sexta-feira, 18 de março de 2011

“Operação de guerra” de Obama no Brasil

Por Altamiro Borges

A visita de Barack Obama ao Brasil demonstra toda a prepotência do império. Mesmo decadente, agonizando numa grave crise econômica e moral, o governo dos EUA gosta de esbanjar força e de fazer pirotecnias. Outros presidentes já visitaram o país no período recente – entre eles, o da China e o da França, para citar apenas dois casos extremos – e não se viu tanta encenação.

A mídia nativa, sempre tão colonizada, parece mestre de cerimônia. Bajula o “imperador” Obama; de quebra, fustiga a política externa altiva do ex-presidente Lula e estimula a cizânia no governo Dilma. William Bonner faz tietagem explícita na telinha da TV Globo. As emissoras de televisão, concessões públicas, convocam a população a beijar a mão do presidente dos EUA.

Território ocupado pelos EUA

Além de toda a pirotecnia, com a distribuição de bugigangas aos “súditos”, o governo ianque montou uma autêntica operação de guerra para a visita de Obama ao Rio de Janeiro. Sua comitiva terá 800 pessoas. “Um porta-aviões da Marinha americana trará ao Rio cinco helicópteros e cerca de 300 carros, parte deles de segurança”, informa Raphael Gomide, do portal IG.

“A mais alta autoridade dos EUA só anda em veículos próprios, daí a razão dos cinco helicópteros serem transportados de navio ao país. Também serão trazidas duas limousines presidenciais blindadas, chamadas de USA One – a exemplo do avião presidencial Air Force One – ou pelo apelido de ‘A Besta’. A ‘segurança aproximada’ do presidente dos Estados Unidos será feita por agentes do Serviço Secreto americano”. É como se o centro da capital carioca fosse transformado num território ocupado pelos EUA!

4 comentários:

cao@dino disse...

o tio sam comete desmandos pelo mundo a fora e quando tem que botar o nariz para fora da porta tem medo.obama deveria levar uma bolinha de papel na cabeça para deixar de ser bobo.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Seu Vavá disse...

O mais triste é ver a mídia servindo de bajuladora ao presidente dos EUA. William Bonner tentará beijar a mão dele... Concerteza!

Anônimo disse...

Miro, concordo com suas preocupações e fico indignado de saber que a sacada do teatro municipal será palco para Obama falar ao povo brasileiro. A Cinelândia sempre foi palco de manifestações da esquerda e dos movimentos democráticos brasileiros, portanto é uma afronta a história brasileira eles usarem esse espaço.
Obama, não é bem vindo ao Brasil.

Wander Geraldo - São Paulo

Raersil disse...

...pra quem não sabe, é o preço da liberdade made in USA: "a ETERNA VIGILÂNCIA". HAHAHAHAHA!!!...