segunda-feira, 30 de abril de 2012

Brizola Neto será ministro do Trabalho

Por Altamiro Borges

O repórter Gustavo Gantois, do Portal Terra, acaba de informar que a presidenta Dilma Rousseff finalmente decidiu anunciar o nome do novo ministro do Trabalho. "O deputado federal Brizola Neto (PDT-RJ) vai substituir Paulo Roberto Pinto, que ocupa o cargo há cinco meses como interino. A decisão foi tomada em reunião na manhã desta segunda-feira entre Dilma e o presidente do PDT, o ex-ministro Carlos Lupi".


Ainda segundo a matéria, "o novo ministro, que está em Brasília, foi chamado às pressas ao Palácio do Planalto para ser comunicado da decisão. Brizola Neto disputava a indicação com outros dois nomes. O também deputado Vieira da Cunha (PDT-RS) tinha a preferência interna do partido, mas sofria forte resistência de Dilma e dos ministros palacianos, entre eles Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência. O outro nome, com menos chances, era do secretário-geral do PDT, Manoel Dias".

O anúncio ocorre na véspera do Dia Internacional dos Trabalhadores e supera um impasse no governo. Houve forte pressão, inclusive da mídia patronal, para evitar sua nomeação. Neto do ex-governador Leonel Brizola, o mais jovem integrante da Esplanada dos Ministérios sempre defendeu os direitos trabalhistas inscritos na CLT - o que explica a resistência do empresariado. Como blogueiro, ele também nunca se dobrou às manipulações dos barões da mídia, sendo um participante ativo da luta pela democratização dos meios de comunicação.

1 comentários:

Anônimo disse...

"Neto" só honra o sobrenome quando não é neto tucano.