quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A estréia desastrada de Bruno Covas

Por Altamiro Borges

A situação dos tucanos não está nada fácil em São Paulo. Nos últimos dias, só foram notícias ruins. O deputado Roque Barbieri, da base de apoio de Geraldo Alckmin, chutou o pau da barraca ao garantir que de “25% a 30%” dos seus pares são corruptos (leia aqui). Na sequência, o TSE concedeu registro ao PSD de Kassab, que já garfou setes vereadores demos e três tucaninhos na capital paulista (leia aqui).

Foto do Estadão e o "agressor" de Lula

Por Conceição Lemes, no blog Viomundo:

Terça-feira, 27 de setembro, do meio da tarde ao início da noite. Durante todo esse período o Estadão online não destacou na capa nenhuma foto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebendo o título de doutor honoris causa do respeitadíssimo Instituto de Estudos Políticos de Paris – o Sciences-po. É a primeira vez que a instituição pela qual passou parte da elite francesa concede o título a um latino-americano. É sua sétima condecoração.

ABL e Globo, tudo a ver

Por Eliakim Araujo, no sítio Direto da Redação:

Certa vez, uma apresentadora da Globo, escalada para cobrir o carnaval na Avenida, recebeu da direção a incumbência de entrevistar um conhecido sambista, integrante da Velha Guarda da Portela, a famosa escola de samba do subúrbio carioca de Madureira.

Líbia e Colômbia: farsas da mídia

Por Leonardo Severo

No mesmo domingo, 25 de setembro, em que os aviões da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se aproximavam das 24 mil “operações de patrulha aérea” contra a Líbia, incluídas 8.941 missões de ataque para “proteger civis”, as agências internacionais reforçavam o bombardeio midiático.

Despejando desinformações, o jornalismo teleguiado buscava inocular o vírus da apatia e da alienação em massa enquanto tratava de transformar a vítima em culpada, a ação genocida em caridade, o invasor em libertador.

Mídia esconde protestos em Wall Street

Por Altamiro Borges

Desde 17 de setembro, milhares de pessoas estão acampadas numa praça próxima a Wall Street, o principal centro financeiro do mundo capitalista, em Nova York. Elas protestam contra o “1% de ricaços dos EUA que exploram 99% da sociedade” e que são culpados pela grave crise econômica que abala o país desde 2008, gerando desemprego, despejos e miséria.

US$ 10 trilhões torrados nas bolsas

Por Altamiro Borges

Que o capitalismo é um sistema destrutivo, vários fatos marcantes da história já confirmaram – com recessões, guerras, miséria e desemprego. Mas na sua atual fase, sob o domínio do capital financeiro, a situação é ainda mais chocante. Somente nos últimos quatro meses, em decorrência do repique da crise mundial, cerca US$ 10 trilhões foram torrados nas bolsas de valores.

A informação foi dada hoje pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, com base em pesquisas internacionais. Para ele, essa monumental “perda de riqueza tem efeito negativo e perverso sobre o comportamento dos agentes econômicos”. Em outras palavras, isto significa mais recessão, quebradeira de empresas, demissões, cortes de direitos e redução do poder aquisitivo.

Telesur: protestos em Wall Street



.

A sinceridade criminosa do “mercado”

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A entrevista de um operador de mercados, Alessio Rastani, na BBC, está causando furor no mundo. O cidadão teve uma crise de sinceridade e disse que sonha com uma recessão para ganhar mais dinheiro.

“Não ligamos muito para como vão consertar a economia. Nosso trabalho é ganhar dinheiro com isso”.

Os sinhozinhos vão a Paris

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

O Eduardo Guimarães já havia escrito sobre o comportamento patético de jornalistas brasileiros em Paris. Meus colegas (!) parecem ter vergonha do presidente que tivemos durante 8 anos. Ou então, querem agradar aos patrões. Numa entrevista coletiva com o diretor da “Sciences Po” (instituição francesa que vai dar um título “honoris causa” a Lula), repórteres brasileiros pareciam enojados: por que Lula vai ganhar a honraria? “Ele não é um dos nossos”.

Pascual Serrano em Foz do Iguaçu

Do sítio do Centro de Estudos Barão de Itararé:

O 1º Encontro Mundial de Blogueiros Progressistas acontece entre os dias 27, 28 e 29 de Outubro no Cine Barrageiro – Parque Tecnológico de Itaipu. O jornalista e ensaísta espanhol Pascual Serrano fará parte da mesa de debate “Experiências nos EUA e Europa” que acontecerá na sexta-feira (28), a partir das 14 horas.

O Globo vira piada no Twitter

Por Anselmo Massad, na Rede Brasil Atual:

A pergunta da repórter Deborah Berlinck, de O Globo, a Richard Descoings, diretor do Instituto de Estudos Políticos de Paris, virou piada no Twitter nesta terça-feira (27). Em entrevista coletiva sobre a decisão do Sciences Po, como é conhecido o instituto, de conceder ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o título de doutor honoris causa, a jornalista perguntou: "Por que Lula, e não Fernando Henrique Cardoso, seu antecessor, para receber uma homenagem da instituição?"

Chomsky apóia protestos em Wall Street

Por Noam Chomsky, no sítio do Ocuppy Wall Street:

Quem tenha olhos para ver conhece o gangsterismo de Wall Street - das instituições financeiras em geral - e sabe que causou grave dano ao povo dos EUA (e do mundo). Deve saber também que tem sido isso, com danos cada vez maiores, há 30 anos, e que o poder de Wall Street e das instituições financeiras aumentou radicalmente e, com ele, o seu poder político.

O romance histórico, de György Lukács

A Boitempo Editorial e o Goethe-Institut de São Paulo convidam para o lançamento de "O romance histórico", de György Lukács. Participarão do debate a filósofa e responsável pela apresentação da obra Arlenice Almeida da Silva, o cientista político e autor da orelha do livro Carlos Eduardo Ornelas Berriel e os teóricos literários Jorge de Almeida e Sandra Guardini Vasconcelos.

O evento é gratuito e não há a necessidade de inscrição prévia. Serão vendidos livros da Boitempo com descontos.