quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Eleição em SP exige correção de rota

http://www.blogaodaeleicao.com
Por Altamiro Borges

A decisiva eleição para a prefeitura da capital paulista só tem duas certezas até o momento. A primeira é que haverá segundo turno – bem diferente do que alguns “calunistas” da mídia previam no início da campanha, garantindo que o tucano José Serra era “imbatível”. A segunda é que o “azarão” Celso Russomanno mantém-se na dianteira e já está garantido no segundo turno. Já no que se refere ao seu concorrente – Serra ou Haddad – não há nada definido. Há muitas pesquisas encomendadas e corrompidas e muita especulação!

A pesquisa Vox Populi, encomendada pelo PT e divulgada ontem, apontou que o candidato petista ultrapassou o tucano na corrida pelo segundo lugar – 18 a 17%. Já o Datafolha, também apelidado de DataSerra ou Datafalha, inverteu a lógica das sondagens anteriores e registrou crescimento de Serra (21%) e queda de Haddad (15%). O surpreendente é que este mesmo instituto – que pertence ao Grupo Folha, que também edita um famoso jornal serrista – havia apontado empate técnico na pesquisa anterior. Muito estranho!

A fotografia do momento

Seja qual for a fotografia do momento, que é o que as pesquisas registram, a única certeza é que a disputa pelo segundo lugar será das mais acirradas. O “azarão” Celso Russomanno se valeu da histórica polarização entre o tucano e o petista para crescer no vácuo. Além disso, ele é uma figura midiática, explora o voto conservador na capital paulista e conta com o forte apoio dos setores religiosos – em especial, da Igreja Universal do Reino de Deus. Estes fatores, entre outros, explicam a sua folgada vantagem no primeiro lugar.

Já o eterno candidato tucano, o “imbatível”, despencou da primeira colocação e hoje corre o sério risco de nem ir ao segundo turno também por várias razões. Como disse o próprio FHC, num lapso de sinceridade, existe uma “fadiga de material” – os paulistanos estão cansados da prolongada hegemonia dos tucanos em São Paulo. Além disso, Serra não engana mais o eleitor com suas mentiras – como a de que cumpriria seu mandato na prefeitura – e colhe o desgaste do atual prefeito, Gilberto Kassab, um dos mais rejeitados no país.

Os desafios de Fernando Haddad

Diante deste cenário, o que preocupa mesmo é a situação de Fernando Haddad. Sem nunca ter sido candidato, o petista conseguiu se projetar e superar a alta taxa de desconhecimento. Ele enfrentou todas as crises de campanha – definição da vice, aliança com Maluf, atritos com Marta Suplicy, o julgamento do chamado “mensalão”, entre outras intempéries – e firmou sua liderança. Fruto destes e de outros acertos da sua campanha, Haddad cresceu nas pesquisas e alcançou Serra – para o desespero dos “calunistas” da mídia.

Mas este crescimento ainda não foi suficiente para garantir sua passagem ao segundo turno. Ele, inclusive, mostrou-se tímido, abaixo das expectativas do comando da sua campanha e da própria história do PT nas eleições da capital paulista. Das seis realizadas após o fim da ditadura militar, a sigla já ganhou duas (Erundina e Marta) e foi ao segundo turno em outras quatro. Para manter esta sequencia histórica, é urgente rediscutir a estratégia da campanha para esta fase final da disputa.

Propaganda mais politizada e "agressiva"

Segundo o noticiário da mídia, que sempre tenta atiçar a cizânia, o PT definiu nesta semana adotar uma linha mais “agressiva” na sua propaganda de rádio e tevê. “Com aval de Lula, campanha de Haddad muda a estratégia e investirá mais em ataques contra Serra e Russomanno”, garante a Folha. A ideia é politizar mais a campanha, superando a fase “paz e amor” da apresentação de propostas. Já não era sem tempo! A campanha “propositiva” cumpriu o seu papel, mas já se mostrava insuficiente – insossa e retraída.

Na disputa pelo segundo lugar, Serra tem batido duro – explorando, principalmente, o tema do “mensalão do PT”. Não dá para aceitar passivamente estes ataques, que confundem o eleitor e desarmam a militância. A ideia do comando da campanha é explorar, a partir de agora, temas como a privataria tucana e o mensalão do PSDB. Desafiando o dogma dos marqueteiros – que nunca foi seguido pelos publicitários tucanos –, chegou a hora de bater também. A polêmica e a politização serão decisivas para alavancar Haddad!

4 comentários:

Anônimo disse...


De acordo! Risco é risco.

Ocorre que nenhum petista acreditava que Haddad chegasse ao que chegou. Ele fez nome. Está muito bem. Se perder...ganha na proxima. Só tem a ganhar então, batendo. Sou PSTU.

Ana Cruzzeli disse...

Altamiro
Há sempre esse tipo de avaliação.
Não se pode pegar pesado demais para não desagradar ao eleitor mais pacifico e nem tão leve que deixe a militância apática.

É como fazer bolo mesmo, tudo tem que ser colocado no tempo certo do contrário desanda. Acho que esse povo da coordenação do Haddad dá conta do riscado e aqui há mostra disso.

¨Haddad prioriza confronto com Serra e deixa ataques a Russomanno para possível segundo turno¨
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=20920

Quando ele segue essa estratégia, mata dois coelhos de uma vez só, afinal o Russomanno é um protótipo do Serra. Desgastar o Russomanno através da rejeição de que os paulistanos tem do Serra é o caminho, afinal o Russomanno é um vácuo politico, sem idéias, sem projetos e o que é mais engraçado sem povo na rua igualzinho ao Serra.

Não acredito que o Haddad tenha caído como é colocado no data-folha. Aqueles que decidem pelo voto em Haddad são firmes de convicção não devolveriam votos para Serra e é isso que a folha-data insinua. Isso fere a qualquer logica.

Já o Serra... está cada vez mais não podendo sai as ruas. Acabou de desmarcar comicio no centro e vai fazer sei lá o que...

http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2012-09-19/serra-desiste-de-realizar-comicio-no-centro-da-capital-paulista.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Enfim, o Haddad sai às ruas, atende a todos e é bem atendido. Ele está conquistando corações e isso é o primeiro passo para um segundo turno mais consistente.

Eu até achava que deveria pegar pesado tanto no Russomanno quanto no Serra já no inicio para matar a peleja no primeiro tempo.
Sei que eu delirei... E o que é pior, não percebi a estratégia dos petista.

Tem muita estratégia nessa campanha, a gente leva um tempo, mas depois percebe .

Eles querem que o Haddad fique cada vez mais em exposição, logico para crescer nas pesquisas, mas mais para falar intimamente ao povo e logicamente sangrar o Serra agora e o Russomanno agora e amanhã.

Isso terá um efeito enorme em 2014. Desperdiçar o evento de campanha onde tanto se gasta? Cada centavo deve ser muito bem aplicado.

Veremos um Haddad dando no cravo e outro na ferradura, um Serra mais combalido perdendo votos e ganhando rejeição e no segundo turno? Sei, tem muita gente com medo do Haddad não chegar lá. Medo não é bom conselheiro e quem tem que estar com medo é o Serra, afinal ele é que tem obrigação de ganhar e periga nem sair das eliminatórias.

Os militantes não podem cair nessa armadilha do medo. Entre o Serra e o Haddad, quem tem mais chance de ir para o segundo turno é o Haddad.

QUE NINGUÉM DUVIDE DISSO.

Vocês que são formadores de opinião devem ser frios e afiados como lâmina de aço é nesse momento que a militância cresce e o Otavio Frias sabe muito bem disso e ele e seus irmão na fé golpistas estão tentando colocar a confusão.

Não acreditem nisso, o Haddad está firme e forte no segundo lugar. Até agora está tudo dentro do esperado, a direita na frente e a esquerda galopando tomando posições uma a uma

Julio Matouk disse...

Mas eu sempre achei que o Lula e a DIlmas, juntos, tinham que gravar UM PROGRAMA INTEIRO pro Haddad, um ao lado do outro, ambos que a privataria em mãos e dizendo sem parar "O SERRA ABANDONOU SP DUAS VEZES!!" Quero ver nao ir ao segundo turno assim.

Russomano a gente deixapro segundo turno.

E o PT pizou na bola com a historia do Maluf, sabe q em SP a coisa é mais dificil pro PT, perder a vice da Erundina foi muito ruim. Bola fora do PT.

evisto disse...

O PT errou em brigar pelo segundo lugar , errou em brigar com Serra, errou em medir forças com o renegado Serra. Ninguém luta pra ganhar medalha de prata e sim ouro. O PT atacou Serra em segundo lugar e esqueceu de Russomano.