terça-feira, 13 de março de 2012

"TV Folha" privatiza espaço público

Por Laurindo Lalo Leal, no Observatório do Direito à Comunicação:

A televisão brasileira, com raras exceções, é um deserto de criatividade. Aos domingos a situação piora. Para a maioria dos telespectadores resta o encontro com Faustão, Gugu, Silvio Santos e assemelhados.

Em São Paulo, a TV Cultura tentou por vezes se apresentar como alternativa oferecendo programas de melhor qualidade. A inconstância da grade de programação, reflexo de uma instabilidade administrativa crônica, impediu que as tentativas prosperassem.

O programa TV Folha é uma nova aposta na mesma linha, ainda que terceirizado. Críticas à ação policial na cracolândia e no Pinheirinho devem ter surpreendido o telespectador menos atento, acostumado a docilidade da Cultura quando o governo do Estado e prefeituras a ele alinhadas estão na berlinda.

A lamentar a falta de réplica dos entrevistadores às desculpas do prefeito.

Premido pelo tempo escasso e pela fórmula adotada, o TV Folha não avança na direção do aprofundamento dos temas. Reproduz na televisão o padrão adotado na internet, calcado numa sequência de clipes, sem dar oportunidade à reflexão.

A presença de Chico Buarque encaixou-se no padrão. Anunciado como "depoimento inédito" o que se viu foram frases entrecortadas do artista. O pior foi o colunista dizer que "ninguém quer escutar" as novas musicas do Chico. De onde ele tirou essa conclusão?

A lamentar o fato da TV Cultura deixar clara a sua incapacidade de produzir um programa jornalístico de qualidade, optando por privatizar mais um espaço público no Estado de São Paulo.

* Artigo publicado originalmente na Folha de S.Paulo

2 comentários:

Ewerardo Tabatinga disse...

Por mim, esse tipo de "entretenimento" já teria acabado. Quase já não vejo Televisão e, nos fins-de-semana", simplesmente, não ligo esse aparelho, para nada. Simplesmente, não suporte esses caras aqui citados nesta matéria.
A Televisão Brasileira, que é um bem público, não pode ficar nas mãos dos empresários do setor privado, alienando as pessoas, com "programas" de baixo nível. Não pode!

antonio barbosa filho disse...

Engraçado é a Folha e a veja usarem um espaço público (meu, seu, nosso) que sempre combateram. Os mesmos que dizem em artigos e editoriais que as TVs públicas são dinheiro jogado fora e que elas dão traço no ibope, agora as ocupam.
Cabe a outros setores da mídia requisitarem o mesmo espaço, já que a TV Cultura é nossa. Ou não?