sábado, 4 de junho de 2011

Vem aí o II Encontro dos Blogueiros

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Éramos seis… Parece até nome de novela, mas trata-se do “quórum” auferido pela Comissão Organizadora do Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, agora em sua segunda edição. Um alto quórum, diga-se, pois as agendas dos organizadores costumam estar cheias.



Altamiro Borges, Diego Casaes, Eduardo Guimarães, Luiz Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim e Rodrigo Vianna reuniram-se em 31 de maio último para finalizar decisões quanto ao Encontro que ocorrerá em Brasília entre os dias 17 e 19 próximos.

Apareceu, porém, um convidado inesperado: uma garrafa de Jack Daniel’s. O bom e velho uísque ajudou a descontrair a reunião. Se este relato saiu atrasado, portanto, a culpa é do Jack.

Encontros estaduais

A Comissão Organizadora do Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas apresenta, assim, o balanço dos encontros estaduais e o que mais deliberou.

Até o momento, ocorreram os encontros estaduais dos seguintes Estados:

Amazonas – 130 participantes

Ceará – 230 participantes

Mato Grosso – 70 participantes

Pará – 40 participantes

Paraíba – 130 participantes

Paraná – 40 participantes

Pernambuco – 310 participantes

Rio Grande do Sul – 160 participantes

Rio de Janeiro – 200 participantes

Rio Grande do Norte – 30 participantes

São Paulo – 120 participantes

Total de participantes em 11 Estados: 1460

Restam, porém, os encontros de Bahia e de Minas Gerais. Paulo Henrique Amorim deve palestrar no encontro baiano e Eduardo Guimarães e Renato Rovai no encontro mineiro.

Os Estados do Espírito Santo e do Maranhão não tiveram condições de realizar encontros e o Distrito Federal ocupa-se do encontro nacional e, assim, tampouco realizou encontro local.

Estrutura do Encontro

A Comissão Organizadora oferecerá hospedagem, dois almoços e dois cafés da manhã para os 400 primeiros inscritos. Para os demais inscritos, não será possível fornecer almoço ou hospedagem.

O auditório que sediará o evento será o do Centro de Eventos e Treinamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC). A instituição ainda dispõe de 120 camas em seu alojamento. Outros alojamentos estão sendo buscados.

Haverá, ainda, assessoria do Centro de Estudos Barão de Itararé para os que excederem os 400 inscritos aos quais serão oferecidos alojamento e refeições, de forma a ajudá-los a localizar as melhores opções para tais necessidades.

Sugere-se aos internautas de Brasília que nos ajudem com hospedagem solidária, ou seja, oferecendo-se para hospedar participantes de outros Estados.

É importante ressaltar que, até o último dia 31 de maio, já havia 211 inscrições, o que deixa apenas 189 vagas disponíveis. Contudo, o auditório da CNTC pode abrigar pelo menos o dobro das 400 pessoas que receberão suporte da Comissão Organizadora.

Contatos e inscrições podem ser feitos através do e-mail contato@baraodeitarare.org.br. O valor da inscrição é de R$ 60, porém estudantes pagarão apenas R$ 20.

Finalmente, o evento será integralmente coberto, ao vivo, pela TV dos Trabalhadores (TVT).

Programação do Encontro

Nos próximos dias, serão colocados banner’s nos blogs da Comissão Organizadora, que poderão ser inseridos em quaisquer outros blogs interessados. Os arquivos serão disponibilizados pelo site do Barão de Itararé

Também está sendo programado, ainda para esta semana, um “tuitaço” divulgando o evento. Os blogs da Comissão Organizadora divulgarão detalhes proximamente.

A seguir, as propostas em pauta para programação do Evento – serão mesas autogestionadas, ou seja, seus organizadores é que irão prepará-las.

Sexta-feira, 17 de junho, a partir das 19 horas, cerimônia de abertura dos trabalhos e mesa com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo Silva, com a coordenação dos blogueiros Conceição Oliveira e Leandro Fortes.

Sábado, 18 de junho, a partir das 9 horas, haverá mesa com a deputada Luiza Erundina e os professores Fábio Konder Comparato e Venício Lima. A partir das 14 horas haverá uma série de oficinas autogestionadas, conforme descrição a seguir:

- Partidos e Luta pela Democratização da Comunicação – ex-ministro José Dirceu, Renato Rabelo, Brizola Neto, Jean Wyllys e João Arruda – mediação José Augusto Valente

- Sindicalismo – Artur Henrique (CUT), Luiz Mota (Fecomerciários), Nivaldo Santana (CTB), Ricardo Patah (UGT), Antonio Neto (CGTB) e Toninho Bom (Diap) – mediação Rita Casaro

- Neutralidade na Rede – Sergio Amadeu e Marcelo Branco – mediação Diego Casaes

- Movimentos Sociais – Ivan Pinheiro, Mario Jakobskind e Laerte – mediação Fernanda Tardin

- Humor e Cultura – Benvindo Siqueira, senhor Cloca e o tuiteiro PorraSerra – mediação Sergio Telles

- Jornalismo na Internet – Leandro Fortes (palestra)

- Ferramentas de Blogs – Marcos Lemos (palestra)

- Rede da Reforma Agrária – Gilmar Mauro (MST) e Rodrigo Vianna – mediação Igor Fellipe (MST)

- Papel da Tecnologia na Democratização – Tatiane Pires (palestra)

- Mulheres na Blogosfera

- Radiodifusão Comunitária – TVT, Abraço, Abccom (representantes por indicar)

- Militância Digital – Eduardo Guimarães (palestra)

- Lan Houses e a Internet na Periferia – Mario Brandão

- Como Enfrentar o Facebook – Luiz Carlos Azenha (palestra)

A presença do ex-presidente Lula foi confirmada, mas ainda não foi oficializado o dia e o tema da sua palestra

Há, ainda, sugestão que Jack Daniel’s fez à Comissão Organizadora sobre algumas mesas de debates:

Cinema Nacional – Senhor Cloaca e Ali Kamel

Financiamento de Campanha – Paulo Henrique Amorim e o ministro Antonio Palocci

Cultura & Civilização – Renato Rovai e a ministra Ana de Hollanda.

Teoria da Dependência Revisitada: Adorno e a Larica – ex-presidente Fernando Henrique Cardoso

Domingo, 19 de junho, serão discutidos os termos da Carta de Brasília (documento final do Encontro), a continuidade do Movimento, algumas substituições na Comissão Organizadora Nacional e palestra do blogueiro Rodrigo Vianna sobre cooperativa de blogueiros para financiar assessoria jurídica para os que forem alvo de ações na Justiça, além da apresentação de Diego Casaes no estilo do Otoridades e do Threatened Voices, o mapa dos Blogueiros Perseguidos, sob ameaça física ou jurídica, em todo o Brasil.

Financiamento do Evento

A Comissão Organizadora tem se empenhado para arrecadar os recursos necessários ao financiamento de tudo o que foi exposto. Contudo, apesar dos apoios de sindicatos, empresas e das doações dos blogueiros, ainda não foi possível “fechar a conta” do evento.

Abaixo, a relação dos Amigos da Blogosfera que já apoiaram o evento com doações:

- CUT

- FS

- FUP

- FNU

- Federação dos Comerciários de SP

- Contee

- Rede Brasil Atual

- Agência T1

- Fenajufe

- CNTE

- Fundação Mauricio Grabois

- Viomundo

- Escrevinhador

- Revista Fórum

- Conversa Afiada

Diante das dificuldades que ainda restam para amealhar os recursos necessários, a Comissão Organizadora do Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas apela aos leitores da blogosfera que eventualmente não pretendam participar do evento, mas que apóiam a iniciativa, que ofereçam doações de qualquer valor que julgarem que podem dispor. Basta escrever para o email contato@baraodeitarare.org.br pedindo informações sobre como contribuir.

Aviso: a Comissão Organizadora declara que ninguém além de seus membros está autorizado a fazer arrecadações em nome do Centro de Estudos Barão de Itararé e para outro fim que não seja o Encontro Nacional.

*****

Comissão Organizadora

Altamiro Borges

Conceição Lemes

Conceição Oliveira

Diego Casaes

Eduardo Guimarães

Luis Nassif

Luiz Carlos Azenha

Paulo Henrique Amorim

Rodrigo Vianna

Renato Rovai

.

1 comentários:

BlogueDoSouza disse...

A verdade é que só há liberdade de expressão neste país para os neoliberais. São eles, através de concessões públicas e propriedade cruzada, os que detêm os meios de alcance nacional para difundir suas ideias. As esquerdas continuam como na época da ditadura, a falar para e entre si, substituindo agora os Pasquins por Blogs e Redes Sociais, além de algumas poucas publicações.
Estes movimentos que ocorrem por todo o Brasil são fundamentais para que um dia todos tenhamos voz. Vejo também que o caminho para se democratizar a comunicação passa necessariamente pelo fortalecimento das TVs e Rádios Públicas e Comunitárias.