprovação do crime.

A derradeira “Bala de Prata”

Surgem especulações sobre a última “bala de prata” (cartada final de Serra contra Dilma) que a coalizão política formada pelo PSDB, pelo DEM, pelo PPS e pelas empresas de comunicação supracitadas estaria preparando para disparar na antevéspera das eleições, quando a campanha de Dilma Rousseff não puder mais responder ao ataque.

Fala-se em surgimento de denúncias contra a candidata em momento que tão claramente revela que tais denúncias serão produtos de tentativa de reverter a vontade eleitoral da população em favor de José Serra.

Devo dizer que não conheci ninguém, até hoje, que não soubesse que haveria uma denúncia de última hora contra Dilma exatamente como sempre aconteceu com seu padrinho político, o presidente Lula.

A Justiça Eleitoral parece estar aceitando o uso claro e ilegal de concessões públicas de rádio e tevê em benefício da candidatura de José Serra, já que, pela lei, o uso da imprensa escrita por um dos lados não pode ser considerado ilegal apesar de jornais e revistas receberem muito dinheiro público. A ONG que este blogueiro preside, portanto, tentará fazer o TSE tomar uma atitude representando à Corte contra os abusos que estão sendo cometidos.

Todavia, este blogueiro e, até agora, mais de dois mil e quinhentos eleitores brasileiros que o lêem, tentaremos cobrar do TSE que cumpra a sua obrigação. É só o que se pode fazer, além de acreditarmos na maturidade política do povo brasileiro.

.

O "humor" tucano do Casseta&Planeta



Reproduzo matéria de Cláudio Gonzalez, publicada no sítio Vermelho:

Mais de 500 comentários de leitores num único post, quase todos criticando o conteúdo da postagem. Não é todo blogueiro que consegue esta façanha. Mas o "humorista" Cláudio Manoel, do programa Casseta e Planeta, da Rede Globo, conseguiu. Após publicar em seu blog uma imagem ofendendo Dilma e o ex-técnico da seleção, Dunga, mais de 500 internautas escreveram ao blog criticando o baixo nível do ataque.

Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) liberou o uso de sátiras e piadas em referência a partidos e candidatos. Mas o próprio STF ponderou que o humor deveria respeitar limites éticos e não descambar para a propaganda política e a degradação. Parece que a turma do Casseta não entendeu esta parte. Mas o humorista, pelo menos, foi coerente ao permitir que os leitores o criticassem no espaço de comentários. Só depois que a coisa começou a ficar muito feia para ele, é que passou a moderar as mensagens e privilegiar os de simpatizantes de Serra que entraram no blog para apoiá-lo. O que talvez explique o fato da maioria dos comentários mais recentes serem a seu favor.

Em nova postagem publicada no dia seguinte sob o título "Aviso de Posicionamento Eleitoral", Cláudio Manoel tenta se defender: "… não tenho candidato! Ainda estou 100% indeciso ! Não sei se no dia 3 de outubro vou à praia ou fico em casa coçando o saco! PS: comentários com palavrões, xingamentos em geral e com ofensas ou referências a pessoas que nada têm a ver com meu blog serão 100% limados!", avisa o humorista.

Dos mais de 500 comentários publicados, selecionamos 20 que mostram o "humor" dos internautas em relação à charge sem graça e ofensiva que Cláudio Manoel publicou.

Marcio H Silva:
5 setembro, 2010 as 2:50 am

Jogamos 19 copas e perdemos 14. Nesta última que a Globo não se deu bem com as exclusivas, estão querendo detonar o cara. Antes da copa ele era o cara, ganhou tudo, mas como não deu mole para a Globo estão querendo prejudicá-lo. Uns caras criativos como os do casseta se vendendo para os PIGs. Parei de ver o programa e agora que não vejo mais.

Adriano:
4 setembro, 2010 as 4:55 pm

Que pena! Achava que seu humor fosse sadio e apartidário, porém vejo que você se alia a um pensamento ultrapassado de poder. Compreendo que a manutenção do seu emprego venha de tomar esta posição, mas a que custo no futuro seu e de seu país?! Perdeu um fã… se é que isso lhe importa…

Aline:
4 setembro, 2010 as 4:03 pm

Sabe, eu era contra a tal censura dos humoristas, mas agora vejo q é um mal necessário. Já não via esse programinha medíocre mesmo, agora é q nunca mais perco meu tempo com isso.

Anastázia:
4 setembro, 2010 as 3:27 pm

Piadinha tãããão sem graça… Mas eu estou achando muito engraçado o desespero dos opositores de Dilma.

Wilson Campos:
3 setembro, 2010 as 5:50 pm

Leitores não será possível fazer charge com Serra e com o Alckmin, pois eles são tão sem graça, tão sem sal…..Dois verdadeiros picolés de Chuchú que não dá gancho nem para uma piada decente.
A não ser que que o Casseta e Planeta caso eles tenham coragem e provem que são imparciais é claro, façam um quadro cômico com o Serra e o Alckmin saindo de casa e pagando pedágio, entrando na padaria e pagando pedágio, indo para o trabalho e pagando pedágio, como todo cidadão do Estado de São Paulo faz.
Mas para fazer isso acredito que “Eles não tem coragem”.

Almerindo:
3 setembro, 2010 as 4:48 pm

É, Cláudio Manoel (ora, pois, pois)…
Perdeste a grande oportunidade de fazer humor, ao invés de terror. Basta ver a profusão de respostas ao seu ridículo post. Não se iluda. As coisas na internet são assim mesmo, principalmente quando querem tentar avacalhar o que demorou tanto para o povo brasileiro conseguir: ser mais feliz e ter uma vida mais digna! Ou você acha que 14 milhões de empregos nestes 8 anos de governo do Presidente Lula (ele prometeu 10 milhões…) não significam nada???

Como diz o provérbio: prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. E durma com um barulho desses…

Felipe:
3 setembro, 2010 as 4:42 pm

Ih, tá fraco esse “humor-ataque”. Deste jeito a Dilma sobe mais ainda. Quer vê-la com 80%, é?

marta mendes santos:
3 setembro, 2010 as 4:30 pm

Eu já não curtia muito vcs…agora é que não quero ver nem pintados… vcs desceram abaixo de zero no meu conceito: passaram de ridículos à insignificantes… Lamentável!

Ismael Sousa:
3 setembro, 2010 as 4:15 pm

Comentário besta, desnecessário, e não há graça nenhuma… Prefiro vc no Casseta. Humor sim! Desrespeito não!

Fernanda:
3 setembro, 2010 as 4:15 pm

Isso era pra ser piada? Cara, liberdade de imprensa não é sinônimo de “liberdade de ofensa”. Vocês devem respeito, como qualquer cidadão, à pessoa do candidato, pois o simples fato de serem imprensa não o libera para publicar coisas como essas. Vergonhoso, patético, ridículo. Extremamente decepcionante.

elias barreiros:
3 setembro, 2010 as 3:07 pm

É nítido que militantes de ambos os principais concorrentes à presidência têm navegado pela rede para comentar todas notícias pró e contra Dilma e Serra, o que é ótimo para a democracia. Eu não milito por nenhuma candidatura, porém é descarado a campanha pró Serra na grande mídia, e por seus representantes, como o senhor. isso sim é antidemocrático, pois usa a faceta da “neutralidade” para fazer campanha eleitoral, que tenha pelo menos o mérito de assumir um lado da disputa. Medíocre.

Janio Aguiar (Ubajara/CE):
3 setembro, 2010 as 2:56 pm

Cara, esse tipo de ‘piada’ só mostra o desespero e a decadência de vcs! Mesmo Dilma sendo tudo isso que vcs falam, ainda assim vai ganhar de goleada. Presta atenção do tiro no pé que vcs deram: Quem vai ganhar de goleada é isso, e quem vai perder com 20% do votos é o que hein? O Serra tá perdendo até pra umidade do ar. Como vai querer ganhar da Dilma!?

Marcelo Rodrigues:
3 setembro, 2010 as 2:50 pm

Como não consegui rir desta porcaria nem com cosquinhas, vou pagar com um vale-risada, tá bom?

nelson do nascimento filho:
3 setembro, 2010 as 2:22 pm

Cláudio Manoel!!!
Vc fez história ao criar (não sei se foi vc quem criou, mas vc deu vida a ele) o seu Creisson! Não estrague com os pés o seu legado! Faça humor e deixe comentários de política para quem saber fazer! Na boa, rapá! Faça o que vc sabe fazer melhor, faça humor!

Hubert:
3 setembro, 2010 as 2:16 pm

É isso que vcs chamam de liberdade de imprensa? É isso que fazem com a liberdade de imprensa? Eu não acho graça nenhuma, nem se fosse com o Serra! Não espero imparcialidade nem bom senso de funcionários da Globo, mas respeito e responsabilidade seria bom de pessoas que se dizem profissionais de alguma coisa. Sabia que estavam no ramo da palhaçada, mas não desse tipo de palhaçada!

jurandir filho:
3 setembro, 2010 as 7:38 am

Voces, do casseta, acharam engraçado? Eu não achei. Eu faria melhor. Eu poderia mais.

barbara:
3 setembro, 2010 as 4:27 am

Dilma pode levar o país para o buraco? assim como Lula ‘poderia’, em 89, 1994,1998, 2002 e 2006? que lorota mais velha e carcomida. deus do céu, nem a direita rançosa consegue mais achar graça nisto.

Dilma é inexperiente? Não vou discutir a experiência dela, mas a sua, casseta, não tem te servido de nada! E a experiência do PSDB em perder para um governo popular tem servido de alguma coisa? De nada, pois não entende que o país mudou e não vai ganhar as eleições desqualificando o adversário. Por último: é a Dilma que não gosta da mídia ou a mídia que não gosta da Dilma? Um pirulito para quem acertar!

karpov:
3 setembro, 2010 as 3:51 am

Tanta movimentação, tanta mobilização em nome da retomada das piadas com candidatos para vocês publicarem montagens dignas de alunos do ensino fundamental? Francamente seu casseta, volte para o planeta.

Alexandre Henrique:
2 setembro, 2010 as 11:48 pm

Que vergonha hein Casseta? Lamentável a piadinha atendendo aos interesses do patrão. Pensava em anular o meu voto mas o comportamento reacionário da mídia esta fazendo eu mudar de idéia. Apesar dos pesares um grande abraço…

N. faria:
2 setembro, 2010 as 11:47 pm

Não é à toa que o Claudio Manoel recomenda o livro do Demetrio Magnoli, um reaça de primeira linha. Estão em plena sintonia. O Serra acusa os blogs que apoiam a Dilma, de sujos. Será que com acusações grosseiras como essas, ele classificaria esse blog como limpinho?

Em tempo: Para o pessoal do Casseta aprender a fazer humor político com inteligência e sagacidade, sugiro que leiam este texto do blog "Biscoito Fino e as Massas": As aventuras do careca ou fábulo de um país imaginário

.

Qual será o golpe final da Globo?

Reproduzo artigo de Luiz Carlos Azenha, publicado no blog Viomundo:

Bala de prata. Há muito se especula sobre bala de prata. Qual será a “bala” atirada pelo consórcio Organizações Globo/Folha/Estadão/PSDB/DEM na véspera do primeiro turno, em 2 de outubro de 2010, para tentar mudar o quadro eleitoral? Em 2006 foram as fotos do dinheiro apreendido com os aloprados do PT, que teriam tentado comprar um dossiê contra o então candidato a governador José Serra. Ninguém tratou do conteúdo do dossiê: as ambulâncias superfaturadas compradas durante a gestão de Serra no Ministério da Saúde. Aliás, a Globo passou a tratar aquele dossiê como “falso dossiê”, quando todas as informações oficiais mostram que o esquema das ambulâncias superfaturadas vicejou durante a administração Serra.

Naquela ocasião, as fotos “vazaram” justamente na antevéspera da eleição, para que pudessem ser publicadas na véspera, estrelando a edição do Jornal Nacional. Foi obra do delegado Edmilson Bruno, cuja conversa com os jornalistas na hora do vazamento se tornou um clássico da conjunção carnal entre fonte e mídia, com o delegado sugerindo o uso de photoshop, instruindo repórteres sobre como proceder com a divulgação das informações, contando que ia mentir para o superior hierárquico sobre a fonte do vazamento e se referindo a uma “foto da Globo” — tudo isso sob o silêncio complacente dos “profissionais” da mídia.

Na opinião de Luís Nassif, a bala de prata deste ano terá relação com o envolvimento de Dilma Rousseff na resistência ao regime militar. Também acho que seja o mais provável, dado que conheço inúmeros casos de gente que decidiu não votar na candidata do PT depois de receber por e-mail “notícias” (obviamente falsas) sobre crimes atribuídos à candidata. Não é outro o motivo das correntes de e-mail que tem sido bombardeadas diuturnamente na rede contra Dilma: preparar o terreno para alguma ação de grande alcance, provavelmente no Jornal Nacional. Ou seja, quando a bala de prata for disparada funcionará como uma espécie de confirmação. Registro que muita gente recém-chegada ao mundo da rede devota profunda credibilidade à palavra escrita e, por não encontrar na rede fontes de desmentido, tende a acreditar que “onde há fumaça há fogo”. Estranho, portanto, que a campanha de Dilma não tenha preparado algum tipo de vacina preventiva contra as mentiras.

É óbvio que não sabemos exatamente o que vai acontecer, nem quando. Como tem sido assim na história das eleições brasileiras, tudo indica que acontecerá de novo. O que me leva à pergunta seguinte: qual deve ser a consequência para a concessão pública de rádio ou de TV que embarcar na disseminação da mentira? Uma campanha para o cancelamento de assinaturas (das publicações das Organizações Globo), apoiada pelas centrais sindicais, pelos movimentos sociais e pela blogosfera? Uma campanha de boicote aos anunciantes, patrocinada pelas centrais sindicais, pelos movimentos sociais e pela blogosfera? Ações coletiva na Justiça? Punição, dentro das regras já existentes, às concessões que praticarem crimes eleitorais?

Deixo a questão em aberto para que vocês reflitam e façam sugestões. Vou sugerir ao Altamiro Borges, do Centro de Mídia Alternativa Barão de Itararé, que pense em articular algum movimento coletivo que deixe claro, desde já, que tentativas de fraude eletrônica antecipada das eleições de 2010 terão consequências práticas aos que forem patrocinadores dela.

.

O terrorismo midiático na Venezuela

Reproduzo artigo de Natasha Pitts, publicado no sítio Adital:

Não é de hoje que a República Bolivariana da Venezuela sofre com ataques que buscam desestabilizar a paz regional e o governo do presidente Hugo Chávez. A mídia tem sido uma das principais armas desta guerra e uma das provas mais recentes é o documentário "Os guardiões de Chávez", realizado pela Cadeia TV 4, da Espanha. Além de Chávez, jornalistas venezuelanos também se manifestaram contra o plano conspirativo.

Unidos no Movimento pelo Jornalismo Necessário da Venezuela (MPN, por sua sigla em espanhol), jornalistas repudiaram e denunciaram as constantes ofensivas, que estão chegando ao país, principalmente, por meio de um "terrorismo midiático".

"Em sintonia com o sistema neoliberal e o imperialismo, liderados desde Espanha e Estados Unidos, meios de poderosa inserção na opinião pública difamam diária e continuamente o processo bolivariano e o governo democraticamente eleito do presidente Chávez, com ataques que se iniciam e se replicam em nosso próprio país e em toda América através de suas agências internacionais".

ONG’s, grupos políticos e até mesmo organizações e comunicadores venezuelanos estão entre os agentes financiados pelas grandes potências, em sua maioria pelo governo dos EUA, para fortalecer os ataques e se infiltrar no país a fim de exercer controle e influência. De acordo com os jornalistas da MPN, a penetração alcança inclusive universidades que são ‘contaminadas’ com as oficinas realizadas por ONGs que tentam manipular o modo de pensar dos estudantes.

Segundo investigações realizadas pela Dra. Eva Golinger, "Espaço Público" e "Instituto de Imprensa e Sociedade" são as principais organizações venezuelanas que recebem capital estrangeiro e são encarregadas de distribuir os fundos e projetos do Departamento dos Estados Unidos. No mesmo caminho se encontra, há bastante tempo, o ‘quase desaparecido’ Colégio Nacional de Jornalistas (CNP, por sua sigla em espanhol), que chegou a ter como presidente um ex-correspondente da Voz de América, órgão divulgador do Departamento de Estado dos EUA.

Ciente deste panorama de conluio e buscando resguardar a soberania nacional do seu país, os membros do Movimento pelo Jornalismo Necessário solicitaram à Promotoria Geral da República uma profunda investigação para esclarecer todas as "extremas associações antivenezuelanas".

O presidente venezuelano Hugo Chávez também respondeu ativamente aos ataques que buscam distorcer as ações de ser governo e colocar em xeque a ‘gestão do governo revolucionário’. Na coluna, ‘As linhas de Chávez’, o mandatário denunciou e relatou com detalhes as ações da campanha midiática internacional que está sendo articulada contra a Venezuela.

Chávez chamou atenção para o endurecimento dos ataques na medida em que se aproxima o próximo dia 26, data das eleições parlamentares. "Ponderando no mês de batalha eleitoral que se avizinha (...) devemos ter a dimensão exata de como se estão comportando os interesses que querem ver a Venezuela de novo prostrada ante as ordens do império ianque. As forças contrárias à Revolução não só estão em casa, mas também me rodeiam por seus limítrofes e têm a mira posta em setembro", assinalou.

Um dos ataques mais recentes à Venezuela foi o documentário "Os guardiões de Chávez", realizado pela espanhola Cadeia TV 4. O presidente definiu o vídeo como "um conjunto de grosseiras mentiras" e denunciou que a única intenção é criar e estender "uma matriz de opinião para que se declare a Venezuela país fora da lei". O presidente ainda lamentou o fato de grandes meios de comunicação de alcance mundial terem reproduzido as mentiras documentadas.

.

A bala de prata do Jornal Nacional

Reproduzo artigo de Luis Nassif, publicado em seu blog:

Qual a bala de prata, a reportagem que será apresentada no Jornal Nacional na quinta-feira que antecederá as eleições, visando virar o jogo eleitoral, sem tempo para a verdade ser restabelecida e divulgada?

Ontem, no Sarau, conversei muito com um dos nossos convivas. Para decifrar o enigma, ele seguiu o seguinte roteiro:

1. Há tempos a velha mídia aboliu qualquer escrúpulo, qualquer limite. Então tem que ser o episódio mais ignóbil possível, aquele campeão, capaz de envergonhar a velha mídia por décadas mas fazê-la acreditar ser possível virar o jogo. Esse episódio terá que abordar fatos apenas tangenciados até agora, mas que tenham potencial de afetar a opinião pública.

2. Nas pesquisas qualitativas junto ao eleitor médio, tem sobressaído a questão da militância de Dilma Rousseff na guerrilha. Aliás, por coincidência, conversei com a Bibi que me disse, algo escandalizada, que coleguinhas tinham falado que Dilma era "bandida" e "assassina". Aqui em BH, a Sofia, neta do meu primo Oscar, disse que em sua escola - em Curitiba - as coleguinhas repetem a mesma história.

As diversas pesquisas de Ibope e Datafolha devem ter chegado a essa conclusão, de que o grande tema de impacto poderá ser a militância de Dilma na guerrilha. A insistência da Folha com a ficha falsa de Dilma e, agora, com a ficha real, no Supremo Tribunal Militar, é demonstração clara desse seu objetivo. Assim como a insistência de Serra de atropelar qualquer lógica de marketing, para ficar martelando a suposta falta de limites da campanha de Dilma – em cima de um episódio que não convenceu sequer a Lúcia Hipólito.

Aliás, o ataque perpetrado por Serra contra Lúcia – através do seu blogueiro – é demonstração cabal da importância que ele está dando à versão da falta de limites, mesmo em cima de um episódio que qualquer avaliação comezinha indicaria como esgotado.

A quebra de sigilo é apenas uma peça do jogo, preparando a jogada final.

A partir daí, meu interlocutor passou a imaginar como seria montada a cena.

Provavelmente alguém seria apresentado como ex-companheiro de guerrilha, arrependido, que, em pleno Jornal Nacional, diria que Dilma participou da morte de fulano ou beltrano. Choraria na frente da câmera, como o José Serra chora. Aí a reportagem mostraria fotos da suposta vítima, entrevistaria seus pais e se criaria o impacto.

No dia seguinte, sem horário gratuito não haveria maneiras de explicar a armação em meios de comunicação de massa.

Será um desafio do jornalismo brasileiro saber quem serão os colunistas que endossarão essa ignomínia – se realmente vier a ocorrer -, quem serão aqueles que colocarão seu nome e reputação a serviço esse lixo.

Essa loucura - que, tenho certeza, ocorrerá - será a pá de cal nesse tipo de militância de Serra e de falta de limites da mídia. Marcará a ferro e fogo todos os personagens que se envolverem nessa história. Incendiará a blogosfera. Todos os jornalistas que participarem desse jogo serão estigmatizados para sempre.

Todas essas possibilidades são meras hipóteses que parte do pressuposto da falta de limites total da velha mídia.

Mas a hipótese fecha plenamente.

.

Esquivel e a contaminação informativa

Reproduzo artigo de Adolfo Perez Esquivel, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1980, publicado no sítio Carta Maior:

A vida dos povos está submetida aos impactos ambientais, à contaminação auditiva e visual da palavra e das idéias, que impõem o monocultivo das mentes. Os avanços tecnológicos são utilizados muitas vezes para o controle dos meios de comunicação e, assim, para o condicionamento e a manipulação dos povos. Nenhum meio informativo é asséptico, mas deve basear-se na ética e em valores a serviço dos povos e não para se servir dos mesmos.

Uma das grandes conquistas das lutas sociais foi a liberdade de imprensa, o direito de informar e ser informado, mas os grandes monopólios econômicos, ideológicos e políticos que controlam os meios de informação mataram a liberdade de imprensa e querem confundi-la e reduzi-la à liberdade de empresa, duas expressões que não são sinônimas.

A contaminação da palavra e a propaganda midiática chegaram a tal extremo que não permite ver com clareza onde está verdade informativa. A ética e a busca da verdade estão ausentes e prevalece a distorção da realidade. A CNN é o exemplo dessa contaminação de que sofremos povos. Sua ação no Iraque foi e é para justificar a guerra e difundir que esse país possuía armas de destruição em massa. Algo semelhante está sendo armado agora contra o Irã e outros países. Por outro lado, ocultam massacres e assassinatos de crianças e de população civil no Iraque e no Afeganistão, onde os que se dizem defensores da “democracia” se dedicam ao saqueio do patrimônio do povo iraquiano e implantam centros de tortura levando morte e destruição a essa região. Esse povo é acusado de “terrorismo islâmico”, quando os verdadeiros terroristas são os torturadores e assassinos que invadiram esses países, violando os direitos humanos, os direitos dos povos e todas as convenções internacionais.

Os grandes monopólios informativos da Europa, Estados Unidos e América Latina estão em uma forte campanha internacional para atacar e desprestigiar governos como o de Hugo Cávez, na Venezuela, acusando-o de tirano e de todos os males, ignorando em seus esquecimentos intencionais que Chávez é um dos poucos presidentes que se apresenta para eleições e é reeleito pelo povo, por suas políticas sociais e trabalho em favor dos setores mais pobres da população.

Outro alvo midiático dessa campanha de desprestígio é o presidente Evo Morales, da Bolívia, que enfrenta a campanha e a ação dos meios concentrados de comunicação, contra um governo que tem buscado a integração e a vida dos povos em um país pluricultural e nacional, desagradando aos interesses econômicos e políticos que sempre dominaram a Bolívia.

As campanhas midiáticas dos grandes monopólios informativos são dirigidas buscando uma contaminação mental que debilite os governos progressistas. Através do tempo vemos que o mesmo ocorre com Fidel Castro e o governo cubano; 50 anos de resistência e assombro no mundo diante dos avanços e da capacidade de seu povo, com seus programas de saúde, educação, luta contra o analfabetismo e a pobreza.

Cuba é um povo solidário com outros povos mais necessitados e os fatos falam por si mesmos. Há muito tempo, antes do terremoto que assolou o Haiti, Cuba enviou médicos, educadores e técnicos para apoiar e trabalhar solidariamente junto ao povo haitiano, vítima da pobreza, marginalidade, violência social e estrutural e de desastres naturais. Os Estados, como resposta às necessidades do povo haitiano, enviou 20 mil soldados para controlar e submeter o povo. Mas disso não se fala. A intenção das campanhas jornalísticas é estar a serviço dos interesses econômicos e políticos dos poderosos para submeter os povos.

Muitas ações solidárias e fatos positivos são ocultados pelos meios informativos. A presidente Cristina Fernández de Kirchner, em sua viagem a Europa, lembrou a crise vivida por esses países e sugeriu não aceitar a receita do FMI e do Banco Mundial, advertindo a respeito das graves conseqüências que elas já tiveram na vida do povo argentino. A soberba dos grandes meios de comunicação europeus recebeu essa advertência de forma depreciativa, falando “dessa senhora que quer nos ensinar o que devemos fazer”. Seria bom e saudável que prestassem atenção aos conselhos da presidente que solidariamente lhes estendeu a mão.

Já defendi publicamente e reafirmo que a Lei de Meios Audiovisuais sancionada pelo Parlamento argentino é necessária, já que permite romper o controle dos monopólios informativos, gerar o pluralismo jornalístico e recuperar a liberdade de imprensa. A reação das corporações, como o grupo Clarín, desatou uma campanha virulenta contra o governo acompanhada pela voracidade de uma oposição sem idéias, que busca unicamente golpear o governo e que tem todos os meios de comunicação à sua disposição, como a pitonisa que anuncia todo tipo de catástrofes, sem diferenciar as contribuições e avanços do governo, assinalando apenas seus erros e aumentando sua real dimensão. Isso é um fator preocupante para a vigência da democracia no país.

Com o tema da Papel Prensa, empresa monopolista, é preciso investigar as ações da ditadura militar e quem se favoreceu com elas. A família Graiver foi submetida a seqüestros, torturas, cárcere e morte, além de ter seus bens todos apropriados. O governo argentino iniciou uma investigação para determinar responsabilidades. Manobras similares a esta envolvendo a Papel Prensa foram utilizadas pela ditadura militar para se apropriar das empresas e recursos dos irmãos Iaccarino, vítimas da violência e da impunidade desses anos.

Ao mesmo tempo, o governo – e tenho assinalado isso em reiteradas oportunidades – não sabe e não quer dialogar. É um governo de confrontação e agudização dos conflitos, movendo-se com muita soberba e pouco sentido político para resolver os problemas do país, somando-se a isso as políticas provinciais dos senhores feudais, que fazem o que querem e não o que devem, e estão levando as províncias a um quadro de desintegração social, cultural, política e econômica.

A política neoliberal impulsionada pelo governo não se modificou desde o menemismo que tanto dano trouxe ao país. Pelo contrário, aprofundou-se, porque uma coisa são os discursos progressistas e outra é a realidade. O problema político e econômico do governo e da Sociedade Rural Argentina, não são muito diferentes. A disputa está em quem fica com o pedaço maior da torta. Basta ter em mente que o governo não faz nada para frear os danos ambientais e os agrotóxicos, a exploração de megamineradoras com seus desastres e danos para a saúde das populações e de suas economias regionais e familiares.

Por outro lado, devemos ter presente que o governo, em suas contradições, avançou em diversos campos sociais. Seria importante para o país que as forças progressistas, opositoras ao governo, apresentassem alternativas ao modelo atual, ao invés de ficar apenas fazendo críticas que não vão para nenhum lado. Os desafios são enormes e é preciso repensar o país, gerar um novo contrato social que permita avançar em sua construção democrática e a vigência dos direitos humanos em sua integridade. A liberdade de imprensa permitira uma maior consciência crítica e o fortalecimento de valores éticos, sociais, culturais e políticos. Superará a contaminação informativa e, assim, poderá repensar o país que queremos.

.