segunda-feira, 30 de maio de 2011

"Não mais sangue", do México a Barcelona

Por Iroel Sánchez, no blog cubano La Pupila Insomne:

Neste sábado, 28, na Cidade do México, ativistas pintaram de vermelho a água da fonte de Diana Caçadora. A performance ocorreu no centro do “Paseo da Reforma” e durou meia hora, quando as autoridades deixaram de bombear o líquido, escreve o diário La Jornada. No protesto, com temas como “Não mais sangue” e “Nem mais um morto”, um grupo de manifestantes exigiu o retorno do exército para o quartel e denunciou a estratégia governamental de enfrentar o narcotráfico, que muitos acreditam que só faz aumentar a violência.


O que ocorreu no México são palavras de ordem que poderiam ser aplicadas também ao comportamento da OTAN e dos Estados Unidos na Líbia, Iraque e Afeganistão, ou à intervenção das autoridades em Barcelona, sexta-feira (27), contra os manifestantes que pedem “Democracia real já”.

Certamente, o jornal espanhol El Mundo publica que no dia 28, na comemoração do título da Liga dos Campeões do FC Barcelona, 132 pessoas ficaram feridas, no local bem próximo de onde foi reprimido pela polícia catalã uma manifestação pacífica no dia anterior.

Mais uma mostra de que é o sistema que produz a violência poderá ser visto neste vídeo com imagens feitas da praça Catalunya, que acompanha a canção de Liliana Felipe “Nos tienen miedo porque no tenemos miedo”, realizado por Cubadebate:



* Tradução de Sandra Luiz Alves.

0 comentários: