quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A SIP não vai apoiar o Equador?

Por Altamiro Borges

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SPI), que reúne os barões da mídia do continente, já abriu as inscrições para a 68ª Assembleia Geral da entidade, que ocorrerá de 12 a 16 de outubro, em São Paulo. Segundo o convite, o evento debaterá temas como liberdade de imprensa, violência contra jornalistas e censura judicial. Ainda segundo a SPI, a presidente Dilma Rousseff confirmou a sua presença na abertura do encontro e o ex-presidente FHC será o convidado especial para falar sobre a liberdade de expressão.

Já que está tão preocupada com o tema, a SIP deveria pelo menos ter lançado um comunicado em apoio ao presidente Rafael Correa, que garantiu o asilo político ao jornalista Julian Assange. Afinal, o criador do WikiLeaks está sendo vitima de violenta perseguição dos governos do Reino Unido e dos EUA. O governo inglês chegou a ameaçar invadir a embaixada do Equador em Londres para impedir seu asilo. Tudo isto porque o WikiLeaks, na defesa da liberdade de expressão, vazou documentos secretos do império.

Inimigos da liberdade de expressão

A SIP, que hoje mais parece uma sucursal da CIA, a agência terrorista dos EUA, adora criticar os governos da América Latina que peitam a ditadura da mídia para garantir a democratização da comunicação. Rafael Correa é um dos alvos prediletos da entidade mafiosa. As filiadas colonizadas da SIP, como a Associação Brasileira de Empresas de Rádio e Televisão (Abert) e Associação Nacional de Jornais (ANJ), até agora também não se manifestaram em defesa de Julian Assange e contra a postura arrogante do império inglês.

SIP, Abert e ANJ têm alguma moral para falar em liberdade de expressão? Não! Na prática, elas defendem a liberdade dos monopólios midiáticos.

4 comentários:

Anônimo disse...

OH QUANTA HIPOCRISIA,NO PAÍS EM QUE O PRESIDENTE NÃO RESPEITA A IMPRENSA LIVRE E VIVE PROCESSANDO JORNALISTAS,VEM AGORA QUERER DAR UMA DE BOM MOÇO OFERECENDO ASILO POLÍTICO A ESTE JORNALISTA,REALMENTE MUITA HIPOCRISIA,ARROGÂNCIA E DEMAGOGIA PURA, TÍPICA DE DITADORZINHOS DE TERCEIRO MUNDO. ESTÁ SEGUINDO COM PERFEIÇÃO A CARTILHA DE CHAVES E SEUS COMPARSAS QUE NÃO GOSTAM DE IMPRENSA LIVRE E CONDENAM A LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

Anônimo disse...

por que nao pode processar jornalista? se eu arrumar um trampo de caluniador-difamador de aluguel eu tambem nao vou ser processado? ou diferentemente de todas as outras categorias profissionais que possuem regulaçao e transparencia os jornalistas estao acima destas coisas mundanas?

Regina disse...

Mas tem gente desinformada nesse mundo!

Anônimo disse...

OH QUANTA HIPOCRISIA...não precisa gritar seu babaca porque ninguém aqui é surdo. Que eu saiba o presidente do Equador foi legitimamente eleito por seu povo. De onde vc tirou esse "ditadorzinho"...