sábado, 14 de abril de 2012

CE e GO: blogueiros incomodam a mídia

Por Altamiro Borges

Neste final de semana ocorrem dois encontros estaduais de blogueiros: no Ceará e em Goiás. Os eventos devem reunir centenas de ativistas digitais e lutadores sociais, que tem como ponto de unidade a luta pela democratização da comunicação no Brasil. Isto explica porque a velha mídia está tão incomodada. Nos últimos dias, Veja e Folha destilaram o seu veneno contra estas iniciativas.


No caso da Veja, que até agora não explicou direito a sua intima relação com a máfia de Carlinhos Cachoeira, os ataques partiram do blogueiro oficial da publicação, conhecido por sua agressividade doentia. Já a Folha publicou hoje (14) uma “reporcagem” que nada informa sobre a rica programação do Webfor, no Ceará. O seu único objetivo é estigmatizar o encontro estadual.

A histeria conservadora

Segundo o título da matéria, “evento com patrocínio do governo debate regulamentação da mídia”. No destaque, mais veneno: “Fórum vai discutir 'papel da mídia contra interesses da nação'”. Para a mídia patronal, só mesmo os empresários devem ter apoio oficial para realizar seus eventos – a maioria deles, em defesa de seus interesses mesquinhos contra os anseios da sociedade.

A gritaria da velha mídia contra a blogosfera é compreensível. Além de perder o monopólio da palavra, com a explosão dos blogs e das redes sociais, os barões da mídia vivem uma crise do seu modelo de negócios – com a queda das tiragens dos jornalões e a redução da audiência das tevês. Daí a histeria conservadora, que não deve assustar o jovem e pulsante movimento da blogosfera.

4 comentários:

Anônimo disse...

Não estou rogando nem jogando praga contra o Ministro Bernardo. Mas não tenho como deixar de crer que o futuro lhe cobrará por tão incompreensível silêncio sobre a perversidade praticada por essa mídia trapeira (gostei desse adjetivo Desembargador) e aparente desinteresse pela clamada e justa Lei dos Meios.
Repito, não é praga - basta ver que o futuro (depois de dez anos) está cobrando do Demóstenes a sua falácia hipócrita.

RLocatelli Digital disse...

A #CPIdaVeja vai ser um catalizador para acelerar ainda mais esse crescimento do poder da Blogosfera e das redes sociais. Mais ainda que o livro "A Privataria Tucana".

Anônimo disse...

Não passa pela cabeça dos "progressistas" que a vasta e imensa maioria das pessoas produtivas, aquelas que trabalham e têm dinheiro para comprar a Veja, não está interessada em regular a Media como essa minoria quer? Depois de 40 anos na praça as coisas vão TER de mudar só porque os "donos" da verdade assim o querem? Nem durante a ditadura, meu caro. O seu expediente é simplesmente nazista, fascista... haja camisas negras, e haja agentes da SS, não é mesmo? Agora se vc quiser, ou vcs, argumentar contra isso, sou só olhos, afinal, eu dou mais bola pra esse blog "progressista" que muita gente. a diferença é que EU sei ler texto!

renato andretti disse...

Concordo e torço muito. Será um fator agregante da sociedade sobre um tema que todos os brasileiros abominam, inclusive aqueles que serão presos.
CPI da Privataria....por favor não esqueçam...Eu quero ver isto acontecer, faço o que posso, aviso que vivo.