domingo, 19 de junho de 2011

A luta da blogosfera progressista

Por José Dirceu, em seu blog:

Com muita satisfação, participei na tarde deste sábado do II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas aberto ontem em Brasília. Durante três dias, blogueiros, militantes de movimentos sociais e representantes do poder público debaterão os caminhos e desafios da Internet.
Analisei com os demais blogueiros este meu diário na Internet, o espaço que todos nós abrimos aos movimentos sociais. Em foco, também, as tentativas que não cessam de parte dos conservadores, em particular da velha mídia, de sufocar e censurar os blogs por medo da concorrência.

Na abertura, nesta 6ª feira, cerca 500 pessoas lotaram o auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) na capital federal. Entre as bandeiras de luta conjunta, como bem lembrou Maria Frô, coordenadora da mesa, estão a democratização da comunicação e a liberdade na Internet e a difusão da banda larga em todo o país.

Blogosfera livre, um direito de todos

Saudados pelo governador de Brasília, Agnelo Queiroz, que reafirmou a meta de 100% de banda larga na capital federal, os blogueiros contaram com o pronunciamento do ex-presidente Lula que defendeu a banda larga como um direito de todos os brasileiros.

“Temos menos computador e gente na Internet do que deveríamos ter - assinalou o ex-presidente - mas estamos num processo de avançar. Estou convencido de que a presidenta Dilma vai continuar trabalhando com mais força e vigor para que consigamos fazer da banda larga um direito de todos, inclusive das pessoas que não têm dinheiro para pagar”.

Aplaudido pelo público, o ex-presidente ressaltou, também, o papel da blogosfera hoje no país, uma alternativa para que a sociedade formule e veicule suas próprias ideias e o cidadão exerça o seu direito de ser também um formador de opinião pública.

Lula: "a direita não brinca em serviço"

Ele analisou a importância da liberdade de opinião e reconheceu o papel da blogosfera na defesa da liberdade de expressão durante o seu mandato: “Não vou esquecer nunca o papel que vocês tiveram na defesa da liberdade de expressão durante os oito anos do meu governo e nas eleições."

O ex-presidente lembrou, também, episódios da campanha de 2010, como a farsa montada em torno da bolinha de papel que teria atingido o então candidato à presidência José Serra. Analisando o baixo nível do debate durante as eleições, Lula afirmou que os blogueiros "evitaram que os falsos formadores de opinião ditassem regras do que deveria acontecer no país".

"Nós precisamos agir com muita seriedade, porque a direita não brinca em serviço. Temos que ter seriedade e não perder nunca a razão, para não perdermos a causa", advertiu o ex-presidente, comemorando, também, o sucesso do encontro de blogueiros aberto ontem em Brasília.

0 comentários: