domingo, 22 de abril de 2012

Ariel Palacios e a reestatização da YPF


Por Altamiro Borges

Ariel Palacios, articulista do Estadão e comentarista da TV Globo, nunca gostou de Cristina Kirchner, a quem rotula de “populista”, “autoritária”, “demagoga” e outros adjetivos tão comuns contra os governantes que não seguem a cartilha dos EUA na América Latina. Mas hoje ele mesmo foi obrigado a reconhecer que a reestatização da petrolífera YPF conquistou o amplo apoio da população do país vizinho.


“A expropriação da YPF, realizada na semana passada pela presidente Cristina Kirchner, conta com a aprovação de 62% dos argentinos, segundo uma pesquisa elaborada pela Poliarquia, uma consultoria independente de opinião pública. A estatização da companhia tem a rejeição de 31%, enquanto que os indecisos constituem 7%”, relata o jornalista num pequeno texto no Estadão.

Amplificação do discurso oposicionista

O artigo, obviamente, não é isento. O articulista não perde a chance para destilar o seu veneno. Neste esforço, ele faz questão de repercutir as críticas da mídia argentina, abertamente de oposição ao governo de Cristina Kirchner. “Em duro editorial, o jornal ‘La Nación’ ressaltou que ‘o direito da propriedade aproximou-se mais uma vez de seu desaparecimento em nosso país’”, descreve o brasileiro.

Ariel Palacios amplifica as críticas de vários outros oposicionistas, sem condenar as práticas lesivas da multinacional Repsol, que deixou de investir na produção de petróleo e apenas remetia divisas para o exterior. Na prática, o jornalista do Estadão e da TV Globo deplora o ato soberano da presidenta Cristina Kirchner, que desafiou o “deus mercado”, mas conquistou o apoio dos argentinos!  

2 comentários:

Ignez disse...

as oligarquias financeiras, a oligarquia togada, seus paeceiros políticos da direita raivosa pensam-se inexpugnáveis em suas trincheiras midiáticas. Mas, tanto o povo argentino quanto o povo brasileiro (um pouco menos) aprenderam a ler a realidade bem diferente das que eles propalam. E a internet nos mostra isso todo dia. A exploração e a opressão já não podem ser exercidas por eles de forma absoluta. Nós protestamos aqui e nas ruas. Parabéns à Kristina Kirchner!

Gabriel Birkhann disse...

Na minha modesta opinião,concordo com Ariel.