terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Dom Ladislau: bispo da reforma agrária

Do jornal Brasil de Fato:

Nesta segunda-feira (13), faleceu o bispo de São José dos Pinhais (PR), Dom Ladislau Biernaski. Ele estava internado há pouco mais de uma semana por conta de um câncer abdominal no Hospital Erasto Gaertner e sofreu falência múltipla de órgãos.


Dom Ladislau tinha 74 anos e foi eleito em 2006 o primeiro bispo diocesano de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Antes, atuou por 25 anos como bispo auxiliar de Dom Pedro Fedalto na Arquidiocese de Curitiba.

Atualmente, presidia a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e acompanhava outras pastorais, como a Pastoral Operária e a Pastoral Carcerária. Em nota, a CPT lamentou a morte de Dom Ladislau e afirmou que ele deixou “seu legado de luta pelos direitos dos camponeses e contra a violência no campo”.

“Nos grandes momentos de tensão e de conflito envolvendo os movimentos sociais, Dom Ladislau nunca se furtou em ficar do lado dos trabalhadores e trabalhadoras, e a eles manifestar seu apoio”, lembrou a CPT na nota.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) também manifestou pesar pelo falecimento do bispo. “Nos deixa aos 74 anos de uma vida comprometida com a verdade e a justiça”, afirmou em nota o MST.

A CPT recorda que Dom Ladislau sempre apoiou a reforma agrária no Brasil. “Conhecido como o bispo da reforma agrária, Dom Ladislau teve importante contribuição nos documentos sociais da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) que abordam o tema”, destaca anota da entidade.

O MST, em nota, o definiu como “um semeador de idéias e de exemplos de vida , a serviço dos camponeses”.

1 comentários:

Ignez disse...

Em contraposição ao reacionarismo que se instalou na Igreja Católica, Dom Ladislau assumiu firmemente o compromisso com a classe trabalhadora, com suas reivindicações e lutas. Arejou um pouco os ares tão pesados que a Igreja anda favorecendo. Não vi nenhum manifesto do clero católico contra a barbárie de Pinheirinho. Só vi um outro Bispo católico (em SP) manifestar sua miopia em relação ao aborto. A Igreja católica está pobre de mentes como a de Dom Ladislau.