quarta-feira, 23 de março de 2011

Folha frauda contrato de jornalistas

Por Altamiro Borges

A Justiça do Trabalho deveria dar a máxima atenção à grave denúncia do sítio Comunique-se. Segundo reportagem de Izabela Vasconcelos, “a Folha de S.Paulo registrou dois jornalistas como assessores administrativos. A informação foi confirmada pelo vice-presidente do Comitê de Imprensa do Senado, o jornalista Fábio Marçal, que também é membro do Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal”.

Kátia Abreu, a ruralista vidente

Reproduzo reportagem de Leandro Fortes, publicada no sítio da revista CartaCapital:

Na noite de 15 de dezembro de 2010, o jornalista Luiz Armando Costa estava exultante. Assessor de imprensa da senadora Kátia Abreu (DEM-TO), em Palmas, Costa usou o Twitter para fazer um anúncio em tom de aviso aos navegantes, às 21h30: “Caros, uma boa noite a todos. Amanhã o dia promete”. De fato, às 6h30 da manhã do dia seguinte, agentes da Polícia Federal desencadearam em Tocantins a Operação Maet, cujo alvo principal era o Tribunal de Justiça do estado. Ao fim da ação foram indiciados a presidente do tribunal, Willamara de Almeida, o vice-presidente Carlos Luiz de Souza e o desembargador José Liberato Povoa. Durante todo o dia, um animado Costa tuitou detalhes da operação para seus 320 seguidores. Na primeira manifestação, às 9h59 do dia 16, bradou: “BOMBA! Polícia Federal faz operação na residência da desembargadora Willamara, presidente do Tribunal de Justiça”. No fim do dia, satisfeito, finalizou com a seguinte mensagem, às 20h54: “Caros, uma boa noite. Como disse ontem, hoje o dia prometia, não é mesmo?”

O tsunami na geopolítica do petróleo

Reproduzo artigo enviado por João Antônio de Moraes, coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP):

Uma nova ordem mundial começa a alterar a geopolítica do petróleo e, mais do que nunca, precisamos entender este processo e tratar o pré-sal como uma riqueza extremamente estratégica. O acidente nuclear no Japão, as mudanças políticas no Norte da África e no Oriente Médio e a visita de Barack Obama ao Brasil são fatos correlatos que colocam em alerta os movimentos sociais na defesa da nossa soberania energética.

Mais três livros na internet

Por Altamiro Borges

Disponibilizo mais três livros na internet - "Encruzilhadas do sindicalismo", "Venezuela: originalidade e ousadia" e "Era FHC: a regressão do trabalho". Eles estão na coluna ao lado para serem lidos e criticados. Antes destes, tinham sido colocados na versão online os livros "A ditadura da mídia" e "Sindicalismo, resistência e alternativas" - que já tiveram mais de 1.600 acessos.

"Encruzilhadas do sindicalismo" foi escrito em 2005 e procurou analisar os efeitos nefastos do neoliberalismo no mundo do trabalho e nas lutas dos trabalhadores. No mesmo ano foi publicada a obra "Venezuela: originalidade e ousadia", com base em viagens realizadas ao país vizinho no período do referendo popular que confirmou a permanência de Hugo Chávez no governo.

Já o livro "Era FHC: a regressão do trabalho" foi escrito em 2002, num trabalho conjunto com o economista Marcio Pochmann, atual presidente do IPEA. Ele faz um apanhado dos retrocessos no mundo do trabalho ocorridos durante o triste reinado de FHC.

Obama no Brasil: É a Amazônia, estúpido!

Reproduzo artigo do sociólogo argentino Atilio Boron, publicado em seu blog:

Todos lembram aquela frase com a qual Bill Clinton desarmou George Bush pai na corrida presidencial de 1992. A mesma expressão poderia ser utilizada no momento atual, quando muitos pensam, no Brasil e fora dele, que Obama está de visita nesse país para vender os F-16 fabricados nos Estados Unidos e promover a participação de empresas norte-americanas na grande expansão futura do negócio petroleiro brasileiro. Também para assegurar uma provisão confiável e previsível para a sua insaciável demanda de combustíveis mediante acordos com um país do âmbito hemisférico e menos conflitivo que seus provedores tradicionais do Oriente Médio ou da própria América Latina, entre outros negócios.

TV universitária sofre censura em Goiás

Reproduzo nota de repúdio da diretoria da TV UFG (Universidade Federal de Goiás):

A TV UFG, canal 14 UHF, sinal de democracia, vem de público, formalizar veemente repúdio à ação de policiais militares contra uma equipe de gravação da emissora na tarde da última sextafeira, 18 de março.

A equipe da emissora composta por jornalista, cinegrafista e auxiliar de cinegrafia, ao montar os equipamentos para iniciar uma gravação na Praça Cívica, foi interceptada por um policial militar que solicitou autorização para filmagem no local.

Obama no Brasil: Week-end em Pindorama

Reproduzo artigo de Alipio Freire, publicado no jornal Brasil de Fato:

A visita do Soba Barack Obama primou pela humilhação contra o nosso povo.

Deixemos as alegrias e esperanças cartesianas e contábeis do economicismo a cargo dos economi(ci)stas.

Nova operação colonial contra a Líbia

Reproduzo artigo do filosofo italiano Domenico Losurdo, publicado no blog Conversa Afiada:

Não satisfeitos com o bloqueio solitário de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU condenando o expansionismo de Israel na Palestina ocupada, os Estados Unidos vêm hoje se apresentar novamente como os interpretes e campeões da “comunidade internacional”. Convocaram o Conselho de Segurança, e não foi para condenar a intervenção das tropas saudistas em Bahrein, mas sim para exigir, e finalmente impor o lançamento da “no-fly zone” e outras medidas guerreiras em contra da Líbia.

Obstáculos aos direitos humanos no Brasil

Reproduzo reportagem de Lúcia Rodrigues, publicado na revista Caros Amigos:

O Brasil é o país mais atrasado do Cone Sul quando o assunto é direitos humanos. Enquanto Argentina, Chile e Uruguai já condenaram centenas de agentes do Estado que perseguiram, sequestraram, torturaram e assassinaram milhares de ativistas de esquerda durante os anos de chumbo, aqui nenhum repressor sentou no banco dos réus.

Protesto do funcionalismo público em SP

Reproduzo mensagem enviada pela amigo Sylvio Micelli:

“Chega de Mentira”! Este é o nome do ato que será realizado no próximo dia 1º de abril, uma sexta-feira, e que envolverá entidades representativas de todas as categorias do funcionalismo. O evento começará na Praça João Mendes, com concentração às 13 horas, e seguirá em caminhada até a Praça da República, no centro de São Paulo.

Canalização, sim! Despejos, não!

Reproduzo matéria do blog Rede Extremo Sul:

Neste momento [manhã do dia 13], cerca de 300 moradores da Favela Esperança, na Vila Joaniza [capital paulista], protestam contra os despejos que estão ocorrendo em sua comunidade. Além de uma marcha até a Subprefeitura da Cidade Ademar, os moradores estão travando a Avenida Yervant Kissajikian, e existe risco de confronto com a polícia.