segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Veja é o Murdoch brasileiro

Por Charles Carmo, no blog Viomundo:

A revista Veja entrou no centro de um dos maiores escândalos da imprensa nacional após a divulgação da suposta tentativa de invasão do apartamento em que o ex-ministro José Dirceu estava hospedado, no Hotel Naoum, em Brasília. O repórter Gustavo Nogueira Ribeiro está sendo acusado de tentar convencer a camareira a deixá-lo entrar no quarto de José Dirceu, fingindo se passar por um colega do ex-ministro que estaria hospedado no mesmo apartamento.

Comunicação num mundo em ebulição

Por Marina Schneider, do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC):

Já estão abertas as inscrições para o 17º Curso Anual de Comunicação do NPC, que neste ano ocorrerá de 16 a 20 de novembro no Clube de Engenharia, centro do Rio de Janeiro. O curso é referência para sindicalistas, jornalistas, militantes sociais, professores e estudantes de comunicação do país inteiro, interessados em pensar a força da mídia e seu papel central na disputa de hegemonia na sociedade.

Ato de ricos contra 'gente diferenciada'

Favela de Paraisópolis e condomínio de luxo no Morumbi
Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

Moradores do Morumbi, bairro nobre da zona sul de São Paulo, vestiram suas camisetas brancas para protestar, no domingo (28), perto do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

O que eles queriam?

Reforma agrária na pauta do governo

Foto: Wilson Dias-ABr
Por Vinicius Mansur,no jornal Brasil de Fato:

Após uma semana de lutas, o Acampamento Nacional da Via Campesina, instalado em Brasília, chegou ao seu final nesta sexta-feira (26), com o retorno positivo do governo às reivindicações da organização.

RBS deseduca o “Rio Grande”

Por Marco Aurélio Weissheimer, no blog RS Urgente:

Eu quase não acreditei quando enxerguei a manchete do jornal Zero Hora deste domingo (28): “Gosto pelo confronto emperra o Rio Grande”. Ainda isso? Não é possível. Mas o grupo da RBS não desiste de sua tarefa de deseducar a população do Rio Grande do Sul: “Falta de consenso em temas importantes trava o desenvolvimento do Estado, que está ficando para trás em comparação com outras unidades da federação”. Não se trata apenas de uma incursão sociológica equivocada. É uma tese falsa que consegue a proeza de tirar conclusões sobre a situação econômica do Estado sem tratar de economia. Os problemas do “Rio Grande” seriam “uma cultura que valoriza o conflito, a polarização ideológica, a atmosfera de discórdia e a força do corporativismo”.

A "criatividade" criminosa de Veja

Por Eliakim Araujo, no sítio Direto da Redação:

Final da década de setenta. O professor de jornalismo de uma conhecida faculdade carioca ensina que o bom jornalista deve usar de toda criatividade para obter uma informação privilegiada sobre algo ou alguém que esteja sob seu foco investigativo.

Luta para democratizar a comunicação

Por Luciana Santos, deputada federal do PCdoB, no sítio Vermelho:

A pauta da comunicação no país tem garantido bons debates no Congresso Nacional e na sociedade brasileira. Na última quarta-feira (24), a Câmara dos Deputados recebeu o Marco Civil da Internet. Este projeto de lei reaviva a nossa esperança de discutir o espaço da internet sem cercear seu caráter amplo e democrático.

Torcidas exigem: "Fora Teixeira"

No portal R7:

As torcidas prometeram e cumpriram. Neste domingo (28), houve protesto nos estádios do Brasil contra o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Os torcedores dos principais times do Campeonato Brasileiro distribuíram panfletos e levaram faixas e cartazes pedindo a saída do cartola do comando da entidade máxima do futebol nacional.

Quem são os caloteiros no Brasil?

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Todo mês, os jornais publicam que os bancos registram que a taxa de inadimplência aumentou e a todo momento repetem que os juros praticados são altos, entre outras razões, porque o “spread” – diferença entre o que pagam pelo dinheiro e o que cobram para emprestar – é alto porque tem de cobrir os prejuízos que sofrem com o calote de maus pagadores.

Sentido político da “faxina” de Dilma

Foto: Wilson Dias-ABr
Por Felipe Amin Filomeno, no blog Escrevinhador:

O que a “faxina” que a presidente Dilma Rousseff está realizando nos ministérios tem a dizer sobre a conjuntura social do Brasil contemporâneo? Num sentido amplo, é um fenômeno político implicado na trajetória de crescimento econômico com equidade social promovida desde 2003 pelas administrações do PT. Ao longo desta trajetória, as forças sociais conservadoras foram esvaziadas de um discurso crítico sobre política econômica e social, tendo que concentrar seus esforços em ataques à corrupção. Por outro lado, à medida em que a democracia se fortalece e problemas sócio-econômicos são minimizados, segmentos politicamente conscientes da sociedade tendem a apresentar novas demandas ao Estado, tal como o combate à corrupção.

BC vai reduzir a taxa de juros?

Por Altamiro Borges

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central volta a se reunir nesta semana para fixar a taxa básica de juros, a famosa Selic. Diante do agravamento da crise capitalista internacional e do risco de contágio no Brasil, até setores da mídia passaram a defender a sua “lenta” redução. No governo federal, a “torcida” também é a mesma.

Dilma desaponta as centrais sindicais

Foto: Antonio Cruz-ABr
Por André Barrocal, no sítio Carta Maior:

As centrais sindicais criticaram nesta segunda-feira (29/08) a estratégia que o governo decidiu adotar contra a crise econômica mundial: redução da taxa de juros do Banco Central (BC) e aumento do controle de gastos públicos (superávit primário). O plano foi apresentado às centrais pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro Guido Mantega (Fazenda) a dois dias do próximo encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, que se reunirá pressionado a baixar o juro.