terça-feira, 5 de junho de 2012

Alianças de Serra: “moscas e fedor”

Por Altamiro Borges

Em outubro de 2011, quando o PR do ex-deputado Valdemar Costa Neto perdeu o comando do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o senador tucano Aloysio Nunes disparou em seu twitter: “Mudam as moscas, o fedor é o mesmo”. Ontem, porém, o mesmo PR anunciou seu apoio à candidatura de José Serra em São Paulo. Cadê o senador? Cadê a mídia a demotucana?


O PSDB vai costurando amplas alianças para a eleição da prefeitura paulistana, considerada vital para o partido que vive uma prolongada crise. Já anunciaram apoio a José Serra o DEM – de Agripino Maia e dos defenestrados Demóstenes Torres e José Roberto Arruda –; o recém-criado PSD, do ex-demo Gilberto Kassab; o PV, da ex-verde Marina Silva; e agora o PR, de Valdemar Costa Neto com suas moscas e fedor. Na próxima semana, o PP comandado por Paulo Maluf também deve embarcar na canoa serrista.

A seletividade da mídia

A mídia demotucana, que é tão dura nas críticas às alianças que sustentam o governo Dilma Rousseff, evita fazer escarcéu sobre as coligações firmadas pelo PSDB em São Paulo. Na televisão, os “calunistas” sequer lembraram a crise que gerou a demissão dos filiados do PR no Ministério dos Transportes. DEM, PSD, PP e agora o PR são tratados com muita generosidade. A mídia prefere falar do isolamento da esquerda e das dificuldades da candidatura de Fernando Haddad, apoiada pelo ex-presidente Lula.

Entre os jornalões, a Folha até lembrou um pouco da história do PR, “o partido atingido por expurgo no governo Dilma que apoiará Serra”. Mas evitou comentários mais ácidos. Até citou que Valdemar é réu na ação do mensalão e que a sigla receberá cargos em troca da aliança. Mas fez questão de registrar que “a aliança impõe uma derrota significativa ao PT, que ainda não assegurou o apoio de nenhum partido para a candidatura de Fernando Haddad”. Quase comemorou os minutos na TV conquistados por Serra!

A mídia é assim mesmo!

Como afirmou o deputado Tiririca, que participou da solenidade de anúncio do apoio do PR e não tem nada de palhaço, “política é assim. A gente já aprendeu como funciona”. Será que o tucanato ainda terá a caradura de esbravejar contra o mensalão, tendo na sua coligação um dos réus do processo? Será que a mídia demotucana continuará fustigando as alianças firmadas pela presidenta Dilma Rousseff. Lógico que sim! Afinal, o pragmatismo na política é assim mesmo. E a mídia é assim mesmo. Sempre teve partido!

2 comentários:

canela disse...

Mas acho engraçado criticar os tucanos e o pr, o pt teve aposio de todos os corruptos do Brasil e vocês não falaram nada.

Anônimo disse...

Engraçado criticar os tucanos? engraçado é não criticarem os tucanos...ou voce "canela" não entendeu nada!!!