quinta-feira, 10 de maio de 2012

Roberto Gurgel também é humorista

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Se tivesse que definir o Zeitgeist (clima intelectual e cultural do mundo em uma determinada época) de nosso tempo, diria que vivemos a era da hipocrisia e da desfaçatez. E tal fenômeno não é afeito só ao Brasil, mas ao mundo, à época em que vivemos.


Os Estados Unidos, por exemplo, inventam que um país milenar do Oriente possui “armas de destruição em massa”, mesmo que só tenha o petróleo de que a potência precisa, e, assim, invadem-no, matam populações civis como moscas e continuam posando como nação de super-heróis.

Aqui na América do Sul, uma casta de vigaristas depõe um presidente legitimamente eleito, fecha o congresso e, depois que o golpe fracassa, acusa o presidente reconduzido ao poder pelo povo de ser “ditador” apesar de suas vitórias eleitorais serem inquestionáveis.

Perto disso tudo, pode parecer menos grave a hipocrisia e a desfaçatez que imperam no país, mas nem tanto. Nas últimas vinte e quatro horas pudemos ver que não fazemos feio em disputas desse tipo. Basta ver o show humorístico do mais fidedigno sósia do humorista Jô Soares já encontrado.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, deu sentido ao termo caradurismo. Como tem sido amplamente veiculado, ele teve nas mãos todos os indícios de que Carlinhos Cachoeira e Demóstenes Torres dirigiam uma organização criminosa e sentou em cima das provas.

Por conta disso, a CPMI do Cachoeira quer convocá-lo a depor para explicar por que agiu assim. O movimento por sua convocação cresce entre governistas e oposicionistas. Mas foi só após o depoimento do delegado da Polícia Federal Raul Souza na última terça-feira que esse sentimento cresceu.

O delegado deixou claro que o procurador-geral da República poderia ter agido há quase três anos contra Cachoeira e companhia limitada e nada fez. A ele se juntaram oposicionistas como o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) e o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). E, claro, os membros governistas da CPMI.

Só para ilustrar o caso, Lorenzoni, do De-mo-cra-tas, declarou que “ele [Gurgel] está sem defesa” porque “estava com a bomba atômica na mão [relatório contra Demóstenes] e nada fez”.

Isso não impediu que o humorista mor da República declarasse que os que querem convocá-lo a se explicar agem assim porque estariam “com medo” de sua atuação no inquérito do mensalão, como se Randolfe ou Lorenzoni estivessem envolvidos no caso.

Para que refletir que confrontá-lo obviamente seria o caminho mais curto para enfurecê-lo, gerando o risco de uma vingança de sua parte na condução do processo?

Alguns dirão que pior ainda é a mídia dizer que a Veja não fazia parte do esquema Cachoeira apesar de as escutas da PF mostrarem o contrário, ou seja, que o bando a usava, por exemplo, para derrubar funcionários do governo que atrapalhavam a construtora Delta e, em troca, o contraventor municiava a publicação com denúncias contra o mesmo governo.

Pois eu digo que o quadro humorístico de Gurgel é ainda mais hilariante. Os políticos e a imprensa fazem jogo político, não se espera desses atores a postura que se espera do chefe de uma instituição como o MPF, alguém que tem por dever constitucional fazer exatamente o contrário do que fez.

Jô Soares já pode até tirar umas férias e colocar Gurgel em seu lugar que, muito provavelmente, ninguém notará a diferença. Talvez até achem o procurador-geral mais engraçado.

2 comentários:

Joanni disse...

As desculpas de Gurgel são mesmo hilárias. Já suas ações na PGR, temerárias. Por ter mandado a esposa sentar sobre a investigação da Las Vegas, favoreceu a eleição de Demóstenes e Perillo, deixou o caminho livre para Cachoeira e sua quadrilha seguirem conspirando. Por incompetência? Duvido, ele se mostrou muito competente ao atuar no processo do mensalão. Por distração? Claro que não. Sinceramente, eu só vejo uma justificativa para seu comportamento: CONSPIRAÇÃO. CONLUIO, PARCERIA.
E pra não terminar sem piada, essa associação Cachoeira/políticos/Delta bem poderia ser nominada de PPPdoC: Parceria Público-Privada dos Calhordas.

Ricardo G. Ramos disse...

De fato, impressiona a semelhança com o bufão da TV. Gurgel tem até uma banda como o sósia. Ontem tocou o dia todo na Rádio CBN - a que inventa as notícias - repercutindo o assunto, visando sempre os interesses do PIG.