terça-feira, 26 de abril de 2011

Programa da MTV revolta internautas

Reproduzo matéria de Vladimir Ribeiro, publicada no jornal ABCD Maior:

Um dos quadros do programa "Comédia MTV" causou polêmica entre internautas e familiares de autistas pelo Brasil. No esquete que teria sido exibido na última semana de março, os atores fazem uma paródia do antigo programa do SBT "Casa dos Artistas", que foi rebatizado de "Casa dos Autistas".



Durante a encenação, que tem pouco mais de dez minutos, os atores do programa simulam ser autistas, sendo que um deles faz um autista que tem um surto diante das câmeras. “Assisti ao vídeo três vezes e chorei muito porque meu filho teve um surto e ficou sedado no hospital, e isso não é engraçado”, disse a tradutora Alba Regina Marchesini Milena, moradora de Santo André.

Alba é mãe de Lucas Marchesini, que tem 15 anos e é autista. “Já passamos por todos os tipos de situações de preconceito. Desde gente que passa e fica olhando até dois meninos que riam do Lucas e a mãe deles, que estava perto, não fez nada para conscientizar as crianças”, disse.

Para tentar uma retratação por parte da emissora, internautas iniciaram um abaixo-assinado para que o vídeo seja retirado do ar e a emissora faça um pedido de desculpas. “Quem deveria ajudar a educar não o faz. Deveriam ter pensado no público-alvo da MTV, que são adolescentes e não irão se furtar de usar a palavra ‘autista’ de forma pejorativa”, afirmou Alba.

Ministério Público

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) ingressou, na segunda-feira (25/04), com uma representação no Ministério Público Federal para que sejam tomadas providências com relação a questão.

No documento, o deputado classifica o “Casa dos Autistas” como discriminatório que explora de maneira preconceituosa a imagem das pessoas com transtornos globais do desenvolvimento.

A representação está baseada na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da qual o Brasil é signatário. O texto da Declaração diz que “os Estados Partes proibirão qualquer discriminação baseada na deficiência e garantirão as pessoas com deficiência igual e efetiva proteção legal contra a discriminação por qualquer motivo”.

2 comentários:

CarlosCarlos disse...

Realmente.. humor tem limite, não é questão de ser "politicamente correto" e sim ter bom senso e zuar quem merece ser zuado, que não é o caso dos autistas, por exemplo.. porque não fazem programas inteiros zuando os ricos, com suas atitudes e falas totalmente sem noção, isso sim merece toda esculhambação!!!

RESPEITO TOTAL AOS AUTISTAS!!!

CarlosCarlos

Sergei Korolev disse...

ah.. na boa dessa forma daqui a pouco ninguem vai poder contar piada de nada