quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Três dias que abalaram o mundo

Do sítio Carta Maior:

Domingo, 6 de agosto, Tel Aviv: 350 mil israelenses protestam nas ruas do país por melhores condições de vida. Segunda- feira, 7 de agosto, Londres: distúrbios sociais iniciados nos subúrbios pobres transformam-se em explosão viral que envolve milhares de jovens em diferentes pontos do país. Terça-feira, 8 de agosto, Santiago: 150 mil estudantes vão às ruas em defesa de uma reforma educacional que universalize o ensino público, gratuito, de qualidade.

O "povo da cratera" não tem internet

Por João Peres, na Rede Brasil Atual:

Nilson guarda o computador novo em folha há quatro meses dentro da caixa, do jeitinho que chegou da loja. Este encarregado de depósito de 43 anos não está com qualquer alteração psicológica. A máquina não veio com defeito, funciona perfeitamente. Falta-lhe apenas um detalhe: uma tal de internet.

Itália é a "bola da vez" da crise mundial?

Por Graziano Graziani, de Roma, no sítio Opera Mundi:

A Itália corre o risco de ter o mesmo destino que a Grécia? Com as sucessivas quedas da bolsa de Milão, a crise econômica e o desemprego, além dos efeitos negativos das declarações do governo sobre os mercados internacionais, essa pergunta ecoa dentro e fora do país, com diferentes graus de preocupação.

Rebeldes de Londres não são "ladrões"

Por Gianni Carta, na revista CartaCapital:

A onda de violência na Grã-Bretanha foi provocada por um bando de “ladrões”´ e “doentes”. Numerosos pertencem a gangues de jovens encapuzados, os hoodies. Palavras do primeiro-ministro britânico, David Cameron, em sessão extraordinária no Parlamento, nesta quinta-feira 11. Em miúdos, os ladrões, ou doentes, ou quem sabe ladrões doentes encapuzados, não têm uma agenda. Só querem saquear.

As causas da queda da aprovação a Dilma

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Após as pesquisas Vox Populi e Datafolha, agora é o Ibope que capta não apenas meros sinais de perda de aprovação ao governo Dilma, mas perda explícita. Apesar de leituras incorretas que vinham sendo feitas – sendo uma delas de autoria de ninguém mais, ninguém menos do que de Marcos Coimbra, diretor do primeiro instituto citado –, não fiquei surpreso.

Mais um erro da TV Globo: a falsa prisão

Foto: Elza Fiúza-ABr
Por Felipe Prestes, no sítio Sul21:

Às 18h10min desta terça-feira (9), Clarice Coppetti estava chegando em casa, após passar a tarde preparando uma palestra, quando recebeu a ligação de um parente desesperado. Ficou sem entender nada quando o familiar quis saber sobre sua prisão, uma vez que se encontrava em plena liberdade. Minutos mais tarde se inteirou de tudo.