domingo, 20 de fevereiro de 2011

Cearenses na luta pela regulação da mídia

Reproduzo artigo de Eason Nascimento, publicado em seu blog:

Na noite desta sexta feira, dia 18, o Instituto Nordeste XXI, promoveu o Debate Mídia : Regulação e Democracia, que contou com as presenças ilustres de Altamiro Borges e Paulo Henrique Amorim.

O auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, ficou pequeno para um público estimado em mais de 1.000 pessoas, que ali se comprimiram para ouvirem os dois jornalistas. A maioria da platéia era formada de jovens estudantes.

Inicialmente Altamiro Borges fez uso da palavra para explicar sobre a criação e os objetivos do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, em homenagem ao irreverente jornalista gaúcho Apparício Torelli, considerado um dos criadores do jornalismo alternativo no país.

Segundo Altamiro, o centro procura se somar com outras entidades e movimentos sociais que lutam pela democratização da comunicação, visando conquistar maior pluralidade e diversidade informativa e cultural no país, tendo como principais objetivos : contribuir na ampliação da militância na luta pela democratização da comunicação, fortalecer os fóruns existentes e incentivar novos espaços de atuação, reforçar as mídias alternativas, comunitárias e públicas, investir na formação dos novos comunicadores e aprofundar os estudos sobre o papel da mídia na atualidade.

Ao citar a realização do I Encontro de Blogueiros independentes, ocorrido em São Paulo e relembrando que Serra batizou os blogs que a ele fizeram e fazem oposição, de blogs sujos, Altamiro gerou risos na platéia ao acrescentar que Maria Judith Brito, dirigente do grupo Folha de São Paulo e presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais), foi indicada para receber o prêmio Corvo, “estranhamente” por ela rejeitado.

Paulo Henrique, em seguida, prendeu a platéia com sua maneira habitual de se dirigir ao público, recheando sua participação com informações contra a mídia nacional e em especial contra a Rede Globo de Televisão. Desde a sua criação pelo grupo Time Life, passando pelo período da ditadura e até os dias de hoje, PHA exemplificou os casos mais graves segundo ele de agressão à democracia pela emissora dos Marinhos.

Com um humor ferino e mostrando que conhece como poucos a história da imprensa no país, foi interrompido diversas vezes pelos aplausos e risos dos presentes. Provocou Francisco Bezerra o organizador do evento, já começando a cobrar dele, as “atribuições” que minutos antes, Altamiro atribuíra ao cearense, no sentido de organizar o Barão de Itararé no Ceará.

Foi uma noite importantíssima para a democracia. Todos saíram do auditório crentes que o marco regulatório é essencial para que se alcance a democratização das comunicações no país e que precisa ser implantado a curto prazo. Do interesse demonstrado por todos, se comprovou que o cearense se encontra engajado nesta luta, bem mais do que se previa. Que esta áurea se espalhe por todo o país. Viva a democracia. Viva o Brasil.

3 comentários:

COM CONTINUAÇÃO - POR FELIPE KLAMT disse...

Prezado Miro,

Informo que hospedei o seu competente blog no Com Continuição - www.comcontinuacao.blogspot.com

Felipe Klamt
felipeklamt@yahoo.com.br

Lulu Feminista de Arake disse...

Caro Altamiro Borges,

Foi com imensa satisfação que estive presente à Palestra sobre Mídia, com vossa ilustre presença. Sou estudante de jornalismo e mantenho um blog sobre variedades femininas e feministas. Aliás, com todo respeito à figura de Paulo Henrique Amorim e sem desmerecer sua contribuição ao jornalismo brasileiro, não posso, no entanto, deixar de expor minha opinião quanto ao seu breve, porém valioso pronunciamento. Considero sua fala a mais importante e útil para o tema abordado durante o evento, dada a parcialidade de PHA que acabou conduzindo o debate para questões meramente "Globais". Mas, não obstante minha leve decepção, sinto que valeu a pena pela oportunidade de ouvir suas palavras e despertar meu interesse pelo projeto do Centro de Estudos Barão de Itararé, o qual desejo todo o sucesso do mundo!

Grande abraço!
Luciana Benevides

Eason Nascimento disse...

Meu caro Altamiro, fiquei honrado por você ter publicado neste seu blog, meu post sobre a presença sua e de PHA, em Fortaleza. Valeu.