quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

BBB e a pedagogia capitalista da Globo

Reproduzo artigo de Elaine Tavares, publicado no blog Palavras Insurgentes:

Outro dia li um artigo de alguém criticando o que chamava de pseudo-esquerda que fica falando mal do BBB, mas que também dá sua espiadinha. E também li outras coisas de pessoas falando sobre o quanto há de baixaria no “show de realidade” da Globo. Fiquei por aí a matutar. E fui observar um pouco deste zoológico humano que a platinada oferece na suas noites. Agora é importante salientar que a gente nem precisa assistir para saber tudo o que se passa. É só estar vivo para saber. As notícias estão no jornal, no ônibus, no elevador, em todos os lugares.

Obama recua diante da ditadura midiática

Reproduzo artigo do professor Venício A. de Lima, publicado no Observatório da Imprensa:

Há pouco mais de dois anos (18/11/2008) publiquei neste Observatório artigo motivado por mensagem recebida de Josh Silver, diretor da organização não-governamental Free Press, que chamava a atenção para as grandes transformações que deveriam ocorrer na mídia estadunidense se o presidente eleito Barack Obama cumprisse as promessas de campanha (ver "Comunicações nos EUA: O que muda com Barack Obama?").

Volto ao assunto agora, motivado pelo mesmo Josh Silver.

Após a fusão da Comcast – a maior operadora de TV a cabo e maior provedora de internet dos EUA – com a NBC-Universal (NBCU), autorizada pela Federal Communications Commission (FCC), no último dia 18 de janeiro, ele admite ter perdido as esperanças e mostra como, uma a uma, as promessas de Obama estão sendo descumpridas com prejuízos óbvios para a pluralidade e a diversidade na mídia dos EUA (ver "Comcastrophe: Obama’s FCC Approves Enormous Corporate Media Merger for Comcast/NBC").

Direita midiática cria doentes mentais

Reproduzo artigo de Pascual Serrano, publicado no sítio da Revista Fórum:

Em plena era da informação, é estarrecedor como se pode conseguir que amplos setores da opinião pública possam executar uma alteração tão impressionante da realidade. Na Venezuela, atende pelo nome de ‘dissociação psicótica’, isto que consiste em um processo mental pelo qual se cria no subconsciente do indivíduo uma realidade fictícia na qual todos os males e todo o mal que se sucede provém de uma só causa ou de uma só pessoa.

Tragédia e irresponsabilidade histórica

Reproduzo artigo de Wladimir Pomar, publicado no sítio Correio da Cidadania:

Em seu discurso no Congresso, a presidenta Dilma acentuou seu compromisso de que o Brasil é e será campeão mundial de energia limpa, e um país que sempre saberá crescer de forma saudável e equilibrada. Continuará desenvolvendo as fontes renováveis de energia, a exemplo do etanol, fontes hídricas, biomassa, eólica e solar.

Cresce a organização da blogosfera

Reproduzo matéria publicada no blog Escrevinhador:

Em agosto de 2010, São Paulo sediou o 1° Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que reuniu cerca de 300 participantes – a capacidade máxima. Este foi o pontapé inicial para que se proliferassem encontros estaduais para articular a blogosfera localmente.

A movimentação estadual não parou e os blogueiros se organizam. Tudo indica que um segundo encontro nacional está por vir!

As agruras da banda larga

Reproduzo artigo de João Brant, publicado no jornal Brasil de Fato:

Todos sabem que a internet em banda larga no Brasil é cara, lenta e para poucos. Apenas 27% das residências são conectadas à banda larga, isso considerando como "largas" conexões a partir de 256 kbps. O Brasil é um dos países em que o serviço é mais caro, tanto em valores absolutos como se considerado o poder aquisitivo da população. E a velocidade ofertada é mentirosa, como denunciam as próprias letras miúdas do contrato – as empresas só garantem 10% da velocidade contratada.

Prisões dos EUA: imigrantes são negócio

Reproduzo artigo de Silvia Otero, publicado no sítio da Adital:

Uma investigação sobre a Lei Arizona encontrou nexos entre empresas que administram prisões nos Estados Unidos e personagens que impulsionam iniciativas para criminalizar a migração de indocumentados.

"Xoque de jestão" dos tucanos mineiros

Reproduzo artigo de Augusto da Fonseca, publicado no blog Festival de Besteiras na Imprensa:

Vocês se lembram daquela ladainha do Serra de que o governo Lula inchou a máquina federal com petistas?

Além de não ser verdade, já demonstrado aqui e alhures, agora vem à tona um fato que mostra que o tal “xoque de jestão” tucano é apenas para inglês ver.

Ato contra aumento de ônibus em SP

Reproduzo matéria de Jéssica Santos de Souza, publicada na Rede Brasil Atual:

O Movimento do Passe Livre pretende realizar o terceiro protesto contra o reajuste da tarifa de ônibus de São Paulo nesta quinta-feira (27). A concentração será diante do Teatro Municipal, às 17h, no centro da capital. Como na manifestação anterior, o MPL vinculou no seu perfil do Facebook informações sobre o ato, até as 16h20 desta quarta-feira (26) 1.541 pessoas confirmaram sua participação na quinta-feira.