terça-feira, 29 de novembro de 2011

Cuba debate papel das redes sociais

Por Iroel Sánchez, no blog La Pupila Insomne:

O Palácio de Convenções de Havana será o anfitrião, nos dias 29 e 30 de novembro, do seminário internacional sobre “Os meios alternativos e as redes sociais, novos cenários da comunicação política na era digital”.



O encontro, convocado pelo Ministério de Relações Internacionais de Cuba, apresentará painéis de discussões que permitirão compartilhar experiências e propiciar o debate sobre diversos temas relacionados com as mudanças que ocorrem no ambiente midiático internacional e o papel que desempenham as novas plataformas de comunicação. Assim como discutirá a importância crescente dos meios alternativos e as redes sociais na batalha midiática travada em Cuba e os países do Terceiro Mundo para entrar na arena internacional de comunicação.

Delegados de mais de uma dezena de país confirmaram sua participação no evento, entre eles vários representantes de embaixadas e ministérios de comunicação da América Latina.

1 comentários:

valterxeu disse...

Pátria Latina nasceu em cuba e foi uma idéia do Comandante Fidel Castro em conversa com jornalistas brasileiros no Palácio das Convenções em outubro de 2001.

Assim como Pátria Latina, existem hoje no Brasil centenas de sites e blogs, todos solidários a Cuba.

Não se justifica que um evento como esse, somente no dia do evento tomamos conhecimento de sua realização.

Parece que as pessoas que estão à frente da embaixada de Cuba em Brasília lhes faltam competência para tal, pois desde o embaixador Bolanos, passando por Ramon Sanches Parodi, o grande Jorge Lezcano e Pedro Mosquera, não se via total desleixo em termos de informação para os grupos solidários.

Hoje o embaixador Carlos Zamora vem à Bahia, conversa com autoridades e os grupos de solidariedade a Cuba fica sabendo através de releases.

Nos tempos dos conselheiros Jorge Ferrera e depois Maria Antonia a todo instante éramos informados de tudo que rolava em Cuba e das andanças dos embaixadores pelo Brasil.

Notas sobre o evento parecem que nem o departamento de imprensa da embaixada sabia e visitando as paginas diariamente de Prensa Latina e Granma na internet, nada vi sobre o evento.

Valter Xéu
Diretor e editor de Pátria Latina