terça-feira, 27 de setembro de 2011

Íntegra do discurso de Lula na França

Minhas amigas e meus amigos,

É uma grande honra, para mim, receber o título de Doutor Honoris Causa do Instituto de Ciências Políticas de Paris. Honra que se torna ainda maior por eu ser o primeiro latino-americano a recebê-lo.

Estou profundamente grato à direção da Sciences Po e a todos os seus professores, funcionários e alunos por me conferirem uma láurea tão prestigiosa.

Falta Roquinho dar nome aos bois

Por Ricardo Carvalho, na CartaCapital:

Quase um terço dos deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo se beneficia de esquemas ilícitos envolvendo emendas parlamentares. A declaração foi feita pelo deputado estadual Roque Barbiere (PTB) – cujo reduto eleitoral fica na cidade Birigui, próxima a Araçatuba, interior do estado – durante uma entrevista a um portal de internet regional, em 10 de agosto.

Os escravocratas contra Lula

Por Martín Granovsky, do jornal argentino Página 12, no blog Viomundo:

Podem pronunciar “sians po”. É, mais ou menos, a fonética de ciências políticas. Basta dizer Sciences Po para aludir ao encaixe perfeito de duas estruturas, a Fundação Nacional de Ciências Políticas da França e o Instituto de Estudos Políticos de Paris.

O Globo reclama da premiação a Lula

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Não pode passar batido um dos momentos mais patéticos do jornalismo brasileiro. Acredite quem quiser, mas órgãos de imprensa brasileiros como o jornal O Globo mandaram repórteres à França para reclamar com Richard Descoings, diretor do instituto francês Sciences Po, por escolher o ex-presidente Lula para receber o primeiro título Honoris Causa que a instituição concedeu a um latino-americano.

Corrupção em São Paulo: agora vai?

Por Altamiro Borges

O deputado estadual Roque Barbiere (PTB), popular Roquinho, finalmente conseguiu agitar a Assembléia Legislativa de São Paulo – um cemitério de idéias e projetos, dominado pelos tucanos há duas décadas. Em entrevista à “Folha da Região”, de Araçatuba, ele revelou o que muitos já sabiam – mas que a mídia demotucana abafava: a corrupção corre solta nesta “nobre” Casa.

PSD de Kassab enterra os demos

Por Altamiro Borges

Apesar das várias denúncias de irregularidades, o PSD do prefeito Gilberto Kassab caminha para conseguir seu registro definitivo na Justiça Eleitoral, o que garantirá a participação da nova legenda nos pleito municipal de 2012. Com isso, o tabuleiro político do país sofrerá fortes abalos. Um dos efeitos poderá ser o enterro definitivo dos demos – o que já preocupa o capeta no inferno!

FolhaXFalha: juiz dá lição nos Frias

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

O Escrevinhador “teve acesso” à sentença do juiz da 29 Vara Cível de São Paulo, que julgou (em primeira instância) o importante caso “FalhaxFolha”. Aparentemente, o jogo terminou empatado. Ou seja: o juiz acolheu “parcialmente” o pedido da “Folha”, determinando o “congelamento” do dominio “falhadesãopaulo.com.br”, mas rejeitou todo o resto.

O Globo e as verbas para as enchentes

Por Antônio Mello, em seu blog:

O jornal O Globo (do Oligopólio Globo) deu manchete e reportagem de página inteira em seu primeiro caderno de hoje criticando o governo federal, que não estaria liberando verbas para prevenção das enchentes de verão, como a última, que atingiu a Região Serrana do Rio, provocando quase 600 mortos e desabrigando dezenas de milhares de famílias.

PF investigará Ricardo Teixeira

Do sítio Vermelho:

O procurador da República, Marcelo Freire, deve remeter ofício nesta segunda (26) à Superintendência da Polícia Federal no Rio (SR-RJ/DPF) determinando a abertura de novo inquérito contra o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira.