segunda-feira, 18 de abril de 2011

Estadão sobe os juros e faz ameaças

Reproduzo artigo de Luiz Carlos Azenha, publicado no blog Viomundo:

Quem, como eu, é leitor regular do Estadão, nota que por trás da paginação do jornal existe uma ideia econômica: a ortodoxia mercadista.

Esqueça o noticiário objetivo, é o lobby dos juros em ação.

O Estadão se aproveitou de uma declaração anódina do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, para aumentar os juros em 0,5%.



Segundo o jornal, uma palestra de Tombini em Washington “estimulou” analistas a elevar “apostas”.

O jornal Valor Econômico esclareceu:

Declaração de Tombini teria sido ‘superdimensionada’:

As declarações do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, na sexta em Washington foram “superdimensionadas” pelo mercado, afirmou ao Valor uma fonte que acompanha de perto a estratégia de política monetária. “O que o Tombini disse não tem sentido nem de quantidade nem de tempo”, disse. “A mensagem é que o BC está de olho na meta a ser cumprida em 2012 e vai analisar o que fazer de acordo com as circunstâncias”, afirmou. Na sexta, Tombini agitou o mercado ao afirma que o BC “está no meio de um ciclo de aperto monetário” e “que tem muito trabalho a ser feito”. Apostava-se que Tombini havia sinalizado que será mais duro na reunião desta semana do Copom. Para a fonte do Valor, a frase de Tombini não significa “nada” sobre a reunião.


Em seguida, como notou o Luís Nassif (o que também ajuda a explicar porque o Estadão quer demitir o Nassif da TV Brasil), o Estadão ensaiou uma tentativa de assassinato de reputação de economistas que concordam com a política atual do BC para enfrentar a inflação:

"Governo monta 'rede de proteção' entre economistas; O Planalto e as equipes do BC e da Fazenda buscam o apoio de formadores de opinião para a defesa da estratégia anti-inflação".

Hoje, na reportagem "Meta é não perder o encanto do crescimento", o jornal finalmente faz o que deveria ter feito desde sempre: demonstra que não existe unanimidade na ortodoxia mercadista; ouve Delfim Netto e Francisco Dornelles e resume a política econômica do governo Dilma reproduzindo declaração de um ministro:

“O governo não vai perder o controle da inflação, mas também não quer derrubar o crescimento a ponto de gerar aumento de desemprego”.

0 comentários: