domingo, 27 de fevereiro de 2011

Blogueiros do Pará dão a largada

Por Altamiro Borges

Esquentando os motores para o II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas, previsto para junho, em Brasília, os blogueiros do Pará deram a largada e estão de parabéns. Neste sábado, 26, eles realizaram o seu primeiro encontro estadual. O evento reuniu vários blogs do estado e aprovou a criação da Rede de Blogueiros Progressistas do Pará.

A rede "surge sem figura jurídica definida" e tem como objetivo congregar blogs de conteúdo progressista "e promover um canal de informação digital que possa ser capaz de se contrapor à união conservadora entre a direita e os meios de comunicação tradicionais do PIG (Partido da Imprensa Golpista) paraense", relata o blog do Vicente Cidade.

Mídia contra Cuba: pobres leitores

Reproduzo artigo de blogueiro cubano Iroel Sánchez, publicado no blog La Pupila Insomne:

“Temos o prazer de comunicar que, a partir do próximo dia 7 de março, você receberá de segunda-feira a sexta-feira, sem nenhum custo adicional, o diário ‘El País’ da Espanha, junto com seu exemplar do ‘El Nuevo Herald’” – carta enviada aos assinantes do jornal de Miami e assinada por Armando Boniche, diretor de circulação do “El Nuevo Herald”.

PT rumo ao centro; e oposição na UTI

Reproduzo artigo de Rodrigo Vianna, publicado no blog Escrevinhador:

Dias atrás, escrevi um modesto balanço, centrado nas ações econômicas de Dilma nos primeiros dias de governo.

Agora, faço um balanço político.

Os sinais evidentes emitidos por Dilma são de um governo que ruma para o centro. Isso já estava desenhado desde a campanha eleitoral de 2010. Lula havia feito movimento semelhante, ao escolher José Alencar para vice e ao lançar a “Carta aos Brasileiros”, em 2002. Mas o movimento de Lula rumo à centro-esquerda não tinha nitidez institucional. Ele se aproximou de personagens avulsos no mundo empresarial (além de Alencar, Gerdau e Diniz), e não fechou aliança formal com PMDB, mas apenas com pequenos partidos conservadores: PL (depois PR), PTB e PP. Fora isso, Lula manteve-se firme (fora da cartilha liberal) na relação com movimentos sociais e na política internacional – além de ter adotado ações econômicas keynesianas (para irritação dos economistas e colunistas atucanados) no segundo mandato.

O trabalho intelectual no Brasil de hoje

Reproduzo artigo enviado pelo sociólogo Emir Sader:

Nomeado, mas ainda não empossado para dirigir a Fundação da Casa de Rui Barbosa, eu não queria seguir alimentando mais entrevistas, declarações, palavras enfim, depois de ter sugerido as ideias inicias com que pretendemos nortear o trabalho na direção da Casa.

Novos Egitos virão; raízes das revoltas

Reproduzo artigo de Igor Fuser, publicado no jornal Brasil de Fato:

O panorama internacional apresenta ao menos quatro tendências importantes:

1- A queda da influência dos EUA

A derrubada das ditaduras na Tunísia e no Egito representa um novo marco no declínio da capacidade do imperialismo estadunidense em definir as questões mundiais conforme a sua vontade. A derrota se mostra mais grave por ter como cenário o Oriente Médio, região estratégica onde se situam dois terços das reservas petrolíferas.

Dirceu, Josias e a crise na Líbia

Reproduzo artigo de José Dirceu, publicado em seu blog:

Dois posts que publiquei aqui ontem sobre a crise na Líbia mereceram um comentário ácido do Josias de Souza em seu blog e uma chamada na 1ª página de O Globo hoje, além de matéria publicada com o material internacional do jornal.

Na matéria com o título "Dirceu: manobra dos EUA para a invasão", O Globo republica fielmente o que escrevi, embora abra seu texto com a afirmação de que eu estou alheio às discussões sobre o caráter humanitário da crise na Líbia. Não estou, tanto que naquilo que publiquei ontem e hoje, já no abre, eu cobro providências quanto a isto e destaco ser grave a situação dos direitos humanos e da repressão desencadeada na Líbia.

A neocolonizada Folha ataca a Telesur

Reproduzo artigo enviado por Beto Almeida, membro da junta diretiva da Telesur:

Com o título de “TV Companheira”, o jornal Folha de São Paulo – que tem o nome marcado por ter defendido e colaborado com operações da ditadura em torturas e mortes de prisioneiros políticos - publicou, nesta sexta-feira, artigo de Eliane Cantanhede tentando atingir, sem o lograr, a credibilidade jornalística da Telesur, La nueva televisión del sur, em seu esforço de cobrir a crise na Líbia.

Manifesto em defesa da banda larga

Reproduzo manifesto assinado por várias entidades:

Banda Larga é um direito seu!

Uma ação pela internet barata, de qualidade e para todos

Banda Larga é direito de todas e todos, independentemente de sua localização ou condição sócio-econômica. O acesso à internet é essencial porque permite o mergulho na rede que integra diferentes modalidades de serviços e conteúdos, funcionando como um espaço de convergência de distintas perspectivas sociais, culturais, políticas e econômicas. Elemento central na sociedade da informação, a inclusão digital, entendida de forma ampla, é condição para a concretização de direitos fundamentais como a comunicação e a cultura e se coloca como passo necessário à efetiva inclusão social, já que ela é essencial para o desenvolvimento econômico do país. A internet incrementa a produtividade e gera riquezas, sendo fator de distribuição de renda e de redução de desigualdades regionais.