quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Prepara a avenida pra gente passar

Por Ismael Cardoso, no sítio da UJS:

Fiquei muito entusiasmado com a pesquisa do Instituto Datafolha sobre a corrida eleitoral na cidade de São Paulo. Por mais que possa parecer estranho, acredito que Haddad chegará ao final do primeiro turno liderando as pesquisas!

Serra, “pendurado na brocha”

O pior dos mundos para um candidato é começar a eleição liderando as pesquisas e ir perdendo pontos à medida que a campanha vai esquentando, isto revela que a tal liderança não passava apenas de um desconhecimento do eleitorado em relação às alternativas para seu valioso voto.

No caso de José Serra (“o coiso”) a situação é realmente desesperadora, conhecido por 98% do eleitorado da cidade, tem uma rejeição de 38% (em ascensão), 26% de intenção de votos – em descenso (já teve 30%) –, ou seja, ta devendo 12% para o Data Folha (sic)! Literalmente “pendurado na brocha”.

Russomanno

Com a alta rejeição de José Serra, por motivos que todos já conhecem e não vou trata-los aqui, alguém teria de surgir como alternativa imediata, Celso Russomanno se apresentou, é uma pessoa muito popular na cidade, tinha programa de televisão diário, não à toa, segundo o próprio instituto Datafolha, Russomano é conhecido por 94% dos entrevistados, outro dado apresentado pela pesquisa é que o candidato surfa na falta de informação do eleitorado petista.

Ser popular não basta para vencer em São Paulo, Lula mesmo nunca venceu. É preciso ter densidade eleitoral e um forte arco de alianças, e isso Celso Russomanno não tem, aliás, o que pode lhe dar votos também pode lhe tirar, chama-se Igreja Universal do Reino de Deus e Rede Record de Televisão. Seu partido, o PRB, tem relações íntimas com ambas. Não tenho absolutamente nada contra, quem tem é a classe média paulistana e a Rede Globo, a Folha de São Paulo, o Estadão, a Revista Veja e a elite financeira da Avenida Paulista.

Meu amigo Russomanno, você se esqueceu do que “o coiso” fez com a Roseana? E com o Aécio? O Alckmin?

O pacto de não agressão valia até o momento que ele liderava as pesquisas, agora é cada um por si e Deus por ele, pois, ele é de todas as religiões e contra o aborto e bolinhas de papel!

Haddad

Recentemente o Estadão publicou extensa matéria sobre o voto na cidade, asseverou o que todos já sabiam, independente do candidato, o PT tem um terço dos votos na cidade.

Fernando Haddad é candidato jovem, no geral isso ajuda, o Prouni é um programa de grande sucesso no Brasil inteiro, construiu 14 universidades federais, 224 escolas técnicas, entre outras coisas, por tanto, vai se apresentando como jovem com experiência.

De acordo com a pesquisa Haddad tem 8% (subiu 1%) de intenções de voto, 15% de rejeição, mas, somente 64% dos entrevistados o conhecem, significa que as pessoas ainda não sabem quem é Fernando Haddad, muito menos que ele é o candidato do PT e de Lula.

A linha política da campanha é boa e pode pegar: o governo Lula/Dilma mudou a vida das pessoas, aumentou o salário, mudou a educação, tirou milhões da miséria, seria como se dentro de casa tudo estivesse indo bem, mas, da porta para fora (na cidade), um caos completo. Como Kassab é considerado o pior prefeito do Brasil, Serra abandonou a cidade e o PSDB governa o Estado, fica difícil não concordar.

A conclusão é a seguinte: encaixemos São Paulo no Brasil, pois, se todo o país ta mudando, como a cidade mais rica ta piorando?

Haddad tem 7m39s de tempo de TV, ao seu lado está o maior fenômeno político eleitoral da história de nosso país, que depois do câncer parece ter ficado ainda mais forte. Mesmo Dilma não estando no programa de TV o ex-presidente Lula tem citado seu nome constantemente, por tanto, se Lula é Haddad, Dilma também é.

O processo do mensalão até o presente momento nem triscou na figura de Fernando Haddad, talvez não prejudique mesmo, mas, é um caso em aberto, aguardemos o seu desfecho.

Por fim, não subestimo as forças reacionárias da cidade de São Paulo, mas, os mesmos é que subestimaram a inteligência e paciência de nosso povo, se não cairmos na tentação de responder as baixezas que aí virão com o desespero de José serra e apresentarmos nosso projeto ao povo, não tenho dúvidas, dia 7 de outubro vamos para o 2º turno e será em 1º lugar.

0 comentários: