domingo, 24 de junho de 2012

Dilma condena rito sumário no Paraguai

Foto: AVN = Alexander Gómez
Por Altamiro Borges

Em reunião realizada ontem (23) no Palácio da Alvorada, com as presenças dos ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), Celso Amorim (Defesa) e Edison Lobão (Minas e Energia), a presidenta Dilma Rousseff deu mais uma prova de rejeição ao golpe no Paraguai. Ao final do encontro, o governo brasileiro divulgou nota oficial repudiando o "rito sumário" no impeachment do presidente Fernando Lugo. 

O Itamaraty também convocou o embaixador brasileiro no Paraguai para consultas em Brasília. A iniciativa reforça o isolamento dos golpistas. Outros governantes da América do Sul têm adotado posições contrárias ao golpe. Leia a íntegra da nota, nº 155 , 23/06/2012, do governo brasileiro:

*****

O Governo brasileiro condena o rito sumário de destituição do mandatário do Paraguai, decidido em 22 de junho último, em que não foi adequadamente assegurado o amplo direito de defesa. O Brasil considera que o procedimento adotado compromete pilar fundamental da democracia, condição essencial para a integração regional.

Medidas a serem aplicadas em decorrência da ruptura da ordem democrática no Paraguai estão sendo avaliadas com os parceiros do Mercosul e da Unasul, à luz de compromissos no âmbito regional com a democracia.

O Governo brasileiro ressalta que não tomará medidas que prejudiquem o povo irmão do Paraguai.

O Brasil reafirma que a democracia foi conquistada com esforço e sacrifício pelos países da região e deve ser defendida sem hesitação.

O Embaixador do Brasil em Assunção está sendo chamado a Brasília para consultas.

1 comentários:

Luis disse...

E aí, concretamente, vamos tomar uma atitude e agir como Potência ou ficar assistindo e fazendo biquinho.