sexta-feira, 15 de junho de 2012

Revista do Brasil completa seis anos

Do sítio da Rede Brasil Atual:

No jargão jornalístico, fonte é aquela pessoa que fornece informações aos repórteres. Às vezes em on (identificada), outras em off (não conte que fui eu). No caso da relação entre a revistaVeja e o contraventor Carlinhos Cachoeira, a Editora Abril tinha conhecimento de que sua fonte tem problemas com a Justiça.


Mesmo assim, em troca de informações convenientes ao seu propósito de atacar o governo Lula, a publicação jogou o jogo. E ajudou Cachoeira a atingir muitos objetivos políticos e/ou econômicos. O assunto de capa da Revista do Brasil em sua edição de junho, quando se completam seis anos de publicação, é um apanhado desse episódio – que corre risco de cair no esquecimento no que depender da imprensa comercial. Em artigo, Lalo Leal observa que os principais veículos de comunicação silenciaram ou defenderam os métodos da editora de Roberto Civita. E no editorial, a RdB defende que a imprensa não pode desfrutar do privilégio de não ter suas relações com o crime organizado investigadas.

Outra reportagem trata da queda de braço entre governo e o sistema financeiro para mudar a relação dos bancos como o setor produtivo e os consumidores. O Executivo mexeu em temas polêmicos, como juros e caderneta de poupança, em tentativas de fazer andar com mais rapidez a roda da produção. Mas os desafios da crise externa continuam rondando.

A instalação da Comissão da Verdade, com objetivo de apurar e identificar crimes cometidos pela ditadura, também é destacada na edição. As pedras no caminho, as dores a serem revividas, as novas manifestações, inclusive envolvendo jovens, sinalizam disposição de rever esse período difícil do Brasil, em benefício de sua memória e da justiça.

Em São Paulo, mães e pais de crianças infratoras vivem uma angustiante rotina diante da Fundação Casa, a antiga Febem.

Duas reportagens trazem um pouco da história recente de Moçambique. A ex-colônia de Portugal, independente desde 1975, se reconstrói de um ciclo de guerras encerrado há 20 anos. Um desafio que passa pela educação de suas crianças, que hoje são quase metade da população. Em entrevista, escritor Mia Couto analisa as transformações ocorridas nestas duas décadas.

O filme Na Estrada, dirigido pelo brasileiro Walter Salles, reconta o história de On the Road, o clássico de Jack Kerouac que há mais de 50 anos influenciou – e ainda influencia – obras e movimentos inspirados na geração beatnorte-americana, que questionaram os alicerces da cultura e do comportamento de um país conservador e de uma sociedade consumista. A propósito, leia também um poema de Ademir Assunção.

Esta 72ª edição traz ainda entrevista com o diretor do Vox Populi, Marcos Coimbra, um relato da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 438, a PEC do Trabalho Escravo, dicas culturais, artigo de Mauro Santayana e uma viagem a Mangue Seco (BA), onde "nasceu" a Tieta, de Jorge Amado.
Consolidação e expansão

A Revista do Brasil foi lançada em 12 de junho de 2006, fruto de um projeto de comunicação que une dezenas de entidades sindicais – representando trabalhadores dos setores financeiro, metalúrgico, químico, de saúde, educação, serviços, entre outros. A iniciativa agrega ainda Rádio Brasil Atual, jornal impresso, TV dos Trabalhadores (TVT) e o portal de notícias Rede Brasil Atual.

O ambiente rádio desse empreendimento de comunicação popular vive um momento de expansão, graças a concessões obtidas por entidades de trabalhadores. A FM 98,9, com sede em Mogi das Cruzes, terá alcance na Grande São Paulo, podendo chegar até São José dos Campos. A FM 93,3, de São Vicente, sintonizada na Baixada Santista desde Bertioga, no Litoral Norte, até Praia Grande, Litoral Sul. E a FM 102,7, irradiada de Pirangi, a 370 quilômetros da capital paulista, para cidades do noroeste do estado, como Catanduva, São José do Rio Preto, Barretos e Bebedouro.

São planejados programas com prestação de serviços, de interesse da cidadania, do consumidor, abordagens em cultura, direitos humanos e mundo do trabalho – com foco nas realidades locais das regiões alcançadas pelas emissoras, pelas edições do Jornal Brasil Atual, hoje distribuído em 15 cidades, e o suporte do noticiário geral, do Brasil e do mundo, produzido e veiculado a partir da Rede Brasil Atual e da TVT, além da Revista do Brasil. A expectativa é compartilhar o conteúdo com mais de mil rádios comunitárias.

1 comentários:

Alberto disse...

SE O CACHOEIRA FOR SOLTO NÓS SOMOS TODOS UNS BRASILEIROS PALHAÇOS/TROUXAS, ESTA CPI É UM CIRCO E PROVA QUE 'VALE A PENA' SER CORRUPTO NA PÁTRIA TUPINIQUIM!