sexta-feira, 6 de abril de 2012

Barão de Itararé convida Ayres de Brito

Do sítio do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Na terça-feira (3), o novo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ayres Britto, recebeu convite para a abertura do 3º Encontro Nacional de Blogueiros, que acontece em Salvador (BA), durante os dias 25, 26 e 27 de maio. O ministro recebeu em seu gabinete o presidente do Barão de Itararé, Altamiro Borges, além do jornalista Paulo Henrique Amorim e seu advogado, Cesar Marcos Klouri.
Segundo Altamiro, o bate-papo durou cerca de uma hora e Britto aceitou o convite. “O ministro é um notório defensor da liberdade na Internet e da blogosfera. Na reunião, inclusive, ele criticou o atraso e o conservadorismo da mídia quanto ao papel e à dinâmica da Internet”, disse. Britto assume a presidência do STF no dia 19 de abril e prometeu enviar uma mensagem de abertura oficial do Encontro caso não possa comparecer, devido à agenda de compromissos com o Supremo.

Altamiro conta ainda que o III BlogProg terá como eixos principais o debate pela criação de um novo marco regulatório das Comunicações e a defesa da liberdade de expressão, principalmente na Internet, já que há dezenas de blogs sendo perseguidos.”Só o Conversa Afiada, do Paulo Henrique Amorim, tem mais de 40 processos. Há blogs no Paraná, em Ilhéus, além dos casos da Falha de S. Paulo e do jornalista Lúcio Flávio Pinto, no Pará, que são exemplos da crescente perseguição e da judicialização da censura”, diz.

O presidente do Barão de Itararé também destacou que diversos editoriais e artigos jornalísticos tem investido em estigmatizar os blogueiros. Por isso, ele acredita que a presença de Britto significaria uma resposta à grande mídia. “Ter o presidente do STF inaugurando o evento dá ainda mais legitimidade à blogosfera. Mostra que ela participa da vida política do país e que não é um movimento marginal, feito por meia dúzia de pessoas”, comenta.

0 comentários: