domingo, 14 de agosto de 2011

Anatel cria metas de qualidade na internet

Por Jacson Segundo, no Observatório do Direito à Comunicação:

Depois de uma década, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai finalmente estabelecer padrões mínimos de qualidade para a oferta de internet no país. As metas, que valem apenas para o serviço oferecido pelas empresas de telefonia fixa, foram aprovadas pelo Conselho Diretor da agência na quinta-feira (4) e ficam em consulta pública por 30 dias. Velocidades mínimas mais adequadas e melhoria no atendimento aos clientes são algumas das novas exigências, que, se descumpridas, resultam em sanções às operadoras.

Blogs substituem jornais no México

Do sítio da Revista Fórum:

Depois de verem a imprensa acuada pela combinação da violência do narcotráfico e da polícia contra jornalistas, os mexicanos descobriram uma nova fórmula para buscar notícias sobre a guerra entre os cartéis da droga e o governo, um conflito que já matou 66 jornalistas e 14 mil civis e militares na última década.

Patrulhas se multiplicam na internet

Por Carlos Castilho, no Observatório da Imprensa:

A internet está perdendo cada vez mais o seu ar idílico para se aproximar cada vez mais da dura realidade do quotidiano das sociedades da era industrial. Bastou o mundo tomar conhecimento de que os manifestantes londrinos usaram intensivamente o sistema de mensagens eletrônicas dos telefones Blackberry para que a polícia britânica contra-atacasse com o Flickr, para identificar os participantes dos protestos que convulsionaram a capital inglesa.

Protestos não se calam em Honduras

Do sítio português do jornal Avante:

Os estudantes hondurenhos vão prosseguir os protestos contra a privatização da educação, levados a cabo desde há duas semanas. Nas acções desta segunda-feira, os alunos do secundário ocuparam vários estabelecimentos na capital, Tegucigalpa, e reiteraram que não aceitam a política do executivo para o sector.

Direita tem "nova cara" contra Obama

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A disputa presidencial americana ganhou ontem uma nova cara para a direita, com a assunção da candidatura presidencial do governador do Texas, Rick Perry. Perry entra na campanha como o mais forte oponente ao pré-candidato Mitt Romey e com a vantagem de ter ainda um nível de conhecimento muito baixo, comparado aos outros pretendentes à vaga, como você pode ver na pesquisa Gallup realizada semana passada.

Cristina Kirchner obtém 45% dos votos

Por Luciana Taddeo, de Buenos Aires, no sítio Opera Mundi:

Apesar de a nova lei eleitoral argentina impedir a divulgação de resultados de boca de urna até o início da apuração dos votos, previsto para as 21h deste domingo (14/08), grande parte da imprensa argentina anunciou, às 18h, que a atual presidente do país, Cristina Kirchner, obteve a maioria dos sufrágios nas eleições primárias para presidente.

Revoltas no mundo e a ausência da teoria

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Em todos os séculos houve a percepção de que o mundo chegava a seu fim, com a extinção da vida na Terra, como castigo divino ou inevitável cataclismo. Mas a vida, essa inexplicável rebelião da matéria, que encontra sua perfeição e perversão na existência do homem, consegue impor-se. O preço da sobrevivência é o conflito. Desde que o registro da vida da espécie existe, a existência tem sido a crônica da resistência contra as forças naturais, os outros seres biológicos, feras, bactérias e vírus, e, sobretudo, contra parcelas da própria espécie.

O homem que detonou a BBC de Londres

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

O vídeo abaixo vai certamente entrar na lista das melhores atuações do PIG, emparelhado com aquele da massa cheirosa.

A entrevistadora da BBC, Fiona Armstrong, tinha — como se diz no ramo — uma agenda.

Londres: sociólogo desmonta a TV Globo



.

Fernando Morais e os patriotas cubanos

Por Eric Nepomuceno, no sítio Carta Maior:

Sempre que penso no repórter Fernando Morais, penso num obcecado. Mais do que persistente, mais do que meticuloso, um obcecado. Quando pega um tema ou um personagem, não larga mais. Passa a conviver com ele cada minuto do dia e da noite. E não se trata de um obcecado qualquer: Fernando Morais tem um radar formidável para descobrir temas e personagens. Seu novo livro, Os últimos soldados da Guerra Fria, chega às livrarias dia 19 de agosto para comprovar que ele não só não mudou, como cada vez mais intensifica essa sua vertente.

Europa colhe frutos de modelo excludente

Por Adriana Cardoso, na Rede Brasil Atual:

Dublin (Irlanda) – Quando surgem as crises, as divisões ficam mais aparentes. Foi o que se viu nos últimos dias no reino da rainha Elizabeth. Até agora, analistas de renome e outros de plantão, na Europa e no mundo, estão tentando entender o que está acontecendo pelas ruas da Inglaterra, especialmente as de sua capital, Londres. De uma ponta, os manifestantes são chamados de arruaceiros, baderneiros, marginais, aproveitadores, vândalos, gente sem escrúpulos nem valores. De outra, filhos de uma geração excluída por um Estado que, em crise, os exclui ainda mais.

Otan na Líbia e os ataques à ex-Iugoslávia

Por Achille Lollo, de Roma, no jornal Brasil de Fato:

Nenhum jornal, TV, rádio ou revista europeia deu destaque ao bombardeio da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) à redação da TV Al-Jamairiya em Trípoli, capital da Líbia, que causou a morte de três jornalistas e a internação de 15 pessoas em estado gravíssimo. Devido ao fato de se tratar de jornalistas da TV oficial do governo de Muamar Kadafi, não houve nenhuma moção de solidariedade. Ao mesmo tempo, os conflitos no seio do Conselho Nacional de Transição (CNT) explodiram e o chefe militar dos rebeldes, Abdel Fattah Yomes, foi executado como se fosse um inimigo.

Jornais ingleses omitem causas da revolta

Por Cris Rodrigues, de Londres, no sítio Sul21:

Londres, terça-feira, 9 de agosto de 2011. As já muito frequentes e barulhentas sirenes de Londres parecem ter se multiplicado nos últimos dias. A elas, somaram-se o barulho de helicópteros sobrevoando a cidade e 16 mil policiais perambulando pelas ruas. No quarto dia da onda de manifestações que varreu a capital britânica, muitas lojas fecharam as portas no meio da tarde. Em Kentish Town Road, uma avenida relativamente distante de qualquer distúrbio, uma pequena tabacaria familiar era um dos poucos estabelecimentos abertos às 20h. Dentro, duas mulheres estavam tranquilas e sem medo, mesmo vendo a filial de uma grande rede de supermercados do outro lado da rua de portas fechadas desde as 15h, sob o anúncio de que funciona até as 23h todos os dias da semana.

Convenção 158: derrota dos trabalhadores

Editorial do sítio Vermelho:

A rejeição, pela Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, da ratificação da Convenção 158 da OIT, que coíbe as demissões imotivadas, por 17 votos contra oito, levanta a suspeita de que, sob este aspecto, aquela comissão é, na verdade, uma Comissão dos Interesses Patronais.

Amor de perdição: Globo e Kamel

Por Luis Nassif, em seu blog:

Ainda não caiu a ficha dos Marinhos sobre o mal que o estilo Ali Kamel causou aos interesses das Organizações Globo – quando foi incumbido de definir a linha política da cobertura da TV.

Até a TV Globo critica Ricardo Teixeira

Por Altamiro Borges

Numa cena inusitada, o Jornal Nacional da TV Globo exibiu neste sábado (13) uma reportagem de três minutos com duras críticas a Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Algo muito sinistro deve estar ocorrendo nos bastidores do esporte que é a paixão nacional. Afinal, as relações entre o cartola e a emissora global são antigas e pareciam das mais sólidas.