quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Padre Marcelo S.A. e o Opus Dei

Por Altamiro Borges

Paparicado pela mídia, com destaque pela católica fervorosa TV Globo, o padre Marcelo Rossi deve ter cometido alguma heresia diante da Folha. Em menos de uma semana, ela publicou dois petardos contra o religioso. No primeiro, intitulado “Padre Marcelo S.A.”, o jornal informa, em tom jocoso, que “o sacerdote é seu próprio empresário e adota jargão executivo”.

O jornalismo impresso vai acabar?

Por Clara Roman, na revista CartaCapital:

Não há consenso entre os profissionais da imprensa, do marketing digital e da propaganda: qual será o modelo vencedor no futuro, capaz de gerar renda na internet e substituir os negócios hoje ainda centrados no papel e na televisão? No segundo dia do evento New Brand Communication (NBC) a grande pergunta era se a internet conseguirá democratizar a comunicação no País, hoje concentradas em algumas poucas corporações familiares.

Greve dos trabalhadores dos Correios

Por Altamiro Borges

Os 110 mil trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) iniciaram greve por tempo indeterminado nessa quarta-feira (14). Dos 35 sindicatos da categoria no país, 34 aderiram à paralisação, segundo a federação nacional dos trabalhadores do setor (Fentect). Os trabalhadores de Uberaba (MG) podem engrossar o movimento a partir de amanhã.

Mentiras de Veja sobre voto distrital

Por Geraldo Galindo, no sítio Vermelho:

A edição da revista Veja do dia 7 de setembro traz uma reportagem cujo título é “Como aumentar o peso do seu voto”, onde traz os dez supostos motivos para apoiar a tal idéia. Para as pessoas progressistas, de visão política arejada e saudável, que defendem a liberdade e a participação popular na política, uma simples proposta defendida pelo Grupo Abril já traz a leitura de não ser uma iniciativa positiva, mas de retrocesso, de cerceamento da democracia.

Prefeita de Jandira é do PSDB. É tucana

Braz Paschoaline e Geraldo Alckmin, ambos do PSDB
Por Altamiro Borges

A Câmara Municipal de Jandira, na região metropolitana de São Paulo, afastou ontem a prefeita Anabel Sabatine, denunciada por desvio de recursos públicos. Por seis votos a quatro, os vereadores decidiram degolar a prefeita acusada de corrupção, que ainda poderá recorrer na Justiça e retornar ao cargo.

Que tal a marcha contra os caloteiros?

Por Altamiro Borges

A mídia demotucana está animadíssima com as “marchas contra a corrupção”. Não pára de falar nisto. Editoriais da Folha, Estadão e O Globo clamam por novas manifestações de rua contra os “malfeitos” no governo. Exigem que a presidenta Dilma Rousseff intensifique a “faxina” no Palácio do Planalto, que imploda de vez a base governista.

O Tea Party brasileiro e a CPMF

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Talvez muita gente não saiba, mas o nome do movimento de extrema-direita nos Estados Unidos é Tea Party por conta de um episódio ocorrido no processo de independência daquele país, conhecido como Festa do Chá de Boston, quando um grupo de colonos americanos, protestando contra os impostos exigidos pela Coroa inglesa, usaram roupas de índios e atacaram um navio da Companhia da Índias Orientais carregado de folhas de chá.

ENEM e a mídia abaixo da média

Por Luis Nassif, em seu blog:

Poucas vezes se viu um episódio coletivo de mídia tão nonsense quanto o da divulgação dos resultados do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Os resultados foram dentro do esperado: melhoria de 10 pontos na média geral. Em 2009 o ENEM estava em 500 pontos. A meta era chegar ao longo da década em 600 pontos – o que significaria melhorar 10 pontos por ano. Apesar do aumento de inscritos – de 828 mil para 1,011 milhão – chegou-se aos 10 pontos.

Quem paga impostos no Brasil?

Por João Sicsu, no sítio da Carta Maior:

Recursos públicos são arrecadados por intermédio do funcionamento de um sistema tributário que cobra impostos, taxas e contribuições. Um sistema tributário socialmente justo deve ter caráter distributivo, portanto, deve impor maior sacrifício àqueles que têm mais condições de suportá-lo e, ao mesmo tempo, estabelecer menores alíquotas, taxas e contribuições para aqueles que auferem rendas mais baixas e, em consequência, possuem menores estoques de riqueza.

Beto Richa e o cinismo da mídia

Por José Dirceu, em seu blog:

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), acaba de atrair o PMDB paranaense para sua base de apoio e passa a contar, agora, com 41 dos 54 deputados do Estado. Estava demorando, mas aconteceu, assim, mais um exemplo prático da hipocrisia do discurso tucano contra o sistema de governo de coalizão e alianças, a formação das chamadas bases do governo adotada no Brasil, em Brasília, nos Estados e nos municípios.