quarta-feira, 23 de março de 2011

Canalização, sim! Despejos, não!

Reproduzo matéria do blog Rede Extremo Sul:

Neste momento [manhã do dia 13], cerca de 300 moradores da Favela Esperança, na Vila Joaniza [capital paulista], protestam contra os despejos que estão ocorrendo em sua comunidade. Além de uma marcha até a Subprefeitura da Cidade Ademar, os moradores estão travando a Avenida Yervant Kissajikian, e existe risco de confronto com a polícia.

Os manifestantes denunciam uma série de ameaças e intimidações por parte das assistentes sociais e de outros funcionários da Prefeitura, e afirmam que a proposta que lhes está sendo apresentada, o auxílio-aluguel de 400 reais, não é uma alternativa aceitável. Ao contrário, exigem que seja feita a canalização do Córrego Zavuvus sem a remoção dos moradores, muitos dos quais residem na comunidade há 30 e mesmo 40 anos.

Para mais informações, entrem em contato com: Edmilson (6886-8718); Adriana (81899709); Edilson (66670570).

Vejam abaixo as reivindicações dos moradores:

São Paulo, 23 de março de 2011

Ao Subprefeito da Cidade Ademar,

Nós, moradores da Favela Esperança, na Vila Joaniza, declaramos que auxílio-aluguel de 400 reais não é política habitacional, e reivindicamos:

1) Paralisação imediata dos despejos que estão em curso em nossa comunidade. Basta de assédios, ameaças e outras formas de violência contra os moradores e as moradoras da Favela Esperança;

2) Que seja feita a canalização do Córrego Zavuvus sem a remoção das famílias que residem próximas a ele, como ocorreu perto do Colégio 24 de março e de outros lugares de nossa região. Só aceitaremos remoções pontuais caso seja apresentada às famílias em questão uma real alternativa habitacional – ou seja, caso a família deixe sua casa já com a chave de sua nova casa própria -, e caso essas famílias estejam de acordo. Fora isso, admitiremos apenas remoções temporárias, combinadas contratualmente, durante o tempo de realização das obras.

Solicitamos que estas reivindicações sejam encaminhadas aos demais órgãos competentes, como a Secretaria Municipal de Habitação e o Programa Mananciais, e que nos seja apresentada a resposta sobre o segundo ponto da reivindicação em nova reunião a ser realizada num prazo de 15 dias.

Moradores e Moradoras da Favela Esperança, Vila Joaniza.

0 comentários: