sexta-feira, 22 de junho de 2012

Unasul rejeita golpe no Paraguai

Foto: AFP Photo - Norberto Duarte
Íntegra da nota oficial da União das Nações Sul-Americanas:

Os ministros dos Negócios Estrangeiros e representantes dos países da Unasul, com o Secretário Geral da Organização, viajaram para a República do Paraguai em conformidade com o mandato dos Chefes de Estados da Unasul reunidos na cidade do Rio de Janeiro, no dia 21 de junho de 2012, a fim de conhecer em primeira mão todos os aspectos da situação política do país. Para isso, realizaram reuniões com o presidente Fernando Lugo. Além disso, se reuniram com o vice-presidente Federico Franco, com líderes políticos de vários partidos e autoridades legislativas, dos quais, infelizmente, não obtiveram respostas favoráveis ​​ao processo democrático como foram solicitadas.


Os ministros reafirmam que é essencial o pleno cumprimento das cláusulas democráticas do Mercosul, Unasul e Celac. Os ministros consideram que as ações atuais podem ser abrangidos pelos artigos 1, 5 e 6 do Protocolo Adicional do Tratado Constitutivo da Unasul sobre Compromisso com a Democracia, configurando uma ameaça de ruptura à ordem democrática ao não respeitar o devido processo.

Os governos da Unasul irão avaliar em que medida será possível prosseguir a cooperação no âmbito da integração sul-americana. A missão de chanceleres reafirmara sua solidariedade ao povo paraguaio e apoio o presidente constitucional Fernando Lugo.

1 comentários:

Ignez disse...

Como a gente pode concordar com isso?! Golpes e mais golpes dados contra a democracia, em pleno século XXI. Na África, na Àsia, na América Latina... E tudo para atender à ganância dos interesses capitalista, neoliberais, orientados pela política estadunidense. Irmãos paraguaios só nos resta esperar que este golpe não signifique a perda de mais vidas. Que a UNASUL tome providências para demonstrar -verdadeiramente - o repúdio a esse golpe branco contra a democracia.