terça-feira, 24 de maio de 2011

Pimenta Neves e a cumplicidade da mídia

Por Altamiro Borges

Finalmente, o ex-diretor de redação do Estadão, Antonio Pimenta Neves, está preso – mas não se sabe se por muito tempo, já que no Brasil só ladrão de galinha fica na cadeia. Nesta terça-feira, agentes da Divisão de Captura da Polícia Civil de São Paulo detiveram, em casa, o ex-poderoso jornalista.

Da Polônia à Espanha

Por Laurindo Lalo Leal Filho, no sítio Carta Maior:

Anuncia-se a vinda de Lech Walesa ao Brasil. Fará uma palestra em São Paulo no dia 9 de agosto dentro do ciclo “Fronteiras do Pensamento”, promovido por uma entidade chamada Casa do Saber.

O ex-lider sindical e ex-presidente da Polônia foi comparado nos anos 1980 ao então sindicalista Luis Inácio Lula da Silva. Tanto o aproximaram que o brasileiro chegou a visitá-lo na época. Lembro da decepção de Lula ao comentar, na volta, as limitações políticas do polonês, nada mais do que um anti-comunista católico extremado.

RS organiza seu encontro de blogueiros

Por Milton Ribeiro, no sítio Sul21:

Os gaúchos terão pela primeira vez um encontro para compreender e discutir a democratização dos meios digitais e a utilização da internet. Segundo Cristina Rodrigues, do blog Somos Andando e uma das organizadoras do I Encontro de Blogueir@s e Tuiteir@s do Rio Grande do Sul, ontem à noite já havia 218 inscritos para o evento que ocorrerá de sexta-feira a domingo, dias 27, 28 e 29 de maio, na Câmara Municipal de Porto Alegre (mais detalhes abaixo).

Blogueiros do CE prometem maior encontro

Do Blog da Dilma:

O I Encontro de Blogueiros Progressistas do Estado do Ceará terá o maior público de todos os Estados. Já superamos o número de participantes do encontro de Pernambuco, ocorrido no último final de semana. O auditório principal do Cuca Che Guevara de Fortaleza já está esgotado. Vamos colocar quatro telões no anfiteatro e três salas amplas, todas com ar condicionado. Nosso objetivo é de inclusão digital e social.

Caso Palocci: a luta é política

Por Brizola Neto, no blog Tijolaço:

Não estou fazendo juízo de valor sobre qualquer situação. Nem tenho porque condenar ou absolver alguém antes de que os fatos sejam esclarecidos. No mínimo, antes que se aguarde a entrega, esta semana, das informações pedidas pelo procurador-geral da República ao Ministro Antonio Palocci. E, mais de uma vez, já disse que nunca morri de amores por sua linha de idéias político-econômicas.

Padre Lancellotti e o crime da mídia

Por Antônio Mello, em seu blog:

Em outubro de 2007 comentei aqui:

O padre Júlio Lancellotti fez queixa à polícia de que estava sendo chantageado havia bastante tempo. Levou provas da chantagem. Mas as acusações voltaram-se contra ele, num efeito bumerangue.

A luta pelo novo marco regulatório

Do sítio do Instituto Telecom:

O Marco Regulatório – Propostas para uma Comunicação Democrática foi tema de seminário promovido pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), nos dias 20 e 21 de maio, no Rio de Janeiro. A partir dos debates dos Grupos de Trabalhos, que abordaram temas como a regulamentação audiovisual; controle público, meio e suas concessões; convergência digital e democratização da banda larga foi definida uma plataforma política do movimento que será entregue ao governo.

PE faz o maior encontro de blogueiros

Do sítio de Luciano Siqueira:

A democratização da comunicação, a criação de novo marco regulatório para o setor, a implantação do Plano Nacional de Banda Larga e o fortalecimento do movimento na blogosfera foram os principais temas abordados pelos jornalistas Paulo Henrique Amorim e Altamiro Borges durante as palestras de abertura do 1º Encontro de Blogueiros e Redes Sociais de Pernambuco, realizado sábado (21), no Centro de Convenções, em Olinda/PE.

Carta dos blogueiros da Paraíba

Numa realidade caracterizada pela excessiva e flagrante concentração dos meios de comunicação em mãos de poucas empresas, de caráter quase familiar, ligadas por uma extensa rede de dependência econômica e
financeira com grupos e governos de uma potência estrangeira, os movimentos sociais brasileiros alertam para o caráter anti-democrático e
anti-nacional do enorme poder exercido por estas empresas.