quarta-feira, 28 de março de 2012

Um contraponto às mentiras da mídia

Do sítio do Centro de Estudos da Barão Itararé:

Em noite chuvosa na capital paulista, o Barão de Itararé e o Sindicato dos Bancários de São Paulo promoveram o lançamento do livro Latifúndio Midiota: Crime$, Crise$ e Trapaça$, de Leonardo Severo. O livro inaugura o selo Barão de Itararé e reúne 20 artigos e reportagens que fazem um contraponto à visão de mundo imposta pela grande mídia sobre diversos temas: de conflitos geopolíticos na Ásia e na África à integração latino-americana.


Segundo o autor, o livro é um instrumento de transformação e seu principal objetivo é provocar reflexão e mobilização. “Eu lancei o livro porque os textos que eu escrevo têm um direcionamento concreto para a organização do movimento sindical, social e popular. É um texto que tem a intenção de gerar reação e mobilizar, para conquistar avanços nas condições de vida e de trabalho das pessoas”.

No debate, conduzido por Altamiro Borges (Barão de Itararé); Rosane Bertotti (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação); Carlos Lopes (jornal Hora do Povo) e Raquel Kacelnikas (secretária-geral do Sindicato dos Bancários), o livro foi bastante elogiado. Para Altamiro Borges, “a obra é obrigatória para faculdades de comunicação e lutadores sociais em geral, mas também é excelente para levar o debate aos trabalhadores e ao movimento social”.

“Fiquei muito satisfeito com as declarações sobre o livro dialogar diretamente com os trabalhadores nas fábricas com o trabalhador rural e com os estudantes. O livro tem esse objetivo: busca intensamente conversar com quem eu considero que é o sujeito da vida nesse país: o povo brasileiro” – afirmou Severo.

Carlos Lopes, que escreveu o prefácio de Latifúndio Midiota, também comentou o trabalho de Severo: “Até 1985, a ditadura silenciava o povo. Hoje, é a mídia que o faz. O livro do Leonardo denuncia exatamente isso”.

Os movimentos sociais e a luta pelo marco regulatório

Durante todo o evento, os debatedores ressaltaram a importância de levar a luta pela democratização da comunicação às ruas. Segundo Rosane Bertotti, é necessário debater a democratização da comunicação sob a perspectiva de que o direito à comunicação e a liberdade de expressão são de todos e não só dos proprietários dos meios de comunicação.

Para Altamiro Borges, Latifúndio Midiota vem em um momento importante, pois a esquerda brasileira retomou a pauta da democratização da comunicação para sua agenda. Por isso, os debatedores exaltaram a contribuição do escritor ao lançar um livro que fomenta o debate e fortalece o movimento.

Severo também citou a imprensa alternativa como grande ator da luta pelo direito à comunicação. “É necessário fortalecer a mídia alternativa, por um lado, e intensificar a luta pelo marco regulatório, por outro, para alcançarmos a democratização da comunicação”

Agenda

O jornalista e escritor, que lançou seu livro em Recife no último dia 15, também anunciou mais duas atividades. No domingo (1), Severo vai ao Mato Grosso do Sul, aonde participará de debate sobre o Latifúndio Midiota junto aos trabalhadores sem terra da região. Em abril, visitará a assembléia de operários da Construção Civil do Paraná. O sindicato local comprou uma cota de exemplares do livro pra distribuir aos trabalhadores.

O livro Latifúndio Midiota – Crime$, Crise$ e Trapaça$ está disponível na loja virtual do Barão de Itararé.

0 comentários: