sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

As bicadas na juventude do PSDB

Por Altamiro Borges

A Juventude do PSDB inicia hoje seu congresso nacional em clima de guerra. A disputa encarniçada entre o senador mineiro Aécio Neves e o ex-governador paulista José Serra para definir quem será o candidato do partido nas eleições presidenciais de 2014 contaminou o evento, conforme registram dois jornais de plumagem tucana, Folha e Estadão. Ou seja: não é intriga da oposição!


Microcosmo do racha tucano

Segundo a repórter Vera Magalhães, da Folha, “o evento, que deve reunir cerca de mil jovens tucanos em Goiânia, foi antecedido de uma tensão para a montagem da agenda, de modo a que nenhum dos dois fosse favorecido. Inicialmente programado para falar no encerramento do evento, Aécio antecipou a sua participação para hoje, logo após a abertura. Serra falará à noite”.

Já o jornalista Lucas de Abreu Maia, do Estadão, relata que “o congresso nacional da Juventude do PSDB promete se tornar um microcosmo do racha tucano entre apoiadores de Aécio Neves e de José Serra. Ambos são esperados no evento e devem usar as suas falas para tentar mobilizar os militantes em seu favor”.

Aécio Neves saiu na frente

Na briga pelos “corações e mentes dos jovens tucanos”, o senador mineiro também parece levar vantagem no momento – o que confirma as enormes dificuldades de Serra, cada vez mais isolado no partido. Desde o início de novembro, Aécio tem visitado vários estados e feito reuniões com os representantes da Juventude do PSDB. Ele controla a maioria dos comissões juvenis da legenda.

“Suas viagens são acompanhadas pela Turma do Chapéu, grupo de Minas Gerais que ganhou espaço na Executiva do PSDB e que promove o senador nas redes sociais... A movimentação começou a gerar atritos. No mês passado, uma assessora de Serra acusou o presidente da Juventude Tucana de São Paulo, Paulo Mathias, de ter excluído o ex-governador de uma publicação do grupo. Dias depois, o próprio Serra discutiu com Mathias durante um churrasco”, informa a Folha.

Evento expõe as tensões internas

Temendo que o congresso degringole, expondo de vez o racha interno, algumas lideranças juvenis procuram acalmar os ânimos. A orientação dos organizadores é para que se evite qualquer tipo de manifestação de apoio a um dos dois postulantes. “Dada essa pressão, qualquer pequeno episódio ganha dimensões exageradas. Vamos debater 2014 quando chegar a hora, mas não agora", aconselha Marcello Richa, 25, filho do governador Beto Richa (PR) e presidente nacional da Juventude do PSDB.

Mas nada garante que o evento será tranqüilo, sem a guerra das claques organizadas. Os dois lados estão radicalizados. Os jovens serristas não toleram a chamada “Turma do Chapéu”, que tem percorrido estados e é financiada pela direção nacional do partido. Organizado e ativo, principalmente nas redes sociais, este grupo ganhou projeção na eleição para o governo mineiro em 2010.

Seus integrantes, conforme relato venenoso do Estadão, são oriundos da classe média e ganharam a pecha de playboys. “Em um vídeo no site do grupo, um ‘chapeleiro’ diz que se juntou à campanha de Anastasia para ‘pegar mulher e beber de graça’”. Como se observa, a “disputa de idéias” no congresso da Juventude do PSDB será de alto nível. A conferir!

4 comentários:

Solando disse...

É incrivel que ainda tenha idiotas que estão querendo lançar Serra candidato em 2014, depois de denúncias devidamente documentadas e que vai gerar um desgaste ainda maior com a CPI em curso e ainda 35% de rejeição.
Não sei que santo poderá ajudá-lo, será o bispo de Guarulhos?

Chico Nunes disse...

Sem comentários....

Anônimo disse...

Muito bom companheiro

Anônimo disse...

Não existe Juventude Serrana e nem Aéciana, existe juventude Tucana, e nós já decidimos que queremos um Tucano presidente do Brasil!