quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Globo culpa Lula pela tragédia no RJ

Reproduzo artigo de Augusto da Fonseca, publicado no blog Festival de Besteiras na Imprensa:

No dia 11 passado, escrevi um post – que repercutiu em toda a blogosfera -, com o título “Alaga São Paulo”: imprensa continua atuando de forma irresponsável!

Neste post demonstrei como as Organizações Serra (Globo, Folha, Estadão e Veja, entre outros) se omitiam de cobrar dos governos tucanos e do DEM, no Estado de São Paulo, suas responsabilidades pelas tragédias que se seguem após cada chuva intensa, normal no verão.

Profeticamente, escrevi o seguinte parágrafo:

“Daqui a pouco, as Organizações Serra vão inventar um jeito de mostrar que tudo isso que ocorre anualmente em São Paulo é culpa do Lula e será culpa da Dilma.”

Não deu outra! O jornal O Globo – a rede Globo em geral – que passou estes últimos dois meses atribuindo às chuvas a culpa pelas seguintes enchentes, alagamentos, transbordamentos de rios em São Paulo, precisou de apens dois dias de tragédia no Rio para fazer o que?

Colocar a culpa de todas as tragédias no Governo Lula!!!

O Globo surtou de vez, ou será que os Marinho acham que um leitor medianamente esclarecido vai aceitar que as obras de contenção e de prevenção de encostas e a repressão à ocupação irregular das mesmas é culpa do governo federal?

Será que O Globo pensa que o seu leitor é burro o suficiente para não saber que o governo federal não tem atribuição para fazer nada disso, que são atribuições das Prefeituras e dos Governos Estaduais???

O Globo não sabe que o governo federal tem recursos financeiros para estados e municípios, mas que só pode liberá-los mediante existência de projetos, o que raramente ocorre?

Quem tem atribuição para fazer mapeamento de risco? A Prefeitura ou o Governo do Estado.

Quem tem atribuição para reprimir as ocupações ilegais ou de risco nas encostas (incluindo a ocupação dos riscos nos morros da Zona Sul do Rio)? A Prefeitura e o Governo do Estado.

Quem tem atribuição para construir obras de contenção de encostas? A Prefeitura ou o Governo do Estado.

Quem tem atribuição para construir obras de amortecimento das enxurradas? A Prefeitura ou o Governo do Estado.

O governo federal, somente se solicitado e mediante projeto adequado, pode liberar algum recurso financeiro, mas o grosso desses recursos têm que vir dos cofres das Prefeituras e dos Governos dos Estados.

*****

Tenham certeza de que a rede Globo vai bater bumbo o dia inteiro na responsabilidade do Lula por tudo o que está acontecendo no Rio. Tudo o que ela tinha que ter feito em São Paulo e não fez.

Essa conjugação de omissão em relação a São Paulo e de exacerbação da luta política contra os governos Lula e Dilma dá toda a razão ao Paulo Henrique Amorim que os classifica como imprensa golpista.

Esse é o único objetivo do Globo: derrubar a Dilma, já que não conseguiu derrubar o Lula.

Nesse intento, esperem atuações patéticas do Jabor, da Míriam, do Merval, do Bonner, do Waack, do Piotto e de outros militantes do movimento “Derruba a Dilma“.

Para concluir, é importante ressaltar a minha posição. Eu não critico apenas o Serra e o Kassab. Ao contrário, eu sempre digo que o papel da chuva é chover, o papel dos governantes é eliminar ou minimizar os efeitos das chuvas intensas e das prolongadas, mas tão importante quanto, o papel de uma imprensa sadia – e não golpista – é informar corretamente e cobrar dos governantes – especialmente dos prefeitos e governadores – ações preventivas, com investimentos volumosos, mas também com ações de emergência, quando a tragédia ocorre.

.

10 comentários:

Paulo Morani disse...

Escrevi a pouco sobre o especial deles sobre o governo. o tiulo era "O goebbels enlouqueceu de vez". Veja lá no me blog www.paulomorani.com.
Nós vamos ter que ficar atentos pois o PIG não descança!

Alessandra Maria disse...

Não nos façamos de trouxas. Com o poderio das organizações Roberto Marinho, cá pra nós, sabemos que a Globo elege quem ela quiser! Se o Lula subiu à presidência e o PT continua no poder, certamente é com o aval da Rede Globo. Essa oposição de fachada, que a Rede Globo sabe que não prejudicará a manutenção do PT no poder, só serve mesmo pra distrair os verdadeiros opositores, deixá-los pensar que o socialismo não está implantado no Brasil e que está longe de ser.

Não há prejuízos eleitorais significativas causados por esse tipo de reportagem - isso já está provado!

Leonardo Scalercio disse...

Anotem aí: o tal movimento para tentar derrubar Dilma começará enchendo a bola dela e desqualificando Lula. Com Lula supostamente desconstruído, ficaria, em tese, fácil para derrubar Dilma. É a filosofia maquiavélica e neo-liberal:

Descontextualizar para manipular
Dividir para dominar.

Lei de medios já, Presidenta!

Robson Zen disse...

Concordo com você a respeito da Globo. Ela realmente quis derrubar o Lula e com certeza irá tentar derrubar a Dilma.
Mas descordo quando você diz que isso não é um problema do governo federal. Isso que aconteceu no Rio e acontece em várias regiões do país, basta lembrar o caso de SC no final de 2008, é sim também responsabilidade do Governo Federal. Entendo e sei que tudo depende de projetos mas cadê a sensibilidade de nossos governantes?
Acredito plenamente que nosso país só irá mudar quando especialistas e críticos em política e em causas sociais como parece ser o caso do sr., que com certeza deve ter muito mais conhecimento na área do que eu, pare de vez com essas richas políticas mesquinhas e começem a dar o verdadeiro valor que o povo brasileito merece.
Afinal de contas se a Globo tenta derrubar o PT e seus candidatos, você está aqui os defendendo. Então como pode você criticar algo que está fazendo, mas para o lado contrário?
Vamos de uma vez por todas lutar por dias melhores! Ter a sensibilidade, como já falei, em destinguir o que é melhor para a nação sem pensar em posições partidárias agoístas.
O Brasil merece, nós merecemos!

Newton Almeida disse...

Muitos programas do rádio e televisão estão fazendo a cobertura dessa catástrofe climática. Comentários pertinentes estão sendo feitos, análises sobre a ocupação do solo desordenada, crescimento das cidades, moradias em áreas de risco. Mas apenas um, que eu tenha percebido, ressaltou que pela quantidade de chuvas que caíram não existiria cidade que suportasse, sem que houvesse vítimas. Foi uma catástrofe climática. Contra as forças da natureza ainda somos pequenos e frágeis. Esse único que ressaltou a enorme quantidadede de chuva, sem precedentes, foi o Coronel Roberto Robadey, Coordenador da Defesa Civil de Nova Friburgo, registrando a informação de 300 mm de chuva em cerca de 36 horas.
Nós assistimos, mês a mês, semlhantes tragédias mesmo em países desenvolvidos. Na Austrália , há dez dias atrás chuvas fortes inundaram vastas regiões daquele desenvolvido país, deixando muitos mortos. Nem os Estados Unidos escapam das forças da natureza , basta lembrar de New Orleans e o Furacão Katrina.
O número de vítimas já passa de 400. Deve ser a maior tragédia já ocorrida em nosso estado.
Podemos trabalhar , e devemos, para diminuir o risco desses fenômenos, mas simplesmente evitá-los ainda não está ao nosso, humano, alcance.
Parabéns pelo seu texto !!
Newton Almeida
http://limpezariomeriti.blogspot.com

Luis Rodrigues disse...

Cada um tem o Tea Party que merece. A Globo é o nosso.

Anônimo disse...

Tenho evitado ao máximo assistir esse nefasto canal de TV. Hilário foi o fato de que ser assinante da revista Época por um ano foi o que me abriu os olhos para a verdade.

Será que a Globo vai usar o perito Molina pra tentar provar que a catástrofe no RJ é culpa do PT?

Márcia Fantinatti disse...

Miro, parabéns pelo blog! Ajude-nos a ajudar o "El País"! Colabore com a divulgação da foto legendada que segue! Gratas, Márcia Fantinatti e Priscila Virgínio, jornalistas blogueiras

Alguém avisa o jornal El Pais que a foto não é do PV-PSDB lamentando tragédias no Rio de Janeiro. É do apoio do Gabeira ao Serra, no 2º turno das eleições no Brasil, 2010 http://twitpic.com/3qny4m

Anônimo disse...

A Globo e a galera que se define como ambientalista estão tentando projetar a culpa para o governo federal. Culpam a reforma do Código Florestal (!) que ainda nem foi aprovada como causa, ou a construção de Belo Monte (!) que nem foi iniciada, como fatores de risco ambiental. Nada é culpa da sociedade desigual ou do evento climático anormal (estive em Petrópolis no Ano Novo e já chovia a cântaros). Se houver furacão no Brasil, a culpa será de Lula ou de Dilma, e de qualquer intervenção ambiental necessária para desenvolver o país.

Anônimo disse...

Maldita Globo, manipulou mais de 1000 pessoas para morarem em áreas de risco e depois colocarem no JN os 1000 mortos como culpa de Lula e Dilma!

Com certeza é coisa das Organizações Serra. Aliás, a culpa é do Serra, apesar do PT e seus lambe-bolas como S. Cabral estarem no poder a tanto tempo!

Essa Rede Globo é podre, vou só assistir a Rede Record agora com o progressista Edir Macedo. Amém, irmão?