domingo, 27 de fevereiro de 2011

Mídia contra Cuba: pobres leitores

Reproduzo artigo de blogueiro cubano Iroel Sánchez, publicado no blog La Pupila Insomne:

“Temos o prazer de comunicar que, a partir do próximo dia 7 de março, você receberá de segunda-feira a sexta-feira, sem nenhum custo adicional, o diário ‘El País’ da Espanha, junto com seu exemplar do ‘El Nuevo Herald’” – carta enviada aos assinantes do jornal de Miami e assinada por Armando Boniche, diretor de circulação do “El Nuevo Herald”.

A notícia foi anunciada no blog de Miami “Café Fuerte”, adicionando que o Grupo Prisa – proprietário do “El País” – pagará ao “Herald” pela distribuição 300 mil dólares anuais.

A mesma informação especula que esta operação será um “salva-vida para ‘El Nuevo Herald’”, já que o lucro da empresa McClatchy – proprietária do Herald – caiu 42% no quarto semestre de 2010 (14,9 milhões de dólares e, em 2009, 23,8 milhões de dólares). A venda de anúncio diminuiu 6,9% e a circulação em 3,3%.

Parece que após um bom tempo de amores clandestinos, o diário “El País” decidiu formalizar sua paixão por Miami. “O jornal caiu muito em suas coberturas, há muitas queixas, incluindo o impacto dos temas locais...”, disse um analista sobre o “El Herald”, citado por “Café Fuerte”. E ainda mais forte são os questionamento da censura e manipulação contra o jornal do sul da Flórida, que intoxica toda a imprensa anticubana desse ambiente.

Mas isso não deteve o Prisa, que há tempos corteja o “Herald”. Além de imitar sua medíocre cobertura sobre Cuba, o conglomerado midiático espanhol concedeu o Prêmio Ortega e Gasset de Melhor Trabalho Informativo para o “El Nuevo Herald” por sua “qualidade, pluralidade e rigor informativos, apoiado por uma excelente equipe profissional.

Bom. Que sejam felizes e comam perdizes... pobres leitores de Miami que agora terão doses duplas de mentiras e manipulações.

1 comentários:

Noir disse...

Muito bem Miro, realmente são duas porcarias impressas.
Vc precisa ler o ABC e o La Razón, são impressos na tumba do Franco.