segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

WikiLeaks e a ação dos EUA na Venezuela

Reproduzo matéria publicado no sítio Opera Mundi:

O diplomata norte-americano Craig Kelly, que foi embaixador dos Estados Unidos em Santiago do Chile, enviou um despacho em julho de 2007 com o título “Plano de Ação para isolar Hugo Chávez no continente e reafirmar a liderança dos Estados Unidos”.

EUA financiam mídia golpista da Venezuela

Reproduzo matéria publicado no jornal Hora do Povo:

O dono do jornal venezuelano El Nacional, Miguel Otero, e os da Globovisión, Guillermo Zuloaga e Nelson Mezer-hane, que fazem oposição cerrada ao governo de Hugo Chávez, se reuniram em 2010 com o diplomata norte-americano Patrick Duddy para pedir financiamento que os tirasse da falência.

Blogueiro egípcio fala sobre rebelião

Reproduzo entrevista concedida ao jornalista Mark LeVine, da Al- Jazeera, publicada no sítio Carta Maior:

Hossam el-Hamalawy é um jornalista e blogueiro do site 3arabawy. Mark LeVine, professor da Universidade da Califórnia, conseguiu contactar Hossam por meio do Skype e conseguiu um informe em primeiro mão sobre os eventos que estão ocorrendo no Egito.

Por que limitar a propriedade cruzada

Reproduzo artigo de João Brant, coordenador do Intervozes, publicado no Observatório do Direito à Comunicação:

Na última semana, o jornal O Estado de S.Paulo publicou uma matéria na qual dizia que o governo havia desistido de estabelecer limites à propriedade cruzada. Para quem não sabe, propriedade cruzada é quando o mesmo grupo controla diferentes mídias, como TV, rádios e jornais.

Revistonas temem a revolução do Egito?

Por Altamiro Borges

O blogueiro Francisco Bicudo chamou a atenção para um fato curioso nas capas das revistonas desta semana. Nenhuma delas deu manchete para as explosões populares que abalam as ditaduras pró-EUA no mundo árabe. “Quem aguardava análises e relatos de fôlego sobre Tunísia, Egito e afins deu com os burros n'água”.

O encontro dos blogueiros do Pará



Reproduzo cartaz e informações do primeiro encontro dos blogueiros do Pará, postadas no blog Ananindeua Debates:

Dia: 26/02/2011

Local: CNBB (Conferência dos Bispo do Brasil- Regional Norte)

Inscrições: encontrodeblogueirosdopa@gmail.com

Informações: (91) 8303-7920.

Zorra Total na TV Globo


Reproduzo artigo de Eduardo Guimarães, publicado no Blog da Cidadania:

Zorra, substantivo feminino que significa barulho, ruído, confusão. Diz-se de qualquer organização malfeita, preferencialmente. Esta casa está uma zorra, a festa foi uma zorra, este departamento é uma zorra, diz-se de uma residência mal-arrumada, de uma festa barulhenta e incômoda ou de um setor de trabalho mal-organizado.

Egito: a aposta no Leopardo

Reproduzo artigo de Atilio Boron, publicado no jornal argentino Página 12:

Hillary Clinton declarou à imprensa que é preciso evitar a todo custo o vazio de poder no Egito, que o objetivo da Casa Branca era uma transição ordenada à democracia, à reforma social, à justiça econômica, e que Hosni Mubarak era o presidente do Egito e o que importava era o processo, a transição.