quarta-feira, 11 de julho de 2012

Danny Glover e os cinco cubanos



Por Iroel Sánchez, no blog cubano La Pupila Insomne:

Em um vídeo de 3:06 minutos de duração, dois célebres atores norte-americanos, Danny Glover e Peter Coyote, reproduzem o diálogo entre o general James R. Clapper, diretor da Agência Nacional de Inteligência Geoespacial dos Estados Unidos, e o advogado do cubano Gerardo Hernández Nordelo, condenado a duas prisões perpétuas e mais 15 anos. O julgamento foi considerado injusto por diversas personalidades do mundo, parlamentares e pelas Nações Unidas.


Hernández e os outros quatro cubanos são conhecidos internacionalmente como “Los Cinco” e foram condenados em setembro de 1998 e, em 2001, foram acusados por “reunir informações sobre atos violentos de organizações terroristas no estado da Flórida contra Cuba”.

No diálogo interpretado por Glover e Coyote, o general Clapper reconhece que Cuba não é uma ameaça militar para os Estados Unidos, que Hernández não estava tentando obter informações secretas e que nem ele e nenhum de seus companheiros transmitiu à Ilha este tipo de informação.

Há 14 anos, os cinco cubanos permanecem arbitrariamente separados de seu país e de suas famílias.

O vídeo é bilíngue e se você conhece alguém dos Estados Unidos que possa contribuir com a verdade e a justiça repasse este vídeo.

* Tradução de Sandra Luiz Alves

0 comentários: