quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Apagão: um pouco de luz nas manchetes

Reproduzo matéria publicada no sítio Carta Maior:

De 1996 a 2002, durante o governo FHC, o Brasil ficou, em média, 21 horas sem energia elétrica por ano. Sofreu um apagão que exigiu racionamento de 9 meses ao custo de empregos, investimentos abortados e perda de PIB.

No governo Lula, de 2003 a 2010, embora a demanda industrial e residencial tenha crescido de forma acelerada no rastro da retomada econômica, a média de interrupção no fornecimento recuou para 17 h/ano. Não houve racionamento. O investimento em hidrelétricas voltou a ser prioridade do Estado. No momento, o Brasil constrói as três maiores usinas de energia do mundo.

Serra e o 11º mandamento da bíblia tucana

Reproduzo crônica de Rosangela Basso, publicada no blog Maria da Penha Neles:

Serra se reuniu com o presidente dos tucanos hoje em sua casa, em São Paulo.

Lá pelas tantas depois de muitos trololós sobre o governo da 1ª mulher eleita Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, Serra disse que o 11º mandamento tucano é "não atacará o seu companheiro de partido para não servir ao adversário".

O líder da bancada tucana resumiu o mandamento de Serra: "tucano não bica tucano".

O blog Maria da Penha Neles sabe que bicar não bica, mas arranca as penas.

A luta pela democratização da mídia no RJ

Reproduzo matéria de Theófilo Rodrigues, publicada no blog Fatos Sociais:

Cerca de 70 pessoas de 50 entidades da sociedade civil estiveram presentes ontem (7) no Sindicato dos Jornalistas para reorganizar o movimento pela democratização dos meios de comunicação no Rio de Janeiro.

Ato em apoio à revolução no Egito em SP

Reproduzo convite da Frente em Defesa do Povo Palestino:

A Frente em Defesa do Povo Palestino, que reúne mais de 50 instituições, entre centrais sindicais, movimentos sociais e entidades árabes-brasileiras e islâmicas, além de indivíduos solidários à causa, realiza na próxima sexta-feira (11/2) ato em apoio ao movimento popular no Egito contra a ditadura Mubarak, a favor da autodeterminação dos povos e da liberdade de expressão. A concentração será em frente ao prédio da Gazeta, na Av. Paulista, 900, a partir das 17h.

Blogueiros do Mato Grosso se organizam

Reproduzo mensagem enviada pelos blogueiros do Mato Grosso:

Está em curso o processo de organização do encontro estadual dos blogueiros de Mato Grosso. Como percebemos que muitos (as) de vocês não estavam a par disso, resolvemos impulsionar a mobilização por meio deste e-mail e com ligações telefônicas.

WikiLeaks: você escolhe o tema!

Reproduzo matéria de Natalia Viana, publicada no sítio CartaCapital/WikiLeaks:

Passados quase dois meses do lançamento dos documentos das embaixadas americanas, o WikiLeaks vai começar uma nova estratégia de divulgação aqui no Brasil.

A partir de agora, vamos deixar o público escolher quais os temas que devem ser pesquisados no arquivo de documentos da embaixada americana e consulados – que serão depois publicados no site do WikiLeaks.

O Brasil não merece o BBB

Reproduzo artigo de Eduardo Guimarães, publicado no Blog da Cidadania:

Estou na sala de estar de casa com a esposa e a neta, de dez anos. Na tela da tevê, um rapagão de quase dois metros de altura e uma garota gorduchinha, ambos lá pelos vinte e poucos anos, protagonizam uma cena lamentável. Insultam-se, dizem palavrões e têm espasmos de verdadeira histeria, com berros assustadores e gritos ininteligíveis.

Assalto à casa do ex-chefão da Segurança

Por Altamiro Borges

Na semana passada, as emissoras de rádio e televisão fizeram um enorme alarde com a redução do número de homicídios em São Paulo. A notícia era positiva, mas não justificava tamanha dose de bajulação. Parecia até programa do PSDB em rede nacional de rádio e TV. Só que o mundo é cruel e, poucos dias depois, a própria casa do ex-secretário de Segurança Pública do Estado, Saulo de Castro Abreu Filho, foi alvo de um violento assalto – o que arranha a propaganda sobre a “paz” reinante em São Paulo.

As "porcarias" de Denis Rosenfield

Reproduzo artigo de João Peres, publicado na Rede Brasil Atual:

O presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Carlo Lovatelli, está indignado com o artigo escrito por Denis Rosenfield, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisador do Instituto Millenium.

Mudou Lula ou mudou o FSM?

Reproduzo artigo do sociólogo Emir Sader, publicado no sítio da Carta Maior:

Na reunião do Comitê Internacional do Fórum Social Mundial de 2001 com Lula, este foi duramente interpelado por todas as intervenções, seja sobre o papel do Brasil na OMC, sobre as relações do governo brasileiro com as empresas de agronegócios, seja pelo lugar do governo na polarização politica mundial.