quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ANP suspende operações da Chevron

Por Altamiro Borges

Em nota divulgada hoje à tarde (23), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) determinou a suspensão de todas as operações da multinacional estadunidense Chevron no Brasil. A nota afirma que a medida vale "até que sejam identificadas as causas e os responsáveis pelo vazamento de petróleo e restabelecidas as condições de segurança na área".



Negligência e péssimas práticas

A ANP também negou o pedido da empresa para perfurar novo poço no Campo de Frade para explorar o pré-sal. "A perfuração de reservatórios no pré-sal implicaria riscos de natureza idêntica aos ocorridos no poço que originou o vazamento, maiores e agravados pela maior profundidade".

A nota ainda esclareceu que a decisão "se baseou nas análises e observações técnicas da agência, que evidenciam negligência, por parte da concessionária na apuração de dado fundamental para a perfuração de poços e na elaboração e execução de cronograma de abandono, além de falta de maior atenção às melhores práticas da indústria".

Aplausos e cara feia

O anúncio da medida foi feito durante uma audiência pública na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, com a presença de representantes da ANP, Chevron e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). A decisão da ANP foi aplaudida pelos deputados.

Alguns conhecidos entreguistas, que sempre defenderam a privatização do setor, não devem ter gostado muito da decisão soberana e altiva da ANP. Na campanha eleitoral do ano passado, o tucano José Serra chegou a negociar com uma diretora da Chevron a entrega do pré-sal, segundo documentos vazados pelo WikiLeaks. "Calunistas" da mídia, como a "massa cheirosa" da Eliane Cantanhêde, também devem ter detestado a "patriotada" do governo federal.

1 comentários:

Frann disse...

Quero ver a mídia golpista apresentar uma reportagem sobre os prejuízos ambientais causados pela Chevron americana.A Um Globo Repórter seria ideal para que os irmãos Marinho mostrassem suas caras em defesa do Brasil.Quero ver os atores globais aparecerem num vídeo protestando contra a estadunidense Chevron.