quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

“Eminente” FHC está uma fera! Que medo!

Por Altamiro Borges

O livro “A privataria tucana”, de Amaury Ribeiro, deixou FHC irritadíssimo. O “eminente”, “notável” e “ilustre” ex-presidente do Brasil privatizado e de joelhos para o FMI sentiu o baque. Ele está uma fera. Uma semana após o lançamento do livro, ele divulgou hoje uma nota dura contra o premiado jornalista e exigiu medidas urgentes do seu partido, o entreguista PSDB, para silenciá-lo:

A indignação seletiva da mídia

Por Maurício Caleiro, no blog Cinema & Outras Artes:

Corrupção e política sempre estiveram profundamente ligadas no Brasil, um tanto porque essa é, efetivamente, a herança de um país dominado por hierarquias, com profundas injustiças sociais e longos períodos ditatoriais, outro tanto porque desde que a UDN, nos anos 50, em conluio com a maioria da mídia, descobriu o poder mobilizador das denúncias, estas se incorporaram ao modo brasileiro de fazer política.

Política econômica: prudência ou medo?

Por Paulo Kliass, no sítio Carta Maior:

A proximidade do final do ano começa a nos levar, fatalmente, a um movimento de avaliação do período que se encerra. No plano pessoal, familiar, profissional e também na esfera da política. Tudo passa a ser checado e balanceado. Comparado com as metas inicialmente previstas. E os resultados passam a ser objeto de crítica.

A "sinuca de bico" da revista Veja

Por José Dirceu, em seu blog:

A propósito do boicote nacional promovido pela grande mídia contra "A Privataria Tucana", o livro-denúncia do jornalista Amauri Ribeiro Jr. sobre a corrupção e demais falcatruas nas privatizações durante governos do PSDB, eu gostaria que vocês lessem o texto "Coragem, Reinaldo Azevedo! A Veja já publicou a corrupção de Serra há 9 anos!". E, também, obviamente, outro texto que publico no blog hoje, "Obrigada a falar sobre 'A privataria Tucana', Folha ataca obra e sai em defesa de acusados".

A força relativa do partido midiático

Por Luciano Siqueira, no sítio Vermelho:

Tenho em mãos um exemplar da última edição da revista CartaCapital, cuja matéria de capa é “O escândalo Serra”, a propósito das graves denúncias contidas no livro-reportagem “A privataria tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro Jr. Como assinala a revista, trata das “maracutaias das privatizações, fartamente documentadas”. Impressiona o teor da reportagem, em contraste com o silêncio comprometedor da grande mídia useira e vezeira do denuncismo sensacionalista tendo como alvo personalidades e instituições situadas à esquerda do espectro político ou pertencentes ou vinculadas de algum modo a governos de orientação democrática e progressista.

Blogosfera pauta agenda política

Por Miguel do Rosário, no blog Cafezinho:

Depois de um início preguiçoso, a semana promete encerrar pegando fogo, por isso não encontrei melhor ilustração para o post do que uma pintura de Hieronymus Bosch, com sua agitação infernal. E desta vez, a pauta política, pela primeira vez na história da república, não está sendo conduzida pela mídia, e sim pela combativa blogosfera progressista.

Folha: corruptos que assinam recibo?



Por Pierre Lucena, no blog Acerto de Contas:

Vejamos a pergunta acima feita por Reinaldo Azevedo ao questionar o pedido de provas de desvios por parte de Orlando Silva no caso “ONGs comunistas”.

Vitória parcial dos “doidos” e “sujos”

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

A “Folha” levou uma semana para falar no livro de Amaury. Talvez esperasse as orientações do “comitê central”. As orientações parecem ter chegado sem muita clareza. O jornal da família Frias, num texto opaco que nenhum jornalista teve coragem de assinar, levanta suspeita não contra Serra e sua turma de especialistas em “offshore” – mas contra o premiado repórter Amaury Ribeiro Jr.

DEM disfarça, mas ruma para o inferno

Por Altamiro Borges

O DEM exibe hoje (15) o seu programa partidário em horário nobre na rádio e televisão. Nos dez minutos de rede nacional, a sigla procura esconder a sua grave crise e mudar a sua imagem tão desgastada. O programa, já disponível na internet, evita ataques frontais a Lula e Dilma e enfatiza as “propostas”. A plataforma mantém os dogmas neoliberais, mas tenta seduzir a chamada classe média.

Até Boris Casoy abriu o bico



.

Jô Soares entrevistará Amaury Ribeiro?



Por Altamiro Borges

O apresentador Jô Soares, que se diz “um anarquista no bom sentido da palavra”, costuma dar espaço em seu programa na TV Globo e na rádio CBN para vários autores de livros. Nunca deixa de expressar a sua visão política na escolha dos convidados e nas divertidas entrevistas. É criticado, inclusive, porque fala mais do que os entrevistados.

A Folha sentiu a bordoada

Por Altamiro Borges

Seis dias após o início da distribuição nas livrarias do livro “A privataria tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro, finalmente a Folha resolveu comentar a obra – que já vendeu 30 mil exemplares e tem mais 50 mil no forno. Em mais este grotesco episódio, a velha mídia, monopolizada, partidarizada e paquidérmica, perdeu a batalha para a blogosfera e as redes sociais.